1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 21 Nov

Mar Português em debate nos Jerónimos

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4019 00É já no dia 17 de Outubro que vai decorrer a conferência “Mar em Português”, organizada pelas revistas Notícias do Mar e Cargo e pela empresa Media 4U. O evento realiza-se no emblemático Salão Nobre do Mosteiro dos Jerónimos, onde várias entidades e personalidades vão abordar temas transversais relacionados com o mar, numa lógica construtiva e a olhar para o futuro. Durante um dia vão ser abordados diversos sectores como a Construção Naval, os Portos, a Logística, a Náutica de Recreio, os Desportos Aquáticos e o Turismo. Pretendemos fazer um ponto de situação do potencial e da riqueza do Mar, da estratégia e do futuro. A economia do mar tem tantas manifestações e é tão transversal, sectorial e geograficamente, que não pode ser apenas um chavão sem visão, que nada desenvolve e constrói, adianta João Carlos Reis, diretor da Media 4U.

Um dos temas a debater é o turismo e a forma como o seu crescimento pode contribuir para o crescimento da Náutica e dos Desportos Aquáticos. É exemplo disso, o Surf que em Portugal passou de um desporto alternativo para uma indústria que fatura centenas de milhões de euros, com escolas de Surf de norte a sul, uma reserva mundial, provas internacionais, a maior onda do Mundo e jovens valores que aparecem cada vez com mais frequência e que estão a dar cartas em vários palcos.

A firma “Flying Sharks” irá fazer a apresentação de uma “mega” operação que em 2010 incluiu capturas e manutenção em Peniche, Olhão, Funchal e Horta, culminando no envio de 3.100 animais em dois aviões Airbus 300 para Istambul. O relato dessa operação cobre de forma extensiva todas as vertentes da atividade desta entidade, incluindo aspetos legais, 4019 02deontológicos, ambientais, logísticos, operacionais, etc.

Também a indústria de Construção Naval estará em foco, assente na tradição e no know-how deste sector. Especialistas irão dar ainda a perceber o papel das Marinas, numa estratégia para o Turismo Náutico e Desportos Aquáticos, como infra-estrutura turística, e fator de desenvolvimento local.

Os portos são a ligação umbilical de Portugal ao mar e verdadeiros impulsionadores de uma economia que se quer marítima. Num mundo cada vez mais global, o transporte marítimo assume maior importância a cada dia que passa. Uma das sessões irá debater o posicionamento de Portugal no sector marítimo-portuário, que se encontra em profunda mudança.

Para além de tudo isto, será feita uma análise da forma como o “mar português” é visto lá fora, depois de tantos anos de costas voltadas ao Mar e apesar de Portugal ter o “selo” de nação marítima.

 Por JMR

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Armoria MSC Melody MSC Fantasia MSC Sinfonia Athena Princess-Danae MSC Lirica Princess-Daphne