1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

Escaparate

Porto de Setúbal - Tabela de Marés para 2010

TABELA-DE-MARS

Recebemos recentemente a oferta de um exemplar da publicação"Tabela de Marés", relativa ao Porto de Setúbal, que muito agradecemos.
Trata-se de uma edição da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S. A., destinada aos utilizadores dos portos de sua responsabilidade, designadamente, Comandantes e Pilotos dos navios que os praticam, patrões e arrais de rebocadores, ferries, embarcações marítimo-turística e as de tráfego local, e arrastões, traineiras e demais embarcações de pesca, bem como pescadores e mergulhadores desportivos, patrões de iates de recreio, à vela ou a motor, e todos os entusiastas em geral de desportos náuticos. (...)

Virtudes Militares

VIRTUDES-MILITARES

Ao longo dos doze números da "Revista da Armada", publicados no decurso do ano de 2009, o C/Alm António Silva Ribeiro redigiu um conjunto de textos, dedicados e dirigidos aos alunos da Escola Naval. Estes artigos, ocupando apenas uma página da revista, com uma ilustração, foram como "cartas-abertas" endereçadas aos cadetes, abordando as múltiplas facetas das Virtudes Militares. Foram assim tratados os seguintes temas, numa sequência (...)

Empresa de Navegação Madeirense 1907 – 2007

MADEIRENSE-NAVEGAO

Numa publicação de excelente qualidade gráfica, ilustrada com numerosas fotografias, Luís Miguel Correia apresenta-nos a história dos primeiros cem anos de actividade da nossa mais antiga empresa armadora da Marinha de Comércio.
A "Empresa de Navegação Madeirense" é uma das mais emblemáticas firmas da Ilha da Madeira, cuja economia serve, transportando carga e passageiros, através dos vinte e cinco navios que em tempos possuíu, e dos que hoje possui. (...)

Um espião nas Descobertas

UM-ESPIO-NAS-DESCOBERTAS

Cristina Malhão-Pereira lançou há poucas semanas, mais um novo livro, desta vez um romance histórico. Numa escrita fluente, marcadamente sugestiva e pictórica, revelando profundos conhecimentos de Náutica, História, Geografia e Gastronomia, e um estudo sério e bem documentado, a autora convida-nos a conhecer impressionantes pormenores da vida a bordo da Armada de Vasco da Gama e dos usos e costumes da África e Oriente. Com experiência vivida, perícia e emoção, Cristina Malhão-Pereira leva-nos a visitar terras e mares, que também conhece e visitou. (...)

Curso D. João I ( 1959 – 2009 )

LIVRO-DE-CURSO-DJ

Trata-se de uma publicação atípica, não comercial, com uma tiragem de apenas 150 exemplares: é o livro do curso "D. João I", que frequentou a Escola Naval no período de 1959 a 1962, editado em Outubro de 2009, por ocasião do seu 50º aniversário de entrada.
Os cursos da Escola Naval têm um patrono; neste caso foi El-Rei D. João I, o da "Boa Memória", sendo contudo, o curso, muitas vezes, referido apenas pelas iniciais DJ. (...)

A “Guerra às Drogas”

ESCAPARATE-1

O Capitão de Mar-e-Guerra MN Joaquim Margalho Carrilho, Presidente do Grupo Coordenador para a Prevenção das Toxicodependências e Alcoologia na Marinha e Consultor Técnico-Científico do Ministério da Defesa em Addiction Medicine/Psychiatry Medicine, publicou, recentemente, mais um novo trabalho intitulado A "Guerra às Drogas" na colecção Cadernos Navais, edição do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica ( GERE ) da Marinha. (...)

Moçambique há um Século

ESCAPARATE-3

No âmbito das Edições Culturais da Marinha foi apresentado, no passado dia 22 de Outubro, nas Instalações da Biblioteca de Marinha, o livro "Moçambique há um século, visto pelos colonizadores". Trata-se de uma obra de João Moreira Freire que compilou, anotou e comentou textos escritos por António Ennes, Mouzinho de Albuquerque, Azevedo Coutinho e Massano de Amorim. São personalidades que serviram em Moçambique, (...)

Tramp to Queen

TRAMP-TO-QUEEN

Esta obra não é mais do que a biografia do conhecido Captain John Treasure Jones, editada pelo seu genro, Richard Tennant, com base em textos recetemente encontrados nos seus documentos pessoais. John Treasure Jones, capitão da Marinha Mercante, havia falecido em 1993, com 87 anos.
Para além de nos relatar a biografia de um bem sucedido Homem do Mar, com mais de 43 anos de serviço, este livro percorre diversos períodos do século XX, designadamente a Grande Depressão e a II Grande Guerra, e inclui muitas fotografias e (...)

"A Muleta"

A-MULETA-SITE

Foi recentemente apresentada, em cerimónia muito participada realizada no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, a obra "A Muleta", da autoria do Dr. Manuel Leitão, do Cte Ferdinando Simões e do nosso estimado assinante, Cte. Marques da Silva.
Este livro foi introduzido pelo Cte. Rodrigues Pereira, director do Museu de Marinha e reputado historiador, que teve palavras de muito apreço para com os seus autores. Foi prestada, na ocasião, uma singela homenagem ao Dr. Manuel Leitão, já falecido, que se encontrava representado por sua mulher e dois filhos. (...)

Teoria Geral da Estratégia - O essencial ao processo estratégic

TEORIA-GERAL

No dia 27 de Outubro pp, no salão do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Pólo Universitário do Alto da Ajuda, foi apresentado este livro, da autoria do Contra-Almirante António Silva Ribeiro. Na assistência que encheu completamente a sala estavam o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes e o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Macieira Fragoso e muitas outras personalidades. (...)

Era só Eu e o Mar

LIVRO-ALVARENGA-SITE

O Cte. Mário Alvarenga Rua apresentou, no passado dia 29 de Outubro, em concorrida sessão da Academia de Marinha, a sua obra "Era só Eu e o Mar". À guisa de "declaração de interesses", diremos desde já , que temos muita estima por este camarada e amigo, com quem estivemos, aliás, embarcados um curto periodo no N.R.P. "Ribeira Grande", no início dos anos setenta do século passado (!). Não lhe conhecíamos contudo, esta sua tão talentosa faceta de prosador... (...)

Código Internacional de Sinais

COD-INT-SINAIS-SITE

O Instituto Hidrográfico ( IH ) procedeu recentemente à primeira reimpressão da 4ª edição do Código Internacional de Sinais. Trata-se de uma publicação de referência, imprescindível a bordo de qualquer navio, ou mesmo embarcação, que cancela a edição do Código de 1983 e contém todas as emendas e alterações aprovadas até à 73ª sessão da Subcomissão de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (Dezembro de 2000). (...)

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Lirica MSC Sinfonia MSC Armoria Princess-Daphne MSC Fantasia MSC Melody Princess-Danae MSC Opera