1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

A Volvo Ocean Race (VOR) 2017 / 2018

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4017 01São 45.000 milhas náuticas à volta do mundo navegando nos quatro oceanos, fazendo escala em seis continentes e visitando 12 cidades costeiras. A presente edição vai ser uma regata à escala mundial, em que também se fala a língua de Camões.

Lisboa, cidade anfitriã do estaleiro da Volvo Ocean Race, do Boat Yard, deu a partida, mas não a largada desta regata com uma pré-qualificação (Prologue Leg) entre Lisboa e Alicante, aqui sim será dado o sinal de largada para a mais dura e longa regata do desporto de vela profissional.Numa competição sem igual, numa embarcação One-design Volvo Ocean 65 o que verdadeiramente importa são as capacidades de cada elemento da tripulação agregadas pela vontade extrema de ganhar.

Quando questionado sobre o que o levou a vencer a regata do ano passado, numa competição sem prémio monetário, Ian Walker confrade da Confraria Marítima de Portugal, foi claro …start well, stay in front of the others and cover them… A motivação destas equipas é garantir que o seu nome fique inscrito num dos anéis da taça associados aos mais emblemáticos skippers que o mundo da vela reconhece, Sir Peter Blake, Éric Tabarly, Conny van Rietschoten, Grant Dalton, Paul Cayard ou Ian Walker.

Portugal reafirma a sua posição no mundo da vela, servindo de palco a esta emblemática regata, quer com a presença em permanência do estaleiro da Volvo, quer como anfitrião da primeira paragem Atlântica da prova 2017 – 2018 antes da partida para a Africa do Sul (Cape Town), quer ainda com duas tripulações a falar a língua de Camões. Esta edição da VOR tem um sabor especial!

No dia 6 de Outubro, com pompa e circunstância, foi batizada na Doca de Pedrouços a embarcação TURN THE TIDE ON PLASTICS, patrocinada pela Fundação Mirpuri, 4017 00capitaneada pela britânica Dee Caffari e incluindo na sua tripulação os atletas olímpicos Bernardo Freitas e Frederico Melo. O conceituado velejador solitário António Fontes faz parte da equipa de terra do SUN HUNG KAI / SCALLIWAG.

No dia 8 de Outubro partiram de Lisboa numa pré-regata entre Lisboa e Alicante as sete embarcações que vão disputar a edição da VOR de 2017 / 2018. Pela primeira vez uma embarcação ostentará a bandeira portuguesa e atletas portugueses participarão nesta dura prova. Estes são os nossos novos Heróis do Mar aos quais desejamos votos de “Bom Mar e vento de feição”.

O Mar Português marca assim presença nesta regata promovendo uma mensagem muito forte de encorajamento à preservação dos Oceanos … Clean Seas! Turn the tide on plastics.

Por FBO

             Foto: Pedro MF Mestre / AMMAgazine.pt

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae Athena MSC Sinfonia MSC Armoria Princess-Daphne MSC Melody MSC Fantasia MSC Lirica MSC Opera