1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 26 Mar

Escaparate

O Mar no Século XXI

CAPA_LIVRO

A produção de pensamento estratégico é fundamental para a sobrevivência e desenvolvimento de qualquer economia, quer para fazer, quer para manter a mudança,diz-nos o Prof. Dr. Ernâni Lopes, no seu estudo relativo ao Hypercluster da Economia do Mar. É por isso, que reputamos de grande interesse e valor, a recente obra do Cap. Frag. Armando Dias Correia, "O Mar no século XXI" que tem como sub-título "Contributos para uma análise estratégica aos desafios marítimos nacionais", trazendo à luz muita informação, actualizada até meados de 2010, bem como os seus esclarecidos pontos de vista.

A Marinha e o Poder Político em Portugal no séc. XX

CCE06102010_00000

Foi no Colégio Militar que conheci o João Moreira Freire, a quem mais tarde voltei a encontrar na Escola Naval. Era então um jovem aprumado, algo reservado, desportista ( fazia esgrima) e era por todos considerado um bom camarada. Foi com algum espanto que soube, alguns anos depois, que tinha "batido com a porta" e que vivia em França. Igualmente com surpresa soube, dezenas de anos depois, que era Sociólogo, Professor Universitário e autor de diversos livros,  em alguns dos quais recordava ou aludia à sua passagem pela "Briosa".

Marinha Portuguesa – nove séculos de história

CCE09112010_p

Teve lugar no passado dia 27 de Outubro, no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, em Belém, sob a presidência do Alm. Melo Gomes, Chefe do Estado-Maior da Armada, a cerimónia de lançamento do livro "Marinha Portuguesa - nove séculos de história", de que é  autor o Cte.  Rodrigues Pereira. Estiveram presentes cerca de duzentas personalidades, designadamente o Gen. Ramalho Eanes, ex-Presidente da República, o Secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, Dr. Marcos Perestrello, o Gen. Pinto Ramalho, CEME, o Gen. Esteves de Araújo, CEMFA, o Prof. Dr. Adriano Moreira, Presidente da Academia das Ciências, o Alm. Vidal Abreu, ex-CEMA, e o Prof. Dr. Contente Domingues, Vice-Presidente da Academia de Marinha.

Um espião nas Descobertas, 2º volume

espiao_desc

Na sequência de um bem conseguido 1º volume, com o mesmo nome, Cristina Malhão Pereira publicou, há alguns meses atrás, o 2º volume deste seu romance histórico. Dando provas de um incansável trabalho de investigação através das suas personagens de ficção - Gil e Mendo, dois amigos unidos por fantásticas aventuras a bordo do navio de Gama e em terras de África e Oriente - a autora tece uma trama de paixão, de encontros e desencontros, motivados pelo choque de culturas e interesses, e relata usos e costumes orientais estranhos aos olhos dos europeus, não sem alguns pormenores um tanto chocantes e inesperados. É este o pano de fundo para recordar os inúmeros feitos heróicos, bem como os ódios, traições e sofrimentos(...)

Portugal nos séculos XIII - XIV - XV

livro_portugal_p

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais".

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais". A sua apresentação pública decorreu no anfiteatro do Monumento dos Descobrimentos, em Belém, à beira-Tejo, em cerimónia muito concorrida, como já há muito não presenciávamos. Na mesa encontrava-se o autor, Prof. Dr. Ferreira Coelho, o editor Senhor Carlos Serra,da Mar de Letras Editora, (...)

Portugal e o Magrebe (séculos XVIII e XIX) - Pragmatismo, inovação e conhecimento nas relações diplomáticas

CCE12072010_00000

Trata-se de mais uma edição do Instituto Diplomático, na colecção "Biblioteca Diplomática do MNE - Série D", de edição muito recente, Junho de 2010, de que se tiraram 1000 exemplares.

É sua autora Eva-Maria von Kemnitz, polaca de nascimento, portuguesa por casamento, e teve por base a tese de doutoramento "O Orientalismo em Portugal no contexto Europeu e no das relações Luso-Magrebinas (séculos XVIII e XIX)", orientada pelos Professores Doutores  Adel Sydarus e José Esteves Pereira, que assina também o prefácio.

O Hypercluster da Economia do Mar

Hyperc

Tendo tido já o prazer de ouvir, por diversas vezes, o Prof. Dr. Ernâni Lopes acerca deste tema, colocou-se-me a questão de saber se valeria a pena, ou não, ler este livro. A resposta, evidentemente, é que vale muito a pena; posso mesmo dizer que a sua leitura é essencial para melhor se poderem compreender as conferências e os textos que cada vez com mais frequência vêm, actualmente, abordando esta temática.

A obra "O Hypercluster da Economia do Mar", com o auto-explicativo subtítulo "um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da Economia portuguesa",

A Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas marítimas

PLATAFORMA_CONTINENTAL_SITE

O texto desta obra corresponde, no essencial, à dissertação de Mestrado da Dra. Marisa Caetano Ferrão, discutida em Dezembro de 2008, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, perante um júri presidido pelo Professor Doutor Fausto de Quadros, e que obteve, por unanimidade, a nota máxima, de dezoito valores, atribuída a trabalhos desta natureza. A sua oportunidade é manifesta, pois muitos países, entre os quais Portugal, encontram-se, presentemente, no  (...)

Algarve e Algarvios

ALGARVE_E_ALGARVIOS

Na sequência da sua permanente dedicação e profícuo trabalho no campo da pesquisa histórica, Ofir Chagas apresenta mais um novo livro na Biblioteca Municipal de Tavira.
Trata-se de "Algarve e Algarvios" - com prefácio do Prof. Doutor António Rosa Mendes - e cujas páginas, na sua primeira parte, percorrem toda a Província, numa retrospectiva de referências e de acontecimentos marcantes da sua história. (...)

Mar das Especiarias - A viagem de um Português pelo Índico

ScreenHunter_01_Apr._21_12.52

O autor, Joaquim Magalhães de Castro, é jornalista freelancer, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. Natural de Santa Maria da Feira, licenciado em História, reside, habitualmente, em Macau, colaborando nos orgãos da comunicação social locais e nas revistas portuguesas "Up", "Tempo Livre", "Notícias", "Sábado", "Volta ao Mundo" e na "Magazine - Grande Informação", já desaparecida, mas de saudosa memória. (...)

Paquetes dos Açores

PAQUETES_AORES

Trata-se de uma edição muito apelativa, de luxo até, àcerca dos navios a vapor de passageiros que asseguraram, a partir do segundo quartel do século XIX, as viagens entre as Ilhas dos Açores e o Continente. É mais uma obra - a décima - sexta - de Luís Miguel Correia, Historiador e Fotógrafo de temas do Mar, nosso actual colaborador, mas que os antigos leitores da RM bem conhecem pelo apoio que também deu à nossa revista, no passado. Com um prefácio de Carlos Adalberto da Silva, Presidente do C. A. de "Portos dos Açores, SGPS, S.A." é uma edição da  EIN - "Edições e Iniciativas Náuticas, Lda." tendo sido patrocinada pelas empresas responsáveis (...)

Relatório Anual da ECSA de 2008/2009

ECSA

A ECSA - European Community Shipowners Association é composta pelas associações de armadores da Marinha de Comércio dos países da União Europeia e a que se juntou a Noruega. Numa publicação em língua inglesa, de 86 páginas, profusamente ilustrada, é-nos dada muita informação, assinalados os principais problemas dos armadores, quer no âmbito europeu, quer a nível nacional dos diferentes países, e (...)

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Sinfonia MSC Armoria Princess-Daphne Athena Princess-Danae MSC Lirica MSC Melody MSC Fantasia