1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 25 Jun

Marinha Mercante

Nova "auto-estrada marítima" entre o Continente e a Madeira

Volcan-de-Tijarafe-descendo

Quando em 1985 o Governo português procedeu à liquidação das últimas grandes companhias de navegação - a Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e a Companhia (...)

Recordando a Sociedade Geral

socgeral04_p

Em Julho de 1919, o industrial Alfredo da Silva, que se encontrava à frente da Companhia União Fabril - CUF, fundou uma firma armadora, a que foi dado o nome de Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, que ficaria conhecida nos meios marítimos, simplesmente, por Sociedade Geral - SG. Foi uma das mais importantes empresas armadoras de Portugal, tendo possuido durante os seus cinquenta e três anos de vida, cinquenta e sete navios, não incluindo rebocadores.

Navios de cruzeiro em Portugal

mistral_pAs notícias sobre o crescente interesse pelos navios de cruzeiros estrangeiros que nos visitam e que tem provocado fortes investimentos em alguns dos nossos portos naturalmente, causam alguma perplexidade aos portugueses, que estão razoavelmente informados sobre as actividades marítimas, pois é difícil entender por que razão há tantos navios de cruzeiro, mas portugueses só o "Funchal", e este pertence a um armador grego.

A NAVEIRO aposta no “short sea”

Naveiro-Silves_pA Naveiro - Transportes Marítimos é actualmente a única empresa detida na sua totalidade por capitais portugueses, a actuar no mercado de short sea shipping na Europa. Hoje a Naveiro é constituída por duas empresas a Naveiro - Transportes Maritimos SA e a Naveiro - Transportes Maritimos Lda. Fundada em 1964 a companhia tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo dos últimos 45 anos. Inicialmente vocacionada para um tráfego de menor distância foi no início da década de oitenta que se apostou numa dimensão Europeia.

O Negócio dos Gigantes dos Mares

msc_pNo início de Abril deste ano foi feita a cerimónia de baptismo e entrega do gigantesco porta-contentores MSC Danit da Mediterranean Shipping Company, vulgo MSC, o segundo de uma classe que a empresa pretende que seja de nove unidades.

Navegação fluvial em Portugal - O aproveitamento dos principais rios

barragem02_pAs condições de navegabilidade dos rios que correm em Portugal sofreram ao longo dos séculos profundas alterações, com especial incidência no estreitamento e assoreamento dos leitos dos seus canais navegáveis.

ENIDH – Escola Superior Náutica Infante D. Henrique

wnautica_pNuma altura em que a maior parte das Instituições de Ensino Superior se debate com um problema "crónico" de falta de alunos, por vezes interrogo-me sobre qual a razão pela qual a ENIDH - Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, nos últimos três anos mais do que duplicou o número dos seus alunos bem como das suas ofertas formativas.

Uma visita do M/S “Fram”

fram_pEsteve recentemente entre nós, em Leixões, no passado dia 16 de Abril, numa curta visita das 13h30 às 22h00, o M/S "Fram", da operadora norueguesa Hurtigruten, naquela que terá sido a sua primeira escala neste porto.

 

Pilotos de Barra da Figueira da Foz - A Vida entre o Mar e a Terra

PILOTOS-2-SITEOs portos comerciais têm características muito móveis, não sendo nenhum igual. Torna-se impossível a um comandante de um navio conhecer porto a porto, logo compete ao piloto de barra orientar o comandante para que as manobras se concretizem (...)

 

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Fantasia MSC Armoria MSC Sinfonia Princess-Danae Princess-Daphne MSC Lirica MSC Opera MSC Melody