Livros

a revista do Ginásio Clube Figueirense

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Vai d’arrinca!

Por simpatia da Direção do Ginásio Clube Figueirense, famosa coletividade da bela Praia da Figueira da Foz com mais de 120 anos de existência, recebemos o seu boletim anual, de Dezº 2017 / Janº 2018, intitulado “Vai d’arrinca”.

Segundo reza a história – encontrada no blogue “Sortes de Gaiola” – a curiosa expressão que é título desta revista …nasceu com o chefe de uma embarcação do Ginásio Figueirense, ao pretender apelar ao esforço simultâneo e marcar o ritmo dos seus remadores, e ainda hoje é usada nesse mesmo sentido, e dando até nome a um restaurante local, sendo um provável desvio linguístico do verbo “arrancar”.

Fundado em 1 janeiro de 1895, o Ginásio Clube Figueirense celebra o seu Dia habitualmente a 15 julho e segundo um dos colaboradores desta revista, o Prof. Eduardo Marçal Grilo, (ele próprio grande entusiasta e praticante de ciclismo), ex-Ministro da Educação e Presidente do Júri dos Prémios Bento Pessoa, esta coletividade … ocupa lugar cimeiro … designadamente no basquetebol, remo e natação, em que muitos dos seus atletas têm atingido relevância e destaque internacionais.

Nesta revista, que é nº 71, surgindo a público pelo 55º ano, a sua nova diretora, Alice Mano-Carbonnier, escreve pela 1ª vez no prefácio “Começando” que se sente muito honrada e grata porque foi este o Clube com que cresceu e a … acompanhou ao longo da vida, como atleta, seccionista e dirigente, e também sente este desafio de suceder ao Dr. Joaquim de Sousa, como uma grande responsabilidade. Refere ainda, em particular, duas das mais importantes e mediáticas iniciativas do Ginásio Figueirense: a 6ª edição dos Prémios Nacionais “Bento Pessoa- Casino da Figueira” e o atrás mencionado “Dia do Ginásio”.

Muita cor e abundantes fotografias e boa qualidade de impressão

Com muita cor e abundantes fotografias, boa qualidade de impressão e interessantes entrevistas e notícias sobre as várias modalidades desportivas praticadas pelos atuais 860 adeptos, de diferentes idades e sexos, com notável representação a nível nacional e no estrangeiro, a revista “Vai d’Arrinca” é distribuída gratuitamente e está disponível em papel e online (www.ginasiofigueirense.com). Tem ainda dois blogues e sete páginas de Facebook com mais de 10.000 seguidores.

À sua Diretora e a toda a equipa que a acompanha, a Revista de Marinha agradece a oferta e formula os melhores votos de felicidades.

1 Comentário

  1. Alice Mano-Carbonnier Responder

    Sensibilizada e grata pela simpática e inesperada divulgação da revista Vai d’Arrinca!…
    O Ginásio Clube Figueirense merece!