1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer>
Domingo 20 Ago

Escaparate

Curso D. João I ( 1959 – 2009 )

LIVRO-DE-CURSO-DJ

Trata-se de uma publicação atípica, não comercial, com uma tiragem de apenas 150 exemplares: é o livro do curso "D. João I", que frequentou a Escola Naval no período de 1959 a 1962, editado em Outubro de 2009, por ocasião do seu 50º aniversário de entrada.
Os cursos da Escola Naval têm um patrono; neste caso foi El-Rei D. João I, o da "Boa Memória", sendo contudo, o curso, muitas vezes, referido apenas pelas iniciais DJ. (...)

A “Guerra às Drogas”

ESCAPARATE-1

O Capitão de Mar-e-Guerra MN Joaquim Margalho Carrilho, Presidente do Grupo Coordenador para a Prevenção das Toxicodependências e Alcoologia na Marinha e Consultor Técnico-Científico do Ministério da Defesa em Addiction Medicine/Psychiatry Medicine, publicou, recentemente, mais um novo trabalho intitulado A "Guerra às Drogas" na colecção Cadernos Navais, edição do Grupo de Estudos e Reflexão Estratégica ( GERE ) da Marinha. (...)

Moçambique há um Século

ESCAPARATE-3

No âmbito das Edições Culturais da Marinha foi apresentado, no passado dia 22 de Outubro, nas Instalações da Biblioteca de Marinha, o livro "Moçambique há um século, visto pelos colonizadores". Trata-se de uma obra de João Moreira Freire que compilou, anotou e comentou textos escritos por António Ennes, Mouzinho de Albuquerque, Azevedo Coutinho e Massano de Amorim. São personalidades que serviram em Moçambique, (...)

Tramp to Queen

TRAMP-TO-QUEEN

Esta obra não é mais do que a biografia do conhecido Captain John Treasure Jones, editada pelo seu genro, Richard Tennant, com base em textos recetemente encontrados nos seus documentos pessoais. John Treasure Jones, capitão da Marinha Mercante, havia falecido em 1993, com 87 anos.
Para além de nos relatar a biografia de um bem sucedido Homem do Mar, com mais de 43 anos de serviço, este livro percorre diversos períodos do século XX, designadamente a Grande Depressão e a II Grande Guerra, e inclui muitas fotografias e (...)

"A Muleta"

A-MULETA-SITE

Foi recentemente apresentada, em cerimónia muito participada realizada no Pavilhão das Galeotas do Museu de Marinha, a obra "A Muleta", da autoria do Dr. Manuel Leitão, do Cte Ferdinando Simões e do nosso estimado assinante, Cte. Marques da Silva.
Este livro foi introduzido pelo Cte. Rodrigues Pereira, director do Museu de Marinha e reputado historiador, que teve palavras de muito apreço para com os seus autores. Foi prestada, na ocasião, uma singela homenagem ao Dr. Manuel Leitão, já falecido, que se encontrava representado por sua mulher e dois filhos. (...)

Teoria Geral da Estratégia - O essencial ao processo estratégic

TEORIA-GERAL

No dia 27 de Outubro pp, no salão do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Pólo Universitário do Alto da Ajuda, foi apresentado este livro, da autoria do Contra-Almirante António Silva Ribeiro. Na assistência que encheu completamente a sala estavam o Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Melo Gomes e o Comandante da Escola Naval, Contra-Almirante Macieira Fragoso e muitas outras personalidades. (...)

Era só Eu e o Mar

LIVRO-ALVARENGA-SITE

O Cte. Mário Alvarenga Rua apresentou, no passado dia 29 de Outubro, em concorrida sessão da Academia de Marinha, a sua obra "Era só Eu e o Mar". À guisa de "declaração de interesses", diremos desde já , que temos muita estima por este camarada e amigo, com quem estivemos, aliás, embarcados um curto periodo no N.R.P. "Ribeira Grande", no início dos anos setenta do século passado (!). Não lhe conhecíamos contudo, esta sua tão talentosa faceta de prosador... (...)

Código Internacional de Sinais

COD-INT-SINAIS-SITE

O Instituto Hidrográfico ( IH ) procedeu recentemente à primeira reimpressão da 4ª edição do Código Internacional de Sinais. Trata-se de uma publicação de referência, imprescindível a bordo de qualquer navio, ou mesmo embarcação, que cancela a edição do Código de 1983 e contém todas as emendas e alterações aprovadas até à 73ª sessão da Subcomissão de Segurança Marítima da Organização Marítima Internacional (Dezembro de 2000). (...)

"A Marinha em África" - Campanhas fluviais 1961 – 1974

A-MARINHA-EM-FRICA

Realizou-se no passado dia 22 de Setembro, pelas 17h30, no auditório da Academia de Marinha, na Rua do Arsenal, em Lisboa, a cerimónia de apresentação do livro "A Marinha em África - Angola, Guiné e Moçambique; campanhas fluviais 1961- 1974". Perante uma audiência numerosa e interessada, o Presidente da Academia de Marinha, Almirante Vieira Matias, apresentou o autor e referiu-se à gestação da ideia de elaborar esta obra, que foi seguidamente apresentada pelo editor, Dr. Nuno de Carvalho, da Editora Prefácio. (...)


“Chaul e Diu” (1508-1509) - O Domínio do Índico"

CHAUL-E-DIU-SITE

A batalha naval de Diu ocorreu a 3 de Fevereiro de 1509, há 500 anos, portanto; esta efeméride leva-nos a revisitar esta obra, editada pela "Tribuna da História" há já alguns anos, em Novembro de 2002, mas ainda perfeitamente actual. "Chaúl e Diu (1508-1509) - O Domínio do Índico" integra a colecção "Batalhas de Portugal", dirigida pelos Prof. Dr. Mendo Castro Henriques e Cor. engº António Rosas Leitão. Foi seu autor o Dr. José Virgilio Amaro Pissarra, licenciado em História (...)

 

Henrique Tenreiro - Uma biografia política

 

ALM-TENREIRO-SITEO Professor Álvaro Garrido há anos que se dedica ao estudo da pesca do bacalhau, que no período do Estado Novo, nomeadamente na década de 60, teve a maior participação dos pescadores portugueses na sua captura, ultrapassando até as metas fixadas pelo Governo de então.
Álvaro Garrido escolheu este tema para o seu doutoramento e na sequência produziu dois livros -"O Estado Novo e a Campanha do Bacalhau" ( Cículo de Leitores, 2004) e "A Economia e a Política das Pescas (...)

 

“Navios e Viagens” A experiência Portuguesa nos séc. XV a XVIII

Na História dos DNAVIOS-E-VIAGENSescobrimentos e da Expansão tudo aconteceu porque houve navios e houve viagens. Navios capazes de longas rotas transoceânicas, de forma continuada e sustentada, e homens que viajaram para todos os recantos do Mar, movidos "pelas mais desvairadas tenções", como escreveu um navegador há cinco séculos atrás.
Neste interessante Neste interessante livro, impresso em princípios de 2008, na colecção "História e Actualidade" da Editora "Tribuna da História", o seu (...)

 

rebonave01

Economia Mar

enidh new

 

Porto de Aveiro Porto da Figueira da Foz

 

01
02

Venda de RM’s antigas

2273

Inquérito

Assuntos Preferidos

 

 

 

 

 

 

 


  Resultados

Navios de Cruzeiro

MSC Opera MSC Sinfonia Princess-Daphne Princess-Danae Athena MSC Lirica MSC Fantasia MSC Armoria MSC Melody