1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 21 Nov

Confraria Marítima no Palácio “Flor da Murta”

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4022 01

 4022 00

A Confraria Marítima de Portugal (CMP) realizou o seu 48º Encontro, um jantar-debate, no passado dia 12 de Outubro, pela primeira vez no Palácio “Flor da Murta”, em Paço de Arcos.

            O histórico Palácio “Flor da Murta” pertenceu a Dona Maria Clara de Portugal, uma aristocrata do século XVIII, curiosamente descendente de Vasco da Gama, uma das favoritas do rei D. João V. Este edifício foi adquirido pelo Município de Oeiras e objeto de obras de reabilitação e está muito bem situado, com vista para o Tejo e rodeado de jardins.

            O evento iniciou-se com palavras de boas-vindas proferidas pelo Presidente da Direção da CMP, V/Alm. Alexandre da Fonseca, que recordou o recente falecimento do Confrade Honorário Prof. Dr. Mário Quina, um Confrade muito presente e muito estimado, para quem solicitou um minuto de silêncio. Seguiu-se uma curta apresentação histórico-cultural acerca do palácio e da sua proprietária inicial, a cargo do Confrade Alm. António Bossa Dionísio.

            Neste encontro foram acolhidos três novos Confrades, o Prof. Dr. João Carlos Espada, o Engº Paulo Murta Xavier e o Cte. Paulo Cavaleiro Ângelo, que foram sucessivamente apresentados às Confreiras e Confrades presentes, receberam um pin da CMP, uma medalha-escapulário e um diploma, tendo sido saudados por calorosas salvas de palmas.

4022 03
 
4022 04
 

            No fim do jantar tiveram lugar duas apresentações, pelo Cte. Vizinha Mirones, da Autoridade Marítima, e pelo Cte. Cruz Rafael, do Comando Naval, que abordaram o tema “O papel da Marinha Portuguesa no apoio aos refugiados do Mediterrâneo”, nas perspetivas da Polícia Marítima, que tem operado nas Ilhas Gregas, e das unidades navais, que têm desempenhado missões nas áreas do sul de Itália e nas imediações da Sicília. Estas duas excelentes apresentações mereceram demorados aplausos e suscitaram diversas questões, tendo o debate terminado face ao adiantado da hora.

            Estiveram presentes neste evento cerca de 50 Confreiras, Confrades e seus convidados, designadamente o Prof. Engº Paulino Pereira (Presidente da secção de Transportes da SGL) e senhora, o Confrade Honorário Alm. Rogério de Oliveira, o Presidente do Conselho Fiscal, Confrade Engº Seixas da Fonseca e senhora, e o Presidente do Conselho Consultivo, Confrade Alm. Fausto de Brito e Abreu.

            De assinalar a excelência da refeição, objeto de encómios dos presentes, e as acolhedoras instalações do Palácio, que mereceram um agradecimento público do Presidente da Direção da Confraria endereçado à empresa municipal Oeiras Viva, entidade que presentemente gere o edifício.

 


 

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica Athena MSC Melody MSC Sinfonia Princess-Danae Princess-Daphne MSC Armoria MSC Fantasia MSC Opera