A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Aspectos Geopolíticos da Expansão Marítima Portuguesa e o Poder Naval na Formação e Defesa do Território que Constituiu a Nação

1 Setembro 2021 @ 8:00 - 2 Setembro 2021 @ 17:00

Aspectos Geopolíticos da Expansão Marítima Portuguesa e o Poder Naval na Formação e Defesa do Território que Constituiu a Nação 14

Programa:

O seminário, com a presença de oradores de Portugal, o CEMGFA, Alm. António Silva Ribeiro e o historiador CMG (REF) José António Rodrigues Pereira, pretende fomentar reflexões sobre questões relevantes relacionadas com as condições que precederam a independência do Brasil e com o mar como o ambiente estratégico essencial do processo da independência.
Concomitantemente pretende-se disseminar para a sociedade os fatos históricos e os conhecimentos sobre a formação da mentalidade marítima nacional. A história da sociedade brasileira está indelevelmente conectada com o mar e, muitas vezes, a sociedade brasileira nem percebe essa relevância.

Dia 1 de setembro:

09h00 – 09h10 – Abertura do Seminário

Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, Comandante da Marinha.

09h10 – 10h10 – Conferência de Abertura: “Aspectos do Poder Naval na América Portuguesa”.

Almirante (Armada Portuguesa) António Manuel Fernandes Silva Ribeiro, Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas.

10h25 – 12h00 – Mesa Debates 1: “Aspectos Geopolíticos e Estratégicos da Formação do Poder Naval Português no Atlântico Sul”.

Componentes da Mesa:

  • Moderador: Almirante de Esquadra (Refo-FN), Prof. Dr. ÁlvaroAspectos Geopolíticos da Expansão Marítima Portuguesa e o Poder Naval na Formação e Defesa do Território que Constituiu a Nação 15 Augusto Dias Monteiro, Presidente do CEPE-MB.
  • Capitão de Mar e Guerra (Ref – Armada Portuguesa), Prof. Dr. José António Rodrigues Pereira, Académico Emérito da Academia de Marinha – Portugal;
  • Professor Doutor Marcelo  Mello Valença, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM-EGN).

12h00 – Encerramento das atividades do dia

Dia 2 de setembro:

09h00 – 10h00 – Conferência de Encerramento: “O Imaginário do Atlântico no processo da Independência do Brasil”.

Professor Doutor Luiz Felipe de Alencastro, Professor de História e autor do livro clássico “Trato dos Viventes” da Companhia das Letras.

10h15 – 11h50 – Mesa Debates 2: ” Dos mares: Comércio, Guerra e Circulação de Saberes “.

Componentes da Mesa:

  • Moderador: Capitão de Mar e Guerra (Refo), Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida, Professor na Escola de Guerra Naval – Brasil.
  • Capitão de Corveta (IM), Prof. Dr. Marcello José Gomes Loureiro, Professor de História na Escola Naval – Brasil;
  • Professora Doutora Heloisa Meireles Gesteira, Pesquisadora titular do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MCTI); Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

11h50 – 12h00 – Encerramento do Seminário.

 

Contactos e inscrições:

https://www.marinha.mil.br/cepe/contact

 

Detalhes

Início:
1 Setembro 2021 @ 8:00
Fim:
2 Setembro 2021 @ 17:00
Categoria de Evento:
Site:
https://www.marinha.mil.br/cepe/seminario-aspecto-geopolitico

Local

Seminário online

Organizadores

Centro de Estudos Político-Estratégicos da Marinha (CEPE-MB)
Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM)
Escola de Guerra Naval (EGN)

Comentar