1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

Escaparate

Portugal e os Portugueses

PORTUGAL-E-OS-PORTUGUESES-SMão amiga fez chegar ao "Escaparate" da "Revista de Marinha", por casualidade, o livro "Portugal e os Portugueses" de D. Manuel Clemente, Bispo do Porto, ed. Assírio e Alvim, Abril 2008, com uma particular chamada de atenção para a curiosidade de "O Cristianismo é uma realidade ribeirinha".
Trata-se com efeito, de um precioso texto, cuja excelência, a todos os títulos, não pode passar despercebida. Dominando com mestria, a História do Cristianismo (...)

Revista General de Marina – Março de 2009

revgenA "Revista General de Marina" é uma prestigiada publicação mensal, fundada em 1877, orgão oficial da Marinha de Guerra de Espanha, com o qual a nossa revista tem, há já muitos anos, um acordo de permuta. Aborda normalmente temas profissionais de carácter militar naval, mas também trata assuntos nos âmbitos das marinhas de pesca, de comércio e de recreio, focados naturalmente na problemática dos nossos vizinhos  ibéricos  (...).

A NATO no sec XXI

nato

Trata-se de mais um livro da responsabilidade da Editora "Tribuna da História", da sua colecção Pensamento Estratégico, com o esclarecedor sub-título " O passado, o presente e o futuro da Aliança Atlântica", e com um prefácio escrito pelo ex-CEME Gen. Martins Barrento. O autor é o T/Gen pil. av. Eduardo Silvestre dos Santos, Oficial-General da Força Aérea com uma vasta carreira operacional.

Revista “Nação e Defesa”

CapaNaoeDefesa

Esta prestigiada publicação, oriunda do Instituto de Defesa Nacional ( IDN ), com o qual, aliás, temos um acordo de permuta, deu início a uma nova série com o presente número, a quarta, marcada essencialmente por números temáticos e também por um novo grafismo e um novo formato. Na tarde do dia 30 de Abril, em concorrida sessão realizada no anfiteatro do IDN, este número da revista, dedicado ao Mar português, foi publicamente apresentado pelo Alm. Nuno Vieira Matias e pelo Cor. Vieira Borges, seu coordenador editorial.

Os uniformes portugueses na Guerra Peninsular

uniformesNo passado dia 22 de Junho, pelas 18h00, teve lugar numa das salas do rés-do-chão do Museu Militar, em Lisboa, a cerimónia de apresentação da obra "Os Uniformes Portugueses na Guerra Peninsular", de que é autor o sr. Dr. Pedro Soares Branco. Trata-se de mais uma cuidada edição da "Tribuna da História", com a particularidade de se integrar nas comemorações, em curso, do bicentenário das Invasões Francesas.

 

Norte dos Pilotos, guia dos curiosos

Livros-Norte-PilotosNo passado dia 20 de Janeiro, na Academia de Marinha, perante um auditório repleto, teve lugar a apresentação da obra "Norte dos Pilotos, Guia dos Curiosos", um estudo crítico de um livro de marinharia do séc. XVIII, da autoria do nosso camarada e amigo, sr. C. m. g. José Manuel Malhão Pereira.

Este trabalho teve por base a tese de Mestrado no curso de História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa, feita pelo autor, na Universidade Nova de Lisboa e de que foi orientador o Prof. Dr. Luis Filipe Thomaz.

1580 - A conquista de Portugal através dos frescos do Viso del Marquês

Livros-1580O Cte. Augusto Salgado, nosso assinante e colaborador, é o autor desta interessante obra, relativa a um período menos conhecido da nossa História. O Cte Salgado, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão, actualmente preparando o seu doutoramento, aborda o tema, através da sequência de frescos existentes na "sala Portugal" do "Viso del Marquês", do palácio que o Marquês de Santa Cruz mandou construir perto de Ciudad Real, na actual região de Castilla la Mancha, e onde hoje está instalado o "Archivo General de Marina".

Campanha da Etiópia - 1541-1543

campanhaetiopiaNo passado dia 10 de Fevereiro teve lugar nas instalações da SHIP - Sociedade Histórica da Independência de Portugal, a cerimónia do lançamento de mais um livro da editora "Tribuna da História"- a "Campanha da Etiópia 1541-1543"- integrada na colecção "Batalhas de Portugal", de que é a 29ª obra publicada.

rata-se de mais uma cuidada edição, de excelente aspecto gráfico, que mereceu o patrocínio da Comissão Portuguesa de História Militar, do Intituto da Defesa Nacional e de dois dos ramos das Forças Armadas, Exército e Marinha.

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Lirica MSC Melody Athena MSC Armoria MSC Sinfonia MSC Opera Princess-Daphne MSC Fantasia Princess-Danae