1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Sábado 22 Jul

Escaparate

Um livro sobre a actividade baleeira nos Açores

3921 01A actividade baleeira teve expressão significativa entre nós, durante muito tempo, nos Açores, em termos de captura de cachalotes, no âmbito de uma pesca tradicional, constituindo, pois, parte integrante do nosso património cultural ligado ao mar. Depois dessa fase, que se deu por concluída em 1987, a actividade adquiriu contornos diferentes: museologia; pesquisa sociológica e etnográfica; preservação e recuperação do património; investigação científica; educação ambiental; observação de cetáceos ('whale watching'); participação em negociações e decisões em instâncias internacionais

Ações do U – 35 no Algarve - 24 de Abril de 1917

3920O CINAV – Centro de Investigação Naval, com o apoio da Camara Municipal de Vila do Bispo e de divesas entidades, públicas e privadas, designadamente da firma de mergulho SUBNAUTA, sedeada na Praia da Rocha, realizou durante cerca de três anos a investigação dos destroços dos quatro navios afundados no dia 24 de Abril de 1917 pelo submarimo alemão U – 35, ao largo do Cabo de S. Vicente.

160 anos - Associação Naval de Lisboa 1856-2016

3891Por cortesia da Associação Naval de Lisboa, a Revista de Marinha recebeu um exemplar do Anuário de 2016, com expressiva capa de Tiago Moura, recordando os 160 anos da sua existência.Com o testemunho do seu Presidente de Honra, e Presidente da República, Prof.Doutor Marcelo Rebello de Sousa, o Anuário regista na primeira página as suas felicitações e reconhecimento pelo seu notável contributo para a “Cultura e Formação Cívica

Class NK Technical Bulletin

3882A firma Nippon Kaiji Kyokai, mais conhecida como Class NK, é uma prestigiada sociedade classificadora de navios, fundada em 1899 no Japão e com sede em Tóquio. É uma firma independente, sem fins lucrativos, que em Fevereiro de 2017 tinha sob a sua classificação 9.236 unidades, com um deslocamento global de cerca de 246 M tons, cerca de 20% da frota mundial (...)

O Mar numa publicação da Universidade de Coimbra

3884 A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra acaba de publicar o nº 2, 3ª Série, de 2016, da sua Revista 'BIBLOS', dedicado exclusivamente ao tema 'MAR'. Pela importância de que se revestem, damos aqui nota dos títulos que nele se incluem: Rita Marnoto, Mar; Maria Luísa Malato e Celeste Natário, O mar de Sophia, o Marão de Pascoaes e as Metamorfoses de Ovídio; Vasco Gil Mantas, Suave, mari magno: Roma, a navegação e os seus mares; Anna Angelini, Il mare degli antichi e i suoi pericoli. Tra gorghi, stretti e rupi cozzanti; Avelino de Freitas de Menezes,

A Europa e o Mar

3881Decorreu em Faro, na Universidade do Algarve (Ualg) em 16 de Outubro de 2015 um oportuno debate relativo ao tema “A Europa e o Mar”, promovido pelo Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal (...)

Fuzileiros em África

3875O livro que aqui comentamos foi publicado em 2013; porém, só recentemente nos chamaram a atenção para esta obra, e ao chegar-nos às mãos demos conta de que constitui na verdade, mais uma notável achega para a nossa história no 3º quartel do século XX (...)

Portugal no Mar, Homens que foram ao Bacalhau

3841Numa feliz iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Ílhavo, Museu Marítimo de Ílhavo e Âncora Editora, e com apoio da Fundação Engº António Pascoal, de Aveiro, em boa hora o Prof. Dr. Álvaro Garrido, da Univ. de Coimbra, volta a dar nome e assinar como autor e coordenador esta 2ª edição, agora revista e aumentada, de um livro de peso – na verdadeira aceção da palavra!- não só pelo tamanho, mas também pelo conteúdo.(...)

ZEPHYR, nome de vento

3837sta história de um veleiro, que chegou à Revista de Marinha por simpatia de Pedro Katzenstein, um dos seus co-autores, é um pequeno livro de memórias, intimista, delicioso, poético, amorosamente escrito a várias mãos, sendo sua autora principal Maria Castro Velez. Como nos informa a contra-capa, o ZEPHYR, construído no estaleiro da Mutela, perto do Seixal, em 1939, começou por ser prémio dum concurso do jornal “O Século”, rapidamente foi vendido pelo premiado, tendo entretanto passado por vários donos.

 

La gobernanza marítima europea - Retos planteados por la reforma de la política pesquera común

3803Nesta obra dada à estampa em 28 de Novembro de 2016, com a coordenação de dois professores consagrados da Universidad de Santiago de Compostela, Jorge Pueyo Losa e Julio Jorge Urbina, os desafios actuais da governação da pesca, tanto no plano internacional como europeu, são objecto de reflexão aprofundada e sistemática.

Embarco

3785Trata-se de uma publicação periódica, com edição do Museu Municipal de Olhão, com o objetivo de divulgar textos e trabalhos com foco nas ciências sociais e humanas, designadamente na história e cultura do litoral do Algarve.     O exemplar que comentamos, que só recentemente um familiar residente no Algarve nos fez chegar, foi impresso em Novembro de 2015, teve a coordenação da Dra. Veralisa Brandão e uma tiragem de 500 exemplares. O financiamento foi assegurado pelo Programa Operacional da Pesca – PROMAR.

 

The best I(n) can

3767Este é um livro cativante, criativo, pronto a devorar do princípio ao fim, quer pela excelente fotografia de inesperadas e requintadas iguarias recém-criadas a partir de conservas de pescado, quer pela originalidade da ideia de associar cantores e músicos de difentes géneros musicais à degustação de cada novo prato.

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Sinfonia MSC Armoria MSC Fantasia Princess-Daphne MSC Lirica Athena Princess-Danae MSC Melody