1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 21 Nov

Criado o Instituto da Macaronésia

PDF Versão para impressão Enviar por E-mail


4023 01Foi criado em 29 de setembro de 2017 o IEMAC- Instituto da Macaronésia, uma associação com carácter de thinktank destinada a desenvolver estudos sobre a região insular atlântica que inclui os arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Na génese desta associação encontra-se a conferência “Atlântico Insular e Globalização”, realizada em outubro de 2016 em São Vicente, no âmbito da Semana do Mar e da V Expomar de Cabo Verde.

A conferência contou com a participação de cerca de duas dezenas de investigadores de diferentes proveniências, que durante dois dias debateram questões ligadas ao mar e às ilhas, como a história, a cultura e a economia do mar, o direito do mar, a extensão da plataforma continental, as ciências do mar, a segurança marítima e a importância geostratégica das regiões insulares. Os debates havidos evidenciaram que as respostas às questões e problemas que se colocam às regiões insulares requerem, mais do que em qualquer outro contexto, a ação conjunta de diferentes atores públicos e privados, e uma articulação em permanência entre criadores de conhecimento e poderes públicos. Ficou desde então o compromisso de se dar seguimento aos debates e conclusões da conferência de São Vicente, promovendo o estudo aprofundado das questões e dos problemas comuns que se colocam à região da Macaronésia.

Num encontro realizado em janeiro de 2017 na Sociedade de Geografia de Lisboa, um grupo de participantes na conferência resolveu criar para esse fim a associação que veio a constituir-se como IEMAC- Instituto da Macaronésia. Os seus estatutos indicam como fim … a investigação, atuando preferencialmente, de forma a influenciar a adoção de políticas públicas que sejam baseadas na pesquisa científica e na análise sólida de questões com que se defrontam os diferentes sectores da vida económica, social e ambiental dos arquipélagos da Macaronésia, e como atribuições … encetar estudos e desenvolver pensamento estratégico de fundamentação científica, destinados a promover o desenvolvimento integral da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) e a sua inserção no espaço euro-atlântico.

Entre os fundadores do IEMAC encontram-se investigadores-sénior associados a várias instituições de ensino superior e ciência dos diferentes arquipélagos da Macaronésia e de Portugal Continental, entre as quais a Universidade dos Açores e a Universidade de Lisboa, a Universidade de La Laguna, nas Canárias, e a Universidade de Cabo Verde. O IEMAC tem sede em Lisboa, mas prevê-se a abertura a curto prazo de representações permanentes em cada um dos arquipélagos da região.

Por Fátima Monteiro

Membro Fundador do IEMAC

 


 

Navios de Cruzeiro

Princess-Daphne MSC Opera MSC Armoria Athena MSC Lirica Princess-Danae MSC Fantasia MSC Sinfonia MSC Melody