1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Quarta 24 Maio

Historia Maritima

Adendas ao artigo Quatro navios com o nome de “Carvalho Araújo”, publicado a paginas 31/35 da Revista de Marinha nº 951

ADENDA-CARVALHO-ARAUJO-1Tendo recebido uma carta muito simpática do Sr. Comandante Saturnino Monteiro referente ao artigo em epígrafe, a qual contem informações adicionais muito interessantes sobre o afundamento do ex-"JONQUIL", publica-se em adenda, e com a devida vénia, a parte mais importante da referida carta: (...)

Há Quinhentos Anos - 3 de Fevereiro de 1509

BATALHA-DE-DIU-1-SITE

Quando os navios portugueses entraram no Oceano Índico, no ano de 1498, já ali se encontrava em funcionamento uma vasta rede de linhas de transporte marítimo, de que eram senhores os mercadores Muçulmanos, descendentes dos navegadores árabes do Iémen e de Omã que, desde há séculos, se tinham fixado na orla daquele oceano. (...)

Pesadelo no Pacífico Norte

Badger1_p

Esta história aborda um dos mais graves desastres marítimos, relacionados com a Marinha Mercante americana, após a segunda guerra mundial. Teve lugar durante um dos períodos mais conturbados da história moderna dos dos Estados Unidos, a guerra do Vietname, tendo sido sem dúvida alguma, o mais grave acidente sofrido por (...)

As Cruzes de Cristo

cruzcristo_p

Numa altura em que a pirataria marítima voltou a ser um tema actual, e fugindo um pouco às minhas habituais colaborações, gostaria de introduzir uma questão que não é pacífica entre os estudiosos nesta matéria. Pouco divulgada na historiografia tradicional portuguesa, uma das actividades que os portugueses realizavam ao longo da costa africana Ocidental, para além da exploração, era o ataque à navegação muçulmana, do mesmo modo que estes a realizavam contra a navegação cristã que cruzava essas águas.

Viagens Secretas (Pelo vice-almirante Gago Coutinho)

cronica

Republicação do artigo "Viagens Secretas", escrito em Abril de 1937, pelo Alm. Gago Coutinho, um dos nossos mais prestigiados colaboradores. Associamo-nos assim à Academia de Marinha e à Sociedade de Geografia de Lisboa, nas homenagens públicas ao cientista, ao marinheiro e ao patriota, por ocasião do cinquentenário do seu falecimento. De assinalar particularmente, pela sua dignidade, a Sessão Solene Comemorativa, realizada na Sociedade de Geografia, na sala Portugal, no dia 17 de Fevereiro, presidida pelo Senhor Presidente da República, Professor Doutor Anibal Cavaco Silva.

Pressionar na IMAGEM para abrir as Viagens Secretas

 


Navios de Cruzeiro

MSC Melody MSC Lirica Princess-Daphne MSC Fantasia MSC Opera Princess-Danae Athena MSC Sinfonia MSC Armoria