1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 23 Abr

Escaparate

"A Marinha em África" - Campanhas fluviais 1961 – 1974

A-MARINHA-EM-FRICA

Realizou-se no passado dia 22 de Setembro, pelas 17h30, no auditório da Academia de Marinha, na Rua do Arsenal, em Lisboa, a cerimónia de apresentação do livro "A Marinha em África - Angola, Guiné e Moçambique; campanhas fluviais 1961- 1974". Perante uma audiência numerosa e interessada, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Vieira Matias, apresentou o autor e referiu-se à gestação da ideia de elaborar esta obra, que foi seguidamente apresentada pelo editor, Dr. Nuno de Carvalho, da Editora Prefácio. (...)


“Chaul e Diu” (1508-1509) - O Domínio do Índico"

CHAUL-E-DIU-SITE

A batalha naval de Diu ocorreu a 3 de Fevereiro de 1509, há 500 anos, portanto; esta efeméride leva-nos a revisitar esta obra, editada pela "Tribuna da História" há já alguns anos, em Novembro de 2002, mas ainda perfeitamente actual. "Chaúl e Diu (1508-1509) - O Domínio do Índico" integra a colecção "Batalhas de Portugal", dirigida pelos Prof. Dr. Mendo Castro Henriques e Cor. engº António Rosas Leitão. Foi seu autor o Dr. José Virgilio Amaro Pissarra, licenciado em História (...)

 

Henrique Tenreiro - Uma biografia política

 

ALM-TENREIRO-SITEO Professor Álvaro Garrido há anos que se dedica ao estudo da pesca do bacalhau, que no período do Estado Novo, nomeadamente na década de 60, teve a maior participação dos pescadores portugueses na sua captura, ultrapassando até as metas fixadas pelo Governo de então.
Álvaro Garrido escolheu este tema para o seu doutoramento e na sequência produziu dois livros -"O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau" ( Cículo de Leitores, 2004) e "A Economia e a Política das Pescas (...)

 

“Navios e Viagens” A experiência Portuguesa nos séc. XV a XVIII

Na História dos DNAVIOS-E-VIAGENSescobrimentos e da Expansão tudo aconteceu porque houve navios e houve viagens. Navios capazes de longas rotas transoceânicas, de forma continuada e sustentada, e homens que viajaram para todos os recantos do Mar, movidos "pelas mais desvairadas tenções", como escreveu um navegador há cinco séculos atrás.
Neste interessante Neste interessante livro, impresso em princípios de 2008, na colecção "História e Actualidade" da Editora "Tribuna da História", o seu (...)

 

“Canoas do Tejo”

CANOAS-DO-TEJO-SITE

"Canoas do Tejo", das edições PYO, é um publicação de Junho de 2009, apoiada pela Câmara de Cascais. Luís Sande e Castro e Pedro Yglésias de Oliveira, são os autores desta obra, extremamente apelativa. Numa escrita fluente, coloquial e familiar, que nos faz de imediato sentir o apelo do Tejo e do Mar e vontade de neles navegar  (...)

 

“Revista Neptuno”

NEPTUNO-SITEO Sindicato dos Capitães, Oficiais-Pilotos, Comissários e Engenheiros da Marinha Mercante ( OFICIAISMAR ) comemora este ano o seu primeiro centenário. Foi fundado em 19 de Abril de 1909, com a designação inicial de "Liga dos Officiaes de Marinha Mercante", então com sede na Travessa dos Remolares, perto das actuais instalações, na Praça D. Luis I, nº 9 , 1º Dto, para onde se mudou logo em 1914.  As comemorações desta  (...)

 

“Thermopylae”

THERMOPILAE-SITE-1Trata-se de uma edição de luxo, ilustrada a primor, bilingue ( português/inglês), promovida pelos Museus Municipais de Cascais - a "Vila da Côrte à Beira-Mar"- como o seu próprio Presidente da Câmara, no prefácio, a intitula. O casco deste famoso clipper jaz no fundo do mar ao largo de Cascais, facto pouco conhecido e que este livro agora nos recorda. Mais pormenores sobre este livro poderão ser encontrados na continuação deste artigo e na secção "Actualidade Nacional" (...)

 

Olivença - 1801

 

OLIVENA-1801-SITETrata-se de mais uma obra editada pela "Tribuna da História", na colecção "Batalhas de Portugal", dirigida pelo Prof. Dr. Mendo Castro Henriques e pelo Cor. António Rosas Leitão.
O seu autor é o Dr. Manuel Amaral, licenciado em História e Professor no Instituto das Novas Profissões. Dirigiu o sector de documentação da mediateca da TVI e foi o criador e o coordenador do "Portal da História", na Internet desde 2001. Colaborador do IDN, tem vários trabalhos publicados sobre História Militar, relativos (...)

 

Ronda Filipina

 

RONDA-FILIPINA-SITE Trata-se de um romance de ficção, de César Magarreiro, baseado num facto histórico, o assalto da Ilha de Porto Santo, em 1617, por uma esquadra de navios piratas argelinos, e o sequestro de novecentos dos seus cerca de mil habitantes, que foram posteriormente objecto de pedido de avultado resgate.
O autor nasceu na aldeia de Terrugem, no concelho de Elvas, é de profissão Oficial de Marinha, presentemente exercendo funções na Capitania do Porto de Aveiro. No campo literário tem-se distinguido no âmbito do romance de ficção e da poesia, onde se apresenta com o pseudónimo (...)

 

O Medo do Mar nos Descobrimentos

O-MEDO-DO-MAR-1-SITECom um esclarecedor sub-título "representações do fantástico e dos medos marinhos no final da Idade Média", a Editora "Tribuna da História" apresenta-nos, na colecção "Navios e Oceanos", uma obra notável, que aborda um aspecto curioso e pouco estudado da gesta dos nossos Descobrimentos.
Como se sabe, a circulação geral dos ventos e correntes no Oceano Atlântico roda em torno do centro de altas pressões, situado (...)

 

ISL Shipping Statistics Yearbook 2008

SHIPING-STATISTICS-SITEO "Shipping Statistics Yearbook 2008", publicado pelo Prof. Dr. Manfred Zachcial do prestigiado "Institute of Shipping Economics and Logistics", de Bremen, já está disponível para venda, quer na sua versão em papel, quer na versão online, acessível via "ISL infoline", desde 2005.

O ISL Yearbook foi concebido para disponibilizar informação actualizada e fiável acerca da (...)

 

Roteiro do Estuário do Sado

ESTURIO-DO-SADO-SITEEsta obra, particularmente vocacionada para a náutica de recreio, foi recentemente impressa, em Fevereiro deste ano, e teve o patrocínio da APSS- Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, das autarquias de Setúbal e Alcacer do Sal e da "Marina de Tróia".
Publicada pela editora "DG - edições", é seu autor José Gomes, conhecido desportista náutico, que para além do texto se responsabilizou também pela cartografia e maquetagem. A maioria das fotografias, muitas das quais de assinalável (...)

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

Princess-Danae MSC Lirica MSC Melody MSC Armoria MSC Sinfonia MSC Fantasia MSC Opera Athena Princess-Daphne