1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sexta 24 Nov

Da Caça à Observação de Baleias

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


memórias dos tempos da baleação em S. Miguel, Açores

                  Um só título em três línguas, um livro de grande interesse, é esta a obra que aqui comentamos, da autoria de um alemão de personalidade multifacetada, Wulf H. Koehler, alguém que escreve com paixão sobre duas atividades centradas no maior mamífero do mar – a cruel ca3955ça à baleia, do passado, e a apaixonante observação de cetáceos, uma atividade do presente e do futuro.

                  Logo de início o autor dedica este livro ... às famílias dos baleeiros, cujos valentes pais e filhos partiam para o mar bravo quase todos os dias,arriscando as próprias vidas na árdua e perigosa tarefa da caça à baleia, não pelo prazer de matar, mas apenas por uma questão de sobrevivência, como único ganha-pão ... para alimentar as famílias e os filhos. Também o dedica ... àqueles que agora lutam para salvar a Natureza e que vão ao encontro dos outros, ensinando sobre a sua alegria e beleza, precisamente através desta valiosa atividade da fascinante observação das baleias.

                  No prefácio confidencia-nos que escreveu esta obra para recordar ... a era da baleação em S. Miguel, uma era já esquecida, e de que porventura alguns se envergonham nos dias de hoje, mas cuja memória merece ser preservada. Através de um espólio de fantásticas fotos, Wulf Koehler quer mostrar também ... uma mudança quase inimaginável em tão poucos anos,desde o cruel período da caça à baleia até à equanimidade da observação da baleia. Assim, por um lado, oferece-nos documentos fotográficos inéditos desses tempos passados de grande pobreza e dureza de condições de vida, que empurraram tantos pais de família para o mar e para a baleação; por outro ,apresenta-nos também o registo fotográfico de momentos fascinantes do presente, que se podem viver no Atlântico, entre baleias e golfinhos.

                  Wulf Koehler, nascido na Alemanha em 1940, aí estudou Matemática e Física, Engenharia Mecânica e Eléctrotécnica, mas cedo se apaixonou pelo mar, pelo mergulho e fotografia subaquática, o que o levou a grandes aventuras no mar, tendo sido até assistente de câmara de vários cineastas ligados à vida selvagem. Criou a sua própria empresa “Oceanoptics-Germany” para fabricar câmaras submarinas e material similar. Em finais dos anos 70 acompanhou um dos seus grandes amigos, Dieter Plage, às ilhas Galápagos e ao Hawaii, onde teve os seus primeiros encontros com cetáceos. Dotado de uma personalidade rica, curiosa e polivalente, Wulf Koehler visita os Açores pela primeira vez há cerca de 20 anos, e apaixona-se pela sua beleza natural e estilo de vida, acabando por trocar a Alemanha por Portugal, instalando-se definitivamente com sua Mulher em S. Miguel, quando se reformou.

                  Influenciado por leituras da sua juventude (quem não se lembra da famosa obra “Moby Dick”, de Herman Melville?), impressionado pelas fotos e histórias que, aqui e ali, ouve e anota de descendentes de baleeiros, e de novo fascinado pelas baleias ali tão perto, o autor, com a ajuda preciosa de sua mulher, Dagmar Mehlis - Doering, resolve dar vida a todas estas memórias e pesquisas, ao longo de 200 páginas de interessantes e comoventes histórias, belas fotos por ele colecionadas e oferece-nos aqui uma valiosa retrospetiva da baleação nos Açores e de uma importante e fascinante atividade atual, a observação de cetáceos.

                  Estão de parabéns autor e editora – Letras Lavadas, Publiçor Editores – por uma obra recheada de interesse, em boa hora escrita em três línguas e acompanhada de belas fotos, o que a torna apetecível não só para quantos se interessam pelo tema, mas para todos os amantes do Mar.

                  O livro tem um preço de capa de 28,72€ e já não se encontra à venda nas livrarias. Aos interessados, indicam-se os contactos da editora e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , tel 29 663 0080, fax 29 663 0089, referindo-se que os portes de correio são de cerca de 3€.

                                

Por FF

 


 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica Princess-Danae Princess-Daphne MSC Armoria Athena MSC Melody MSC Opera MSC Fantasia MSC Sinfonia