1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

Escaparate

Portugal no Mar, Homens que foram ao Bacalhau

3841Numa feliz iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo e Âncora Editora, e com apoio da Fundação Engº António Pascoal, de Aveiro, em boa hora o Prof. Dr. Álvaro Garrido, da Univ. de Coimbra, volta a dar nome e assinar como autor e coordenador esta 2ª edição, agora revista e aumentada, de um livro de peso – na verdadeira aceção da palavra!- não só pelo tamanho, mas também pelo conteúdo.(...)

ZEPHYR, nome de vento

3837sta história de um veleiro, que chegou à Revista de Marinha por simpatia de Pedro Katzenstein, um dos seus co-autores, é um pequeno livro de memórias, intimista, delicioso, poético, amorosamente escrito a várias mãos, sendo sua autora principal Maria Castro Velez. Como nos informa a contra-capa, o ZEPHYR, construído no estaleiro da Mutela, perto do Seixal, em 1939, começou por ser prémio dum concurso do jornal “O Século”, rapidamente foi vendido pelo premiado, tendo entretanto passado por vários donos.

 

La gobernanza marítima europea - Retos planteados por la reforma de la política pesquera común

3803Nesta obra dada à estampa em 28 de Novembro de 2016, com a coordenação de dois professores consagrados da Universidad de Santiago de Compostela, Jorge Pueyo Losa e Julio Jorge Urbina, os desafios actuais da governação da pesca, tanto no plano internacional como europeu, são objecto de reflexão aprofundada e sistemática.

Embarco

3785Trata-se de uma publicação periódica, com edição do Museu Municipal de Olhão, com o objetivo de divulgar textos e trabalhos com foco nas ciências sociais e humanas, designadamente na história e cultura do litoral do Algarve.     O exemplar que comentamos, que só recentemente um familiar residente no Algarve nos fez chegar, foi impresso em Novembro de 2015, teve a coordenação da Dra. Veralisa Brandão e uma tiragem de 500 exemplares. O financiamento foi assegurado pelo Programa Operacional da Pesca – PROMAR.

 

The best I(n) can

3767Este é um livro cativante, criativo, pronto a devorar do princípio ao fim, quer pela excelente fotografia de inesperadas e requintadas iguarias recém-criadas a partir de conservas de pescado, quer pela originalidade da ideia de associar cantores e músicos de difentes géneros musicais à degustação de cada novo prato.

Shipping Statistics and Market Review 2016 vol 60 – nº 8

3726O Institute of Shipping Economics and Logistics (ISL) é uma fundação independente, não comercial, fundada em 1954, em Bremen. Tem vindo a ganhar merecido prestigio, sendo hoje uma das mais crediveis instituições de pesquisa do cluster marítimo europeu. Está organizado em três departamentos, “Sistemas Logísticos”, “Informação Logística” e “Economia do Transporte Marítimo”,

Entardecer

3707 Não é o que recebemos mas o que damos que revela o valor da vida que vivemos... é com estas palavras de dedicatória que o autor de “Entardecer”, publicado em Fevº 2012, acaba de oferecer à Revista deMarinha, na pessoa do seu diretor, esta pequena obra, genuina e despretensiosa, que merece ser conhecida e lida por muitos.

The Fuzileiros

3708A editora britânica Helion & Company, Ltd publicou recentemente, em língua inglesa, na sua coleção  africa@war>, com o nº 25, a obra em apreço.Trata-se de um trabalho bem documentado acerca da atividade dos nossos fuzileiros no antigo Ultramar, de que foi autor John P. Cann, um Professor americano que nos visitou muitas vezes e que teve a oportunidade de entrevistar muitos fuzileiros e ex-fuzileiros. 

Pensamento histórico e ação política do 2º Visconde de Santarém (1809 – 1855)

3697Manuel Francisco de Barros e Sousa de Mesquita de Macedo de Leitão e Carvalhosa, 2º Visconde de Santarém, nasceu em Lisboa em 1791, viveu nesta cidade e com a corte no Rio de Janeiro, e ocasionalmente em Londres e Paris, e a partir de 1834 no seu exílio parisience.

Manual para Operações de Salvamento Marítimo

3688Em boa hora o Instituto de Socorros a Náufragos promoveu a elaboração e edição do “Manual para Operações de Salvamento Marítimo”, com impressão no Instituto Hidrográfico, e uma tiragem muito limitada, de apenas 350 exemplares. A obra, cuja 1.ª edição foi publicada em 24 de Maio de 2016, tem 115 páginas e está dividida em 11 capítulos, e tem um prefácio do Director-Geral da Autoridade Marítima, V/Alm. António Silva Ribeiro.

Apresentação do livro “Os barcos da Ria de Aveiro”

3687No passado dia 5 de Agosto de 2016, dia que marcou o início da segunda edição do “Ílhavo Sea Festival”, com a visita ao porto de Aveiro de diversos veleiros nacionais e estrangeiros, e que se estendeu durante todo o fim-de-semana, serviu igualmente para propiciar o dia escolhido pelo Sr. António Marques da Silva, Capitão da Marinha Mercante, para, perante uma assistência interessada,

Glossário Náutico

3665Promovido pela Sindicato dos Capitães, Oficiais Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante (OFICIAISMAR) e com autoria de Luis Filipe Costa, foi recentemente publicado o livro “Glossário Náutico”.            Em boa hora o Cte. Luis Filipe Costa (Marinha Mercante) tomou a iniciativa de dar corpo a esta interessante publicação tendo como colaborador o também Cte. Carlos Alberto Muralha,

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Armoria MSC Lirica MSC Opera MSC Fantasia Princess-Danae Princess-Daphne MSC Sinfonia MSC Melody Athena