1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Revista Hippocampus

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3962Trata-se da publicação oficial do Clube Naval de Cascais (CNC). Com uma periodicidade quadrimestral, em formato ligeiramente superior ao A4, tem como diretor Gonçalo Esteves, Presidente do Clube, que se encontra apoiado por um Conselho Editorial que compreende sócios bem conhecidos, como Miguel Horta e Costa, José Sotto Mayor Matoso e Francisco Geraldes. Nas suas mais de cem páginas – 116 nesta edição – aborda a vida do Clube, a vela nacional e internacional e a cultura e os eventos do município de Cascais, onde, como se sabe, o CNC tem a sua sede.

            O exemplar que comentamos, o nº 26, referido ao primeiro quadrimestre de 2017 (Jan/Fev/Mar/Abr), abre com um editorial assinado pelo diretor, Gonçalo Esteves, que refere a atividade desportiva e social programada para 2017. Curiosamente, inclui no final do ano a apresentação aos sócios por um enólogo dos vinhos do clube, os Cais Sul tintos, “Colheita”, “Reserva e “Grande Escolha”.

            Segue-se um numeroso conjunto de notícias, quer relativas ao Clube e às suas atividades desportivas, quer aos muitos e diversificados eventos que ocorrem na Vila de Cascais, considerada ... o melhor local para viver.

            Os textos referentes ao Município de Cascais iniciam-se com uma interessante entrevista com o Padre Nuno Coelho, o popular e estimado prior da paróquia de Cascais, que aceitou já participar numa das regatas de RC 44 como tripulante convidado; em seguida, a história da Casa Sommer, onde desde 2016 se encontra instalado o Arquivo Histórico Municipal, e reportagens sobre o restaurante Estoril Mandarim e o Hotel Eurostars Cascais, recentemente inaugurado, com 101 quartos e uma soberba vista para o mar, e ainda, destacadas referências ao evento “Conferências do Estoril 2017” e ao programa do projeto “Cascais Capital Europeia da Juventude 2018”.

            As referências às regatas internacionais são muitas, designadamente, à regata Sidney – Hobart 2016, à Vendée Globe, às Winter Séries e ao World Championship 2017 da classe Dragão, bem como ao trânsito de treino de Cabo Verde a Barbados da embarcação VOR 70 MIRPURI FOUNDATION, liderada pelo skipper e médico português Paulo Mirpuri.

            A vida do Clube é objeto de numerosos artigos que incluem o almoço de apresentação dos “Projetos 2017”, a parceria “International Council of Yachts Clubs” e dois interessantes textos acerca do meritório projeto “Vela sem Limites”, animado em primeiro lugar por Charles Lindley e que presentemente envolve já no CNC milhares de pessoas entre generosos voluntários, profissionais e jovens e menos jovens portadores de deficiência.

            Por fim, a fechar, a indicação dos resultados desportivos obtidos pelos atletas do CNC nas provas em que participaram nos fins de 2016 e nos primeiros quatro meses de 2017 e a agenda para 2017.

            Em síntese, uma revista de excelente aspeto gráfico, com muita informação, dirigida naturalmente aos sócios do CNC, mas certamente também de muito interesse para qualquer amante da vela, ou mesmo para os residentes no Município de Cascais e para os próprios cascalenses.

            A Revista de Marinha felicita vivamente o Dr. Gonçalo Esteves e a sua esforçada equipa por um trabalho de excelência, que merece ser divulgado.

            A Revista Hippocampus é distribuída gratuitamente aos sócios do CNC, não se encontrando à venda nos circuitos comerciais; pode contudo, ser adquirida com um preço de capa de 8€. Aos interessados aqui deixamos os contactos do CNC, tel 21 483 0125, fax 21 486 8712, e-mail Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , endereço postal Esplanada D. Luís Filipe, s/n 2750-411 Cascais.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Opera MSC Sinfonia Athena Princess-Daphne MSC Fantasia Princess-Danae MSC Armoria MSC Melody