1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Escaparate

Portugal nos séculos XIII - XIV - XV

livro_portugal_p

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais".

Esta obra tem como subtítulo "reflexões históricas" e como sub-subtítulos, "a Marinha Portuguesa", "a expansão marítima Portuguesa e "outros valores culturais". A sua apresentação pública decorreu no anfiteatro do Monumento dos Descobrimentos, em Belém, à beira-Tejo, em cerimónia muito concorrida, como já há muito não presenciávamos. Na mesa encontrava-se o autor, Prof. Dr. Ferreira Coelho, o editor Senhor Carlos Serra,da Mar de Letras Editora, (...)

Portugal e o Magrebe (séculos XVIII e XIX) - Pragmatismo, inovação e conhecimento nas relações diplomáticas

CCE12072010_00000

Trata-se de mais uma edição do Instituto Diplomático, na colecção "Biblioteca Diplomática do MNE - Série D", de edição muito recente, Junho de 2010, de que se tiraram 1000 exemplares.

É sua autora Eva-Maria von Kemnitz, polaca de nascimento, portuguesa por casamento, e teve por base a tese de doutoramento "O Orientalismo em Portugal no contexto Europeu e no das relações Luso-Magrebinas (séculos XVIII e XIX)", orientada pelos Professores Doutores  Adel Sydarus e José Esteves Pereira, que assina também o prefácio.

O Hypercluster da Economia do Mar

Hyperc

Tendo tido já o prazer de ouvir, por diversas vezes, o Prof. Dr. Ernâni Lopes acerca deste tema, colocou-se-me a questão de saber se valeria a pena, ou não, ler este livro. A resposta, evidentemente, é que vale muito a pena; posso mesmo dizer que a sua leitura é essencial para melhor se poderem compreender as conferências e os textos que cada vez com mais frequência vêm, actualmente, abordando esta temática.

A obra "O Hypercluster da Economia do Mar", com o auto-explicativo subtítulo "um domínio de potencial estratégico para o desenvolvimento da Economia portuguesa",

A Delimitação da Plataforma Continental além das 200 milhas marítimas

PLATAFORMA_CONTINENTAL_SITE

O texto desta obra corresponde, no essencial, à dissertação de Mestrado da Dra. Marisa Caetano Ferrão, discutida em Dezembro de 2008, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, perante um júri presidido pelo Professor Doutor Fausto de Quadros, e que obteve, por unanimidade, a nota máxima, de dezoito valores, atribuída a trabalhos desta natureza. A sua oportunidade é manifesta, pois muitos países, entre os quais Portugal, encontram-se, presentemente, no  (...)

Algarve e Algarvios

ALGARVE_E_ALGARVIOS

Na sequência da sua permanente dedicação e profícuo trabalho no campo da pesquisa histórica, Ofir Chagas apresenta mais um novo livro na Biblioteca Municipal de Tavira.
Trata-se de "Algarve e Algarvios" - com prefácio do Prof. Doutor António Rosa Mendes - e cujas páginas, na sua primeira parte, percorrem toda a Província, numa retrospectiva de referências e de acontecimentos marcantes da sua história. (...)

Mar das Especiarias - A viagem de um Português pelo Índico

ScreenHunter_01_Apr._21_12.52

O autor, Joaquim Magalhães de Castro, é jornalista freelancer, fotógrafo e investigador da História da Expansão Portuguesa. Natural de Santa Maria da Feira, licenciado em História, reside, habitualmente, em Macau, colaborando nos orgãos da comunicação social locais e nas revistas portuguesas "Up", "Tempo Livre", "Notícias", "Sábado", "Volta ao Mundo" e na "Magazine - Grande Informação", já desaparecida, mas de saudosa memória. (...)

Paquetes dos Açores

PAQUETES_AORES

Trata-se de uma edição muito apelativa, de luxo até, àcerca dos navios a vapor de passageiros que asseguraram, a partir do segundo quartel do século XIX, as viagens entre as Ilhas dos Açores e o Continente. É mais uma obra - a décima - sexta - de Luís Miguel Correia, Historiador e Fotógrafo de temas do Mar, nosso actual colaborador, mas que os antigos leitores da RM bem conhecem pelo apoio que também deu à nossa revista, no passado. Com um prefácio de Carlos Adalberto da Silva, Presidente do C. A. de "Portos dos Açores, SGPS, S.A." é uma edição da  EIN - "Edições e Iniciativas Náuticas, Lda." tendo sido patrocinada pelas empresas responsáveis (...)

Relatório Anual da ECSA de 2008/2009

ECSA

A ECSA - European Community Shipowners Association é composta pelas associações de armadores da Marinha de Comércio dos países da União Europeia e a que se juntou a Noruega. Numa publicação em língua inglesa, de 86 páginas, profusamente ilustrada, é-nos dada muita informação, assinalados os principais problemas dos armadores, quer no âmbito europeu, quer a nível nacional dos diferentes países, e (...)

Porto de Setúbal - Tabela de Marés para 2010

TABELA-DE-MARS

Recebemos recentemente a oferta de um exemplar da publicação"Tabela de Marés", relativa ao Porto de Setúbal, que muito agradecemos.
Trata-se de uma edição da APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, S. A., destinada aos utilizadores dos portos de sua responsabilidade, designadamente, Comandantes e Pilotos dos navios que os praticam, patrões e arrais de rebocadores, ferries, embarcações marítimo-turística e as de tráfego local, e arrastões, traineiras e demais embarcações de pesca, bem como pescadores e mergulhadores desportivos, patrões de iates de recreio, à vela ou a motor, e todos os entusiastas em geral de desportos náuticos. (...)

Virtudes Militares

VIRTUDES-MILITARES

Ao longo dos doze números da "Revista da Armada", publicados no decurso do ano de 2009, o C/Alm António Silva Ribeiro redigiu um conjunto de textos, dedicados e dirigidos aos alunos da Escola Naval. Estes artigos, ocupando apenas uma página da revista, com uma ilustração, foram como "cartas-abertas" endereçadas aos cadetes, abordando as múltiplas facetas das Virtudes Militares. Foram assim tratados os seguintes temas, numa sequência (...)

Empresa de Navegação Madeirense 1907 – 2007

MADEIRENSE-NAVEGAO

Numa publicação de excelente qualidade gráfica, ilustrada com numerosas fotografias, Luís Miguel Correia apresenta-nos a história dos primeiros cem anos de actividade da nossa mais antiga empresa armadora da Marinha de Comércio.
A "Empresa de Navegação Madeirense" é uma das mais emblemáticas firmas da Ilha da Madeira, cuja economia serve, transportando carga e passageiros, através dos vinte e cinco navios que em tempos possuíu, e dos que hoje possui. (...)

Um espião nas Descobertas

UM-ESPIO-NAS-DESCOBERTAS

Cristina Malhão-Pereira lançou há poucas semanas, mais um novo livro, desta vez um romance histórico. Numa escrita fluente, marcadamente sugestiva e pictórica, revelando profundos conhecimentos de Náutica, História, Geografia e Gastronomia, e um estudo sério e bem documentado, a autora convida-nos a conhecer impressionantes pormenores da vida a bordo da Armada de Vasco da Gama e dos usos e costumes da África e Oriente. Com experiência vivida, perícia e emoção, Cristina Malhão-Pereira leva-nos a visitar terras e mares, que também conhece e visitou. (...)

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

Athena MSC Melody MSC Sinfonia MSC Fantasia Princess-Danae Princess-Daphne MSC Lirica MSC Opera MSC Armoria