Marinha de Guerra

Caça-minas M112 HMS SHOREHAM em Leixões

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O caça-minas SHOREHAM da Armada real britânica, encontra-se presentemente em Leixões, realizando uma escala em porto para descanso da guarnição.

É muito provável que o navio tenha chegado procedente do Golfo Pérsico, onde participou nas manobras «Kipion mine-counter measures», visando explorar técnicas futuras para caçar minas e outros objectos, que possam oferecer perigo à navegação, em colaboração com idênticas unidades dos Estados Unidos. Estará, portanto, de regresso a casa, na base naval de Farslane, no rio Clyde, Escócia.

Este navio que tem um deslocamento na ordem das 600 toneladas, navega com uma guarnição de 41 oficiais, sargentos e praças, sendo 7 dos quais mergulhadores operacionais, com treinos frequentes para corresponder a diversos tipos de desafios, quando necessário.

O SHOREHAM é um dos 7 navios caça-minas da classe Sandown, foi construído com fibra de plástico ultra resistente, e foi lançado à água em 9 de Abril de 2001.

Reinaldo Delgado

Autor do blog "Navios e Navegadores", é um amante do mar e dos navios, que fotografa com regularidade. Investigador sobre história marítima (marinhas de guerra e de comércio), é colaborador da Revista de Marinha há vários anos, escrevendo principalmente sobre temas relacionados com o norte do país. Durante a sua vida profissional exerceu funções na agência Sofrena - Sociedade de Afretamentos e Navegação, Lda. de Matosinhos, hoje integrada no grupo E.T.E. - Navex

Comentar