1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Melhoria dos Acessos Ferroviários ao Porto de Setúbal

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4014O Porto de Setúbal é atualmente o segundo maior porto nacional, depois de Sines, na movimentação de mercadorias por ferrovia, razão pela qual a contínua melhoria dos seus acessos ferroviários é essencial para a materialização de cadeias logísticas multimodais eficientes, que potenciem o desenvolvimento e alargamento do seu hinterland. Este é um dos objetivos estabelecidos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária” apresentada pela Ministra do Mar em dezembro de 2016. Para tal, no âmbito do Protocolo existente entre a Administração do Porto de Setúbal (APSS) e a empresa Infraestruturas de Portugal (IP), foram iniciados em 15 de setembro os trabalhos para a elaboração dos estudos para a eliminação dos constrangimentos na circulação dos comboios de mercadorias nas estações de Praias-Sado e no Porto de Setúbal. Importa maximizar a operacionalidade das infraestruturas, para permitir o aumento da capacidade de receção de comboios com redução dos custos de operação, reforçando ainda a segurança da circulação ferroviária.

Os trabalhos, que consistem no” Estudo de Viabilidade” e no “Projeto de Execução”, são da responsabilidade do Consórcio CGQP (integrado pelas empresas GIBB Portugal – consultores de engenharia, gestão e ambiente, S.A., QUADRANTE – engenharia e consultoria, S.A. e PROSPECTIVA – projectos, serviços, estudos, S.A.), vencedor do concurso público lançado pela IP e acompanhado pela APSS, têm um valor de 349.940 € e um prazo de execução de 450 dias.4014 01

O projeto em apreço compreende como principais intervenções a eletrificação e construção de pequenos troços de via na zona de receção/expedição do Porto de Setúbal, nos Terminais da TERSADO, da SADOPORT, RO-RO e da SOMINCOR, bem como a construção de uma nova ligação entre a estação de Setúbal-Mar e o Porto de Setúbal, de linhas de apoio à estação de Praias-Sado e a supressão e/ou reclassificação de diversas passagens de nível.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Sinfonia MSC Lirica MSC Armoria Athena Princess-Danae Princess-Daphne MSC Fantasia MSC Opera MSC Melody