1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Rendição no cargo de Capitão do Porto de Cascais

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4001No passado dia 18 de Setembro teve lugar na Vila de Cascais, nas instalações da Messe de Marinha, a cerimónia de rendição do cargo de Capitão do Porto de Cascais e Comandante Local da Polícia Marítima (PM). Esta cerimónia, que decorreu de acordo com o protocolo da Marinha, foi presidida pelo Vice-Almirante Sousa Pereira, Diretor-geral da Autoridade Marítima, que se encontrava acompanhado pelo Comodoro Ventura Soares, Subdiretor-geral e pelo Capitão de mar e guerra José Isabel, Comandante da Zona Marítima do Centro. Com muita dignidade, como é apanágio da Marinha, perante os convidados e muito público, o Capitão de Fragata Fonte Domingues entregou as suas funçõres ao Capitão Tenente Pereira da Terra .

            Corresponder às necessidades dos cidadãos e assegurar a sua segurança no domínio público hídrico, nestes municípios tradicionalmente voltados para o mar, assim como garantir as inúmeras competências que hoje me são conferidas por Lei, motivam-me fortemente para o grande desafio que perante vós assumo ... foram palavras então proferidas pelo Capitão-tenente, Rui Filipe da Silva Pereira da Terra, na atrás mencionada tomada de posse como Capitão do Porto de Cascais e Comandante Local da Polícia Marítima. No seu discurso, o Comandante Pereira da Terra sublinhou que estes cargos ... o realizam muito tanto profissional como pessoalmente, acrescentando que, sendo natural da Ilha do Faial, nos Açores, da sua vivência pessoal retém ... um imenso gosto e consideração por todas as actividades náuticas e em especial pela prática da Vela, tendo-se iniciado naquela atividade desportiva no Clube Naval da Horta.

            O Capitão do Porto de Cascais é responsavel por salvaguardar os superiores interesses das populações e do Estado nos cerca de 70 kms de linha de costa e de domínio 4001 02público marítimo, que se estendem desde a Foz do Rio Sisandro até ao Forte de São Julião da Barra. A Capitania do Porto de Cascais e o Comando Local da Policia Marítima contribuem activamente para a segurança, auxílio e socorro em 4 concelhos, nomeadamente, Torres Vedras, Mafra, Sintra e Cascais. Isto implica ainda assegurar a navegação em segurança nos Esquemas de Separação de Tráfego e em toda a orla costeira adjacente, e ainda, a gestão permanente dos dois importantes fundeadouros para navios mercantes existentes na Baía de Cascais.

“Gostaria de manifestar a minha total disponibilidade para continuarmos a salvaguardar os superiores interesses das populações e do estado”

            Em termos balneares, esta Capitania supervisiona em permanência 37 praias de banhos, o que representa mais de 5 kms de areal balnear, onde se encontram implantadas 55 concessões, 70 escolas de surf e em vigor 14 planos integrados de salvamento e onde são licenciados diariamente vários eventos. O Capitão do Porto de Cascais é apoiado por uma equipa profissional de 39 pessoas (militares, polícias marítimos, tripulantes das estações salva-vidas e civis), 32 deles desempenhando funções directamente ligadas aos cidadãos, em terra e no mar, e sempre disponíveis 24h por dia.

            4001 05A Revista de Marinha felicita o Capitão de fragata Fonte Domingues pela forma eficiente e distinta como desempenhou o seu cargo e deseja-lhe na sua carreira naval uma feliz singradura. Ao Capitão-Tenente Pereira da Terra, votos das maiores felicidades profissionais nas importantes funções que agora inicia; que nelas encontre sempre mares calmos, ventos bonançosos e aguas safas!

 

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Opera MSC Melody Princess-Daphne MSC Fantasia Athena Princess-Danae MSC Armoria MSC Sinfonia