Construção e Reparação Naval

O Ferry BERGENSFJORD

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Ferry BERGENSFJORD é uma de cinco unidades do tipo LMG 212-DEG, de movidas a LNG, entregues entre 2006 e 2007 pelo estaleiro norueguês Aker Yards. Tem um comprimento de 129.8 m, uma boca de 18.7m e um cala 9.2m. O seu deslocamento carregado é de 6.904 Tons.

Atinge uma velocidade máxima de 21 nós, operando normalmente a cerca de 20,4 nós.

O seu design caracteriza-se por um casco de alta velocidade e baixa resistência uma capacidade de embarque e desembarque de viaturas e passageiros de elevada eficiência. Dispõe duma coberta protegida e um lounge panorama para 590 passageiros. Transporta um total de 212 viaturas e 18 atrelados em dois conveses.

Juntamente com o seu irmão ANAFJORD, é operado pelo armador Fjord 1 entre Halhjem e Sandvikvåg ao sul de Bergen, com partidas regulares das duas extremidade da rota em cada trinta minutos.

A viagem entre os dois portos, dura cerca de trinta minutos.  Para poder disfrutar da vista da soberba paisagem, no verão sugere-se viajar no exterior, no Inverno escolher um lugar no lounge, junto a uma janela.

Em 2006, recebeu o prémio SHIPPAX, pela excelência do sistema de propulsão gás-elétrica

O projeto, com a designação LMG 212-DEG, foi concebido pelo gabinete de projetos de construção naval norueguês LMG Marin AS.

Oficial da Marinha de Guerra. Especializou-se em submarinos, onde navegou cerca de seis anos. Foi representante nacional na NATO para Electronic Warfare e Psychologic Operations. Esteve colocado cerca de sete anos nos Açores onde foi Autoridade Marítima local. Foi colaborador da Revista da Armada, onde ganhou o prémio em 1997.