1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 24 Set

International Boat Show de Vilamoura 2017

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


Entre a Esperança e a Euforia

                  Sob um intenso sol de verão e um mar convidativo à prática das atividades náuticas, a Revista de Marinha esteve presente na Marina de Vilamoura onde teve lugar de 10 a 18 de junho, entre as 12H00 e as 22H00, o International Boat Show 2017, coroado no final do primeiro dia com um imponente fogo-de-artificio no final de um Jantar-Volante oferecido pela Direção da Marina a todos os expositores e convidados, num exemplo de bem receber.

 3935 00 3935 01

                  Este importante certame náutico contou com 20 expositores, 50 embarcações a nado, 10 embarcações a seco e 4 empresas Maritimo-Turisticas baseadas na marina, organizado em boa-hora pela Marina de Vilamoura, cabendo aqui uma palavra de parabéns à sua Directora, Dra. Isolete Correia, e a toda a sua equipa.

                  Compareceram muitos milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, visivelmente interessados, como tivemos oportunidades de constatar. Para isso muito contribuiu a impressionante mole humana que se deslocou para Vilamoura durante esta semana de férias, o que permitiu criar um ambiente particularmente festivo e cosmopolita durante o evento, em que todo o País parecia ter-se deslocado para o Algarve, a par da promoção do evento levada a cabo pela organização.

                  O certame reuniu os principais operadores do sector na mais premiada das marinas portuguesas. O público interessado, a quem foi prestado um acolhimento personalizado, pode conhecer de perto diversas tipologias de embarcações e testar de forma prática e cómoda os equipamentos em exposição, em ambiente real.

                  Entre as últimas novidades do sector náutico o evento contou ainda com as mais prestigiadas marcas. Entre estas contavam-se a Sun Sailer, Chaparral, Greenline, Chris Craft Launch, Fairline, Monterey, Sessa Marine – Key Largo, Starfisher, Rodman, Azimut, Sunseeker, Tiger Marine, Pershing, Ferreti, Sealver, Seakart, Sanlorenzo, Windy e Absolute.

                  A realização do International Boat Show Marina de Vilamoura 2017 é tanto mais relevante porquanto este não se realizava desde 2007, período durante o qual o sector foi fustigado por uma crise importante em toda a Europa, a par do que aconteceu com o resto da economia internacional e com importantes reflexos na economia nacional, os quais ainda hoje se fazem sentir.

                  Contudo, de tudo o que vimos e ouvimos nos contactos havidos com os diferentes intervenientes ao longo dos dois dias em que a Revista de Marinha esteve presente no International Boat Show da Marina de Vilamoura, foi possível perceber um ambiente de franco otimismo, senão mesmo de euforia, em que pontuava um sentimento de que o pior estava para trás e em que as vendas realizadas no primeiro dia do certame tendiam a confirmar, com a venda de duas embarcações de recreio a motor de grande porte.

                  Nos últimos meses temos vindo a fazer sucessivos contratos de aluguer de espaços de amarração a 5 anos, o que não se verificava desde 2013, o que diz bem da retoma da confiança a que se assiste. Por outro lado, temos todos os espaços de amarração entre os 20 – 40 metros ocupados ... confidenciou-nos a Directora da Marina de Vilamoura, Dra. Isolete Correia, visivelmente satisfeita com o brilho do evento e a adesão do público, bem como as vendas concretizadas e as que se perspetivavam.

                  Outros expositores pronunciaram-se no mesmo sentido. Foram os casos de Rui Ferreira, responsável da LIMATLA, representante das embarcações Rodman, que se referiu ao International Boat Show de Vilamoura como um evento muito importante para a promoção e revitalização do sector que se vem observando desde o início do ano, bem como o Eng. Tiago Machado, da Sunseeker, empresa que aposta atingir o mercado externo a partir da sua base na Marina de Vilamoura.

 3935 05  3935 06

                  Uma palavra para a presença da Boat Center cuja presença se destacava, não só pela dimensão do seu stand mas também pelos produtos em exposição, tanto a seco como a nado. Especial destaque para os novos e belíssimos Chaparral e para a linha Greeline, com propulsão elétrica. Uma empresa dinâmica e à qual o futuro irá certamente sorrir cada vez mais, fruto de uma gestão muito dinâmica, empenhada e com visão de futuro.

                  Indiscutivelmente o International Boat Show da Marina de Vilamoura 2017 foi um retumbante sucesso e estamos em querer que representará um virar de página em direcção a um mercado de náutica mais dinâmico e consolidado no nosso País.

                  No próximo ano lá estaremos para acompanhar o desenvolvimento da Náutica nacional.

Por Eduardo de Almeida Faria

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera Princess-Danae Athena MSC Melody MSC Lirica MSC Fantasia MSC Sinfonia Princess-Daphne MSC Armoria