Desportos Náuticos

Apresentação da 2ª Edição da Regata de Portugal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Emoção e muita adrenalina no Estuário do Tejo ao pôr-do-sol

A bordo do navio “Évora” teve lugar no passado dia 14 de Maio a apresentação oficial da “Regata de Portugal” que durante duas horas proporcionou a todos os participantes um animado convívio no decurso um aprazível passeio pelo Tejo à luz de um magnífico pôr-do-sol.

O evento contou com a presença de cerca de 150 convidados entre muitas caras conhecidas do nosso meio artístico e jornalístico, tendo contado com um grupo de dançarinos vestidos a preceito que atuaram para deleite de todos os convidados, o que serviu de aperitivo para a apresentação da “Regata de Portugal” que esteve a cargo de Francisco Melo e Castro e de Mariana Lobato, responsáveis pela organização do evento.

 Francisco Melo e Castro, responsável pela organização do evento Isabel Silva e Ricardo Carriço
Francisco Melo e Castro, responsável pela organização do evento Isabel Silva e Ricardo Carriço

Sob o lema “O Tejo é um Espetáculo” a 2ª Edição da Regata de Portugal regressa ao magnífico cenário do Estuário do Tejo junto ao Terminal de Cruzeiros de 30 de Maio a 2 de Junho à mistura com muita adrenalina e emoção, organização que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela.

Em prova vão estar 8 equipas de outros tantos países. Desde Portugal, com 2 equipas, a França, Suécia, Austrália e a Holanda, igualmente com 2 equipas. No comando das equipas portuguesas vão estar Jorge Lima (Jorginho), o único velejador português já qualificado para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e Hélder Basílio, as quais vão competir, respetivamente, com as cores da Rádio Comercial e do Diário de Noticias.

Jorge Lima (Jorginho), velejador olímpico e já classificado para Tóquio 2020, Francisco Melo e Castro, António Roquete, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, parceiro da organização do evento, e Gustavo Lima, velejador olímpico
Jorge Lima (Jorginho), velejador olímpico e já classificado para Tóquio 2020, Francisco Melo e Castro, António Roquete, Presidente da Federação Portuguesa de Vela, parceiro da organização do evento, e Gustavo Lima, velejador olímpico

A Gelpeixe, conhecida empresa portuguesa de transformação e comercialização de produtos congelados que a Revista de Marinha visitou muito recentemente, e da qual daremos conta em próximo número, irá patrocinar, à semelhança do ano passado, uma das equipas em presença, no caso a equipa australiana capitaneada por Torvar Mirsky.

O Melhor Peixe do Mundo amanhado pelo Chef Vitor Sobral”
O Melhor Peixe do Mundo amanhado pelo Chef Vitor Sobral

Também a Sapo, a TVI e a Nacional irão patrocinar outras tantas equipas, respetivamente, as equipas holandesas capitaneadas por Afrodite Zegers e Tobias Tanis e a equipa espanhola liderada por Sofia Toro.

As provas vão ter lugar a partir das 17H00 em modo de Regata de Frota em trimarãs Diam 24, capazes de atingir velocidades surpreendentes e que irão certamente proporcionar muita emoção a todos os que se deslocarem ao Terminal de Cruzeiros junto a Santa Apolónia de 30 de Mio a 2 de Junho. Um espetáculo a não perder para toda a família. Miúdos e graúdos que contará ainda com um Palco Flutuante.

Imagem da regata de 2018 (foto gentilmente cedida pela organização)
Imagem da regata de 2018 (foto gentilmente cedida pela organização)

A partir das 21H00 a festa passa para terra firme com os Santos Pa’Pulares a garantirem a animação no Palco Alfama que contará ainda com a participação de conhecidos artistas nacionais. A partir das 2H00 seguem-se Dj Sets noite dentro. Há, assim, muita animação prometida para todos.

Apresentação da 2ª Edição da Regata de Portugal 56
Cartaz Lineup (clique para ampliar)
Eduardo Almeida Faria

Licenciado em gestão, tem uma larga experiência no associativismo desportivo, é especialista no tema da Náutica de Recreio, tendo feito parte do Conselho Nacional da Náutica de Recreio e, no âmbito do Fórum Oceano, integrado o Grupo Dinamizador do Portugal Náutico. É autor da obra “Náutica de Recreio em Portugal – Um pilar do Desenvolvimento Local e da Economia do Mar” e de inúmeros artigos e noticias na Revista de Marinha e no Jornal da Economia do Mar. Como desportista náutico tem muitas milhas percorridas pela costa portuguesa e pelo Mediterrâneo em veleiros de cruzeiro, quer em lazer, quer em regata.

Comentar