Livros

Álbum Micaelense – Memórias e Factos, de José de Almeida Mello

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Duque de Bragança – Chefe da Casa Real Portuguesa, a Princesa Alexandra de Koháry, da Família Real da Bulgária, o conde de Albuquerque, entre outras personalidades marcaram presença no pavilhão da APEL, na Feira do Livro de Lisboa, na apresentação do livro “Álbum Micaelense – Memórias e Factos”, de José de Almeida Mello, numa organização da editora Letras Lavadas.

No livro, colaboraram o Professor Machado Pires, antigo Reitor da Universidade dos Açores, e o Prof. Eduardo Ferraz da Rosa, Professor Universitário, Investigador, Escritor e Ensaísta, entre outras personalidades de todos os concelhos da Ilha de São Miguel.
A obra é única na ilha de São Miguel, uma vez que reúne mais de 300 imagens fotográficas, na sua maior parte inéditas, datadas entre 1870 e 1974, tendo como foco o povo e não as elites dominantes. É uma obra que retrata a vida dura e simples das gentes micaelenses, ao longo de mais de um século.
Para além das passagens urbanas e agrárias, o livro inclui inúmeras imagens de atividades ligadas à economia do mar, porque, segundo o autor: “O homem da ilha esteve desde sempre também ligado ao mar, tendo construído e usado embarcações de boca aberta, com as quais se aventurou no oceano, exercendo as suas difíceis e tantas vezes arriscadas fainas marítimas, em moldes artesanais e rudimentares”.
A Revista de Marinha deseja o maior sucesso a José de Mello, autor de mais de 30 obras publicadas em livro, para que continue divulgando, valorizando e promovendo o património e a identidade do povo açoriano, uma verdadeira joia humana e paisagística de Portugal.
“Álbum Micaelense – Memórias e Factos”, pode ser encomendado junto da editora Novagráfica, Rua da Encarnação, 21 – Pastinhos, Fajã de Baixo, 9500-512 Ponta Delgada, ou através dos contactos tel. 296 302 140 e e-mail: geral@novagrafica.pt