1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 28 Maio

Escaparate

O Livro de Curso do “LC”

2563

Todos os cursos que passaram pela Escola Naval têm vindo a comemorar o cinquentenário da sua admissão naquele estabelecimento de ensino, que para a maioria constituiu o início de uma carreira mais ou menos longa na Marinha de Guerra. O curso de 1960/63 teve por patrono o poeta Luís Vaz de Camões, (...)

Iconografia de Batallas y Combates Navales Españoles

CCE26022011

Trata-se, simultaneamente, de um interessante livro de História e de Arte, reunindo um número muito significativo de quadros e gravuras relativas a batalhas navais em que participou a Armada de Espanha. Estas obras, que abarcam o período que vai da tomada de Orão, em 1509, até ao desembarque de Alhucemas, em 1925, na Guerra do Rif, são agrupadas por períodos e acompanhadas por textos explicativos (...)

Christianity, Commerce and Corso 1522 – 1538

CCE14122010_00000

O Cte. Armando da Silva Saturnino Monteiro publicou no passado mês de Novembro de 2010 o volume II da sua obra magistral "Batalhas e Combates da Marinha Portuguesa", na sua versão em língua inglesa.

Como nos referimos já na edição RM 959 (Dez 10 / Jan 11) acerca do volume I, a tradução para inglês da sua obra é um importante serviço que o autor presta a Portugal e à cultura Portuguesa, tornando disponível a todos, em todo o Mundo, na lingua franca que é hoje o inglês

Políticas Públicas do Mar

CCE07122010_00000

A iniciativa deste projecto editorial, tanto quanto julgamos saber, pertenceu ao Prof. Dr. Adriano Moreira, a quem muitas vezes temos ouvido referir que falta um "conceito estratégico" ao nosso País; assim, sem surpresa, o sub-título deste livro é exactamente ..."para um novo conceito estratégico nacional". A edição desta obra decorre de uma oportuna parceria entre a Academia das Ciências de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Oceanário de Lisboa, que solicitaram ao Alm. Nuno Vieira Matias, ao Prof. Dr. Viriato Soromenho-Marques, ao Dr. João Falcato e ao Dr. Aristides Leitão, a sua coordenação.

O Mar no Século XXI

CAPA_LIVRO

A produção de pensamento estratégico é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer economia, quer para fazer, quer para manter a mudança,diz-nos o Prof. Dr. Ernâni Lopes, no seu estudo relativo ao Hypercluster da Economia do Mar. É por isso, que reputamos de grande interesse e valor, a recente obra do Cap. Frag. Armando Dias Correia, "O Mar no século XXI" que tem como sub-título "Contributos para uma análise estratégica aos desafios marítimos nacionais", trazendo à luz muita informação, actualizada até meados de 2010, bem como os seus esclarecidos pontos de vista.

A Marinha e o Poder Político em Portugal no séc. XX

CCE06102010_00000

Foi no Colégio Militar que conheci o João Moreira Freire, a quem mais tarde voltei a encontrar na Escola Naval. Era então um jovem aprumado, algo reservado, desportista ( fazia esgrima) e era por todos considerado um bom camarada. Foi com algum espanto que soube, alguns anos depois, que tinha "batido com a porta" e que vivia em França. Igualmente com surpresa soube, dezenas de anos depois, que era Sociólogo, Professor Universitário e autor de diversos livros,  em alguns dos quais recordava ou aludia à sua passagem pela "Briosa".

Marinha Portuguesa – nove séculos de história

CCE09112010_p

Teve lugar no passado dia 27 de Outubro, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Belém, sob a presidência do Alm. Melo Gomes, Chefe do Estado-Maior da Armada, a cerimónia de lançamento do livro "Marinha Portuguesa - nove séculos de história", de que é  autor o Cte.  Rodrigues Pereira. Estiveram presentes cerca de duzentas personalidades, designadamente o Gen. Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, o Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, o Gen. Pinto Ramalho, CEME, o Gen. Esteves de Araújo, CEMFA, o Prof. Dr. Adriano Moreira, Presidente da Academia das Ciências, o Alm. Vidal Abreu, ex-CEMA, e o Prof. Dr. Contente Domingues, Vice-Presidente da Academia de Marinha.

Um espião nas Descobertas, 2º volume

espiao_desc

Na sequência de um bem conseguido 1º volume, com o mesmo nome, Cristina Malhão Pereira publicou, há alguns meses atrás, o 2º volume deste seu romance histórico. Dando provas de um incansável trabalho de investigação através das suas personagens de ficção - Gil e Mendo, dois amigos unidos por fantásticas aventuras a bordo do navio de Gama e em terras de África e Oriente - a autora tece uma trama de paixão, de encontros e desencontros, motivados pelo choque de culturas e interesses, e relata usos e costumes orientais estranhos aos olhos dos europeus, não sem alguns pormenores um tanto chocantes e inesperados. É este o pano de fundo para recordar os inúmeros feitos heróicos, bem como os ódios, traições e sofrimentos(...)

Portugal nos séculos XIII - XIV - XV

livro_portugal_p

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais".

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais". A sua apresentação pública decorreu no anfiteatro do Monumento dos Descobrimentos, em Belém, à beira-Tejo, em cerimónia muito concorrida, como já há muito não presenciávamos. Na mesa encontrava-se o autor, Prof. Dr. Ferreira Coelho, o editor Senhor Carlos Serra,da Mar de Letras Editora, (...)

Portugal e o Magrebe (séculos XVIII e XIX) - Pragmatismo, inovação e conhecimento nas relações diplomáticas

CCE12072010_00000

Trata-se de mais uma edição do Instituto Diplomático, na colecção "Biblioteca Diplomática do MNE - Série D", de edição muito recente, Junho de 2010, de que se tiraram 1000 exemplares.

É sua autora Eva-Maria von Kemnitz, polaca de nascimento, portuguesa por casamento, e teve por base a tese de doutoramento "O Orientalismo em Portugal no contexto Europeu e no das relações Luso-Magrebinas (séculos XVIII e XIX)", orientada pelos Professores Doutores  Adel Sydarus e José Esteves Pereira, que assina também o prefácio.

O Hypercluster da Economia do Mar

Hyperc

Tendo tido já o prazer de ouvir, por diversas vezes, o Prof. Dr. Ernâni Lopes acerca deste tema, colocou-se-me a questão de saber se valeria a pena, ou não, ler este livro. A resposta, evidentemente, é que vale muito a pena; posso mesmo dizer que a sua leitura é essencial para melhor se poderem compreender as conferências e os textos que cada vez com mais frequência vêm, actualmente, abordando esta temática.

A obra "O Hypercluster da Economia do Mar", com o auto-explicativo subtítulo "um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da Economia portuguesa",

A Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas marítimas

PLATAFORMA_CONTINENTAL_SITE

O texto desta obra corresponde, no essencial, à dissertação de Mestrado da Dra. Marisa Caetano Ferrão, discutida em Dezembro de 2008, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, perante um júri presidido pelo Professor Doutor Fausto de Quadros, e que obteve, por unanimidade, a nota máxima, de dezoito valores, atribuída a trabalhos desta natureza. A sua oportunidade é manifesta, pois muitos países, entre os quais Portugal, encontram-se, presentemente, no  (...)

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Melody Princess-Danae MSC Opera Princess-Daphne MSC Armoria MSC Lirica Athena MSC Fantasia MSC Sinfonia