1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 30 Abr

Marinha de Guerra

Sistemas de Informação na Segurança Marítima Nacional

SEGURANA-MARITIMA-1

Portugal como Estado Costeiro exerce jurisdição sobre o maior espaço marítimo da União Europeia, tendo igualmente responsabilidades internacionais no campo da busca e salvamento marítimo sobre áreas extensíssimas. (...)

A Marinha do Brasil do Século XXI

MARINHA-BRASIL-4

A Estratégia Nacional de Defesa (END) do Brasil foi aprovada pelo Decreto nº 6.703, de 18/12/2008. Até o final de 2010, devem ser editados vários documentos complementares ou decorrentes, tratando da renovação do material e da reformulação das estruturas e doutrinas das Forças Armadas. (...)

 

Portugal - que poder no mar?

PODER-NAVAL-4

Seria de elementar exigência que todo o cidadão português tivesse do seu País os conhecimentos mínimos que o levassem a valorizar o mar com algum rigor, histórico, actual e também prospectivo. Deveria ser como que uma intuição, ou uma herança vinda logo com o "leite materno", a ideia da importância abrangente do mar para Portugal e, daí, decorreria (...)

 

A nova “LOMAR”

LOMAR

A Lei Orgânica da Marinha, abreviadamente conhecida por "LOMAR", documento que estipula e rege a macro organização deste Ramo das Forças Armadas, cuja última edição remonta (...)

O Navio Polivalente Logístico para a Marinha

Rotter-site

A aquisição de um navio polivalente logístico para a Marinha é um desiderato que já vem de longe, mas que nunca teve concretização, apesar de ser considerado do maior interesse para as Forças Armadas e para a indústria nacional. (...)

O regresso em força da Pirataria Marítima

navio01_p

O mar tem sido, desde há longa data, um meio privilegiado para o comércio à escala global, cuja importância foi paulatinamente crescendo ao longo dos tempos. Desde os primórdios da navegação marítima que, associado às primeiras trocas comerciais  (...)

Submarino “Arpão” lançado à agua

ARPO-2-SITE

No passado dia 18 de Junho, foi lançado à agua e baptizado, o futuro N.R.P. "Arpão", a segunda e infelizmente, a última unidade da classe "Tridente". A cerimónia decorreu em Kiel,  no estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha, nos estaleiros da HDW - "Howaldtswerke - Deutshe Werft", onde o novo submarino está a ser construído, (...)

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae Princess-Daphne Athena MSC Fantasia MSC Sinfonia MSC Melody MSC Lirica MSC Opera MSC Armoria