1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sexta 24 Nov

III aniversário do Centro de Instrumentação Marítima

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


3983 02Em 6 de maio de 2017 o Centro de Instrumentação Marítima (CIM) comemorou o seu terceiro aniversário. O CIM situa-se na Base Hidrográfica da Azinheira (Seixal), com a sua criação o Instituto Hidrográfico (IH) passou a dispor oficialmente de um centro destinado a assegurar as atividades relativas à gestão, ao aprontamento e à operacionalização dos equipamentos e instrumentos técnico-científicos empregues na observação do meio marinho e nas atividades de investigação científica e tecnológica no âmbito das ciências do mar.

O CIM colabora paralelamente na área da formação na Escola de Hidrografia e promove estágios para o pessoal da Escola Naval, outros Estabelecimentos de Ensino Superior e Laboratórios do Estado.

Neste centro é potenciado o desenvolvimento tecnológico na área dos sistemas de observação, beneficiando do conhecimento e da experiência existente no IH, em especial nas Divisões de Geologia Marinha, de Hidrografia e de Oceanografia, em cooperação com outras estruturas do Sistema Cientifico e Tecnológico Nacional (SCTN).

O Centro de Instrumentação Marítima compreende essencialmente o Laboratório de Calibração e a Subsecção de Manutenção e Desenvolvimento (SM&D). Tem um efetivo de 25 elementos, inclui 3 oficiais, 7 Técnicos Superiores, 7 Sargentos, 1 Assistente Técnico, 6 Praças e 3 Encarregados Operacionais.

O Laboratório de Calibração tem acreditado pela norma NP EN ISOIEC 17025 os ensaios de calibração dos sensores de pressão hidro-oceanográficos (0 aos 600 bar) e manómetros de pressão (1 aos 600 bar), e tem competências na calibração de equipamentos hidro-oceanográficos nas grandezas de temperatura (0 aos 30 ºC), condutividade elétrica da água do mar (30 a 60 mS/cm) e velocidade de propagação do som na água (1470 a 1535 m/s).

A Subsecção de Manutenção e Desenvolvimento (SM&D) tem como missões principais a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos técnico-científicos e das estações pertencentes à Rede de Monitorização Ambiental (RMA) instaladas no Continente e nas Ilhas adjacentes, bem como no apoio ao desenvolvimento de projetos relacionados com as Estações Meteorológicas, Ondógrafo e Maregráficas.3983 01

                                      

       No futuro, o Centro de Instrumentação Marítima vai continuar a trabalhar para ser um ator de referência e desenvolver as suas capacidades e competências em apoio ao estudo do mar. Assim, o CIM propõe-se, a curto prazo, a extensão da acreditação dos ensaios de calibração de manómetros e da acreditação da calibração de sensores de temperatura, o investimento e desenvolvimento de competência de calibração de ensaios de sensores de turbidez.

Em matéria de instrumentação, encontra-se em fase de teste final o desenvolvimento de uma estação maregráfica própria de forma a integrar a RMA num futuro próximo, com custo na ordem de ¼ do valor de mercado.

       Ao nível da cooperação técnico-científica com outras entidades e da realização de estágios curriculares, o CIM vai incrementar a promoção e a divulgação das capacidades de laboratório, de oficinas existentes de eletrónica no Centro e de apoio de mecânica e de serralharia na Base Hidrográfica, bem como a disponibilidade de acolhimentos de alunos e técnicos ao nível de gabinetes de trabalho e alojamento completo.

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Armoria MSC Fantasia Princess-Danae MSC Sinfonia Princess-Daphne MSC Melody Athena MSC Lirica