Emprego e Formação

“Administração e Dimensionamento de Terminais”

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Novo Membro da Confraria Marítima de Portugal ministra Curso de Especialização no CFM de Moçambique

Atendendo ao convite do CFM – Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique – feito pelo Presidente do Conselho de Administração e Vice-Presidente da APLOP – Associação dos Portos de Língua Portuguesa, Eng. Miguel José Matabel, o Prof. Eng. Adalmir José de Souza, Diretor Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF – Universidade Federal Fluminense de Niterói / RJ, Brasil. ministrou nos dias 4 e 5 de maio, o curso intensivo “Administração e Dimensionamento de Terminais”

O curso, realizado em regime integral, na Sala dos Grandes Actos, coordenado pelo Diretor do Gabinete de Comunicação e Imagem, Dr. Adélio Segredo Dias, contou com a presença do Diretor de Recursos Humanos, Dr. Ório Simão Benzane, do Diretor de Engenharia, Eng. Samuel Daniel Muzime, e a participação de 39 técnicos, sendo em sua maioria engenheiros representantes dos portos de norte a sul do país

Com cerca de 250 slides, vídeos e exercícios práticos de dimensionamento de defensas de cais e de terminal de contentores, teve como principal programa os seguintes itens: 1) Portos; 2) Obras de Melhoramento; 3) Muros de Cais; 4) Aluviamento; 5) Dragagem; 6) Defensas de Cais; 7) Unitização de Cargas; 8) Transporte Multimodal; 9) Terminal Multimodal; 10) Terminal de Granéis Líquidos; 11) Terminal de Contentores; 12) Portos Secos; 13) Portos de Transbordo; 14) Portos de Enlace; 15) O Sistema Transbordo; 16) Conceito de Superporto; 17) Transbordo na América do Sul; 18) Transbordo na América Central e Caribe; 19) Transbordo na Europa; 20) Transbordo na Ásia; 21) Transbordo na África.

o mais importante no curso foi o alto nível dos participantes, demonstrando dedicação e respeito, e proporcionando uma relação mútua de intercâmbio técnico-cultural, com a qual todos saíram ganhando. (Engenheiro Adalmir José de Souza)

Assim sendo, além do programa, com o objetivo de atualizar os participantes, apresentou mais 108 slides e analisou os seguintes temas: 1) Automação, Logística dos Transportes e Futuro do Transporte Marítimo; 2) Sistema de Transposição de Desnível, Eclusas e Canal do Panamá; 3) Revitalização e Turismo; 4) A Integração dos Portos da CPLP.

ADALMIR JOSÉ DE SOUZA é Engenheiro Civil da UFF de Niterói / BRASIL; DEA-Diplomado de Estudos Avançados em Engenharia Náutica na UPC de Barcelona / ESPANHA;  MsC – Mestre em Transportes na UFF de Niterói / BRASIL;  Pós- graduado em Engenharia Portuária no HHLA de Hamburgo / ALEMANHA; Especializado em Portos e Vias Navegáveis na UFRJ do Rio de Janeiro / BRASIL. Além disso, possui cerca de 88 publicações, entre livros e trabalhos técnicos, tendo ministrado cursos e conferências nos principais países da América do Norte, Central e do Sul, Europa, Ásia e África. Como Engenheiro de Carreira, trabalhou na CBD-Dragagem, PORTOBRÁS S.A., CDRJ – Docas do Rio. Foi Diretor-Executivo da ABEPH – Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – e várias empresas nacionais e internacionais como Engenheiro Consultor. Atualmente é Professor da Escola de Engenharia da UFF, Diretor Geral do NEDIN – Núcleo de Estudos e Desenvolvimento de Infraestrutura da UFF, Vice-Presidente do IPIN – Instituto Panamericano de Ingeniería Naval / Brasil e membro da Confraria Marítima de Portugal.

1 Comentário

  1. Artur Manuel Pires Responder

    Muito interessante o artigo, nomeadamente porque traduz o desejado mar da lusofonia. Parabéns ao Sr. Engenheiro Adalmir de Souza.