Livros

A revista APAT

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A revista APAT é propriedade e edição da APAT – Associação dos Transitários de Portugal. De publicação bimestral, tem uma tiragem de 2.000 exemplares e é produzida pela “Riscos, Editora, Lda”. Os seus colaboradores permanentes, Bruno Martins, Danuta Kondek, Feliciana Monteiro, Urbano Gomes Manuel Santos, Pereira Coutinho, Quaresma Dias, Sofia Rijo, Tiago Lopes e Tomé Namora são personalidades respeitadas no nosso mundo do shipping. De assinalar que esta revista é um verdadeiro “3 em 1”, pois dá também voz à Ordem dos Despachantes Oficiais e à AGEPOR, a Associação dos Agentes de Navegação de Portugal.

O número que comentamos, relativo a março/abril de 2018, o nº 110 (19º ano de publicação), nas suas 36 páginas dá um especial relevo à tomada de posse dos Corpos Sociais APAT 2018 – 2020 e ao calendário de formação desta Associação para o ano em curso.

No seu editorial Paulo Paiva, Presidente da Direção da APAT, assegura que continuará a prestar apoio à atividade dos seus associados enquanto operadores multimodais de logística internacional destacando os quatro pontos essenciais da ação futura, a saber, uma representação proativa junto da tutela, das autoridades e das entidades relevantes do setor, elevar a um patamar de maior qualidade os serviços prestados, promover a comunicação interna e externa e apostar na formação continua e na valorização dos recursos humanos.

O número em apreço, na seção de atualidades apresenta uma reportagem sobre a tomada de posse dos novos Corpos Sociais e outras notícias, onze artigos de opinião focados na problemática do setor, uma súmula de legislação de interesse e o atrás referido calendário de formação. Nos artigos publicados destacamos “Colaborar ou Competir. Os dilemas”, de Quaresma Dias, um oportuno texto acerca do Regulamento Geral de Proteção de Dados, de Urbano Gomes e o texto “Transitários”, assinado pelo Alm. Balcão Reis, transcrito da nossa edição nº 1001.

Em síntese, uma revista com excelente apresentação gráfica e com artigos de muito interesse para todos os que de algum modo se interessam pelo mundo do shipping. A Revista de Marinha envia os seus parabéns à Diretora Dra. Joana Nunes Coelho, ao Conselho Editorial e aos colaboradores desta revista por um trabalho de muita qualidade e clara valia para os seus leitores.

A revista APAT é de distribuição gratuita. Aos interessados aqui deixamos os contactos, e-mail apatnorte@apat.pt , tel 22 996 2329, fax 22 996 4241, endereço postal Av. Mário Brito, nº 4170, Edifício CDO, s/ 106, 4455-491 Perafita.