1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Terça 17 Out

Marinha de Pesca

A Pesca em Moçambique

MOCAM_PESC_1O sector das pescas contribui com cerca de 3% do PIB com a produção total estimada em cerca de 138 mil toneladas (2008), das quais a pesca de pequena escala contribui com 84%, a pesca industrial com 15% e a actividade de aquacultura em estado emergente com 1%. Em rendimento económico a relevância centra-se na pescaria de camarão de águas pouco profundas (79%) ao que se segue a  (...)

A GRANDE CORRIDA – “Thunnus thynnus” o Atum Vermelho ou Rabil

ATUM-RABIL-3-site-1Julgamos estar perante a espécie marinha sobre a qual mais se tem tentado saber e sobre a qual menos se conhece. Este magnifico peixe da família Scombridea, do género Thunnus, e da espécie Thynnus, é aquele que maior dimensão atinge entre os tunídeos (até 4,5 metros e mais de 500 Kg), e também aquele que atinge o maior valor comercial no mercado internacional e em particular no mercado japonês. É este último factor que tem levado à sua sobrepesca e à necessidade da comunidade internacional estabelecer regras apertadas à sua captura bem como à sua comercialização no sentido de precaver a sua sobrevivência.(...)

1959 – O princípio da crise da pesca do Atum no Algarve

atum02_p

Em 1959 a situação económica das Companhias de Pesca do Atum que armavam na costa algarvia era bastante gravosa. Nas 17 armações que eram lançadas ao longo de todo o litoral, no começo do século XX, a pesca estava reduzida a 5 artes fixas: "Abóbora" e "Senhora do Livramento", da Companhia Balsense no Algarve;   (...)

O Mar dos Açores na politica comum de pescas europeia

Pesca-Aores_pqO embrião da política comum de pesca europeia surgiu em 1970. Naquele ano foram iniciadas as primeiras medidas comuns no sector europeu da pesca da altura, as quais estabeleceram não só regras de acesso às zonas de pesca e normas de funcionamentos dos mercados dos produtos da pesca, como erigiram os princípios doutrinários para a modernização das frotas e das instalações em terra ligadas ao sector das pescas.

Piscicultura em Mar Aberto

piscicultura01A piscicultura em Mar Aberto (offshore) começou nos últimos anos a despertar grande interesse em várias partes do mundo e mais concretamente no Sul da Europa.

O grande desenvolvimento de jaulas destinadas a suportar condições adversas de mar, nomeadamente no que se refere à resistência a forte ondulação e a correntes de velocidades significativas, vem permitir a instalação de estruturas de produção em locais até agora inacessíveis a esta actividade.

Recifes artificiais: aspectos gerais e a experiência portuguesa

mapa_fases_portugues_pA grande disponibilidade e acessibilidade de recursos pesqueiros na faixa costeira, faz com que estas tenham sido, desde sempre, palco de uma forte actividade piscatória, que está na origem de desequilíbrios mais ou menos significativos nestes ecossistemas, com consequências que se estendem para além das espécies exploradas. Verifica-se, também, que os instrumentos tradicionais de regulação pesqueira(...)

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica Princess-Danae MSC Opera MSC Fantasia Athena Princess-Daphne MSC Melody MSC Armoria MSC Sinfonia