Património Cultural Marítimo

Clube de Entusiastas de Navios voltou à atividade

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O Clube de Entusiastas de Navios, CEN, fundado em 1993 e sediado no Funchal, Madeira, retomou as suas atividades, com realização de eleições para novos Órgãos Sociais no passado dia 13 de dezembro.

Devido à pandemia de covid-19, as atividades do CEN foram suspensas durante 9 meses, desde março de 2020. Com a tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, a nova Direção já tem um Plano de Atividades elaborado para pôr em prática, assim que a situação pandémica o permita. Enquanto isso não é possível, a atividade do CEN neste momento aposta muito forte nas redes sociais, nomeadamente no seu Blogue, Facebook e canal de Youtube. Através destas plataformas digitais, o CEN pretende usar estes meios para divulgação de todas as notícias e novidades da atividade naval na Região Autónoma da Madeira.

Atualmente o CEN conta com seis dezenas de associados ativos, e as suas principais atividades incluem visitas o bordo de navios, convívios na sede, encontros no molhe do porto do Funchal à saída dos navios de cruzeiros (“Festa dos 3 Apitos”), passeios marítimos, feira de postais, edição de coleções de postais e de calendário, realização anual de 2 exposições fotográficas, edição mensal do «Boletim CEN», realização de tertúlias sobre temática de navios, promoção de fotos de sócios nas redes sociais, entre outras.

O Logo Clube de Entusiastas de Navios, representa a silhueta do navio FUNCHAL
O Logo CEN, representa a silhueta do navio FUNCHAL

Na sua sede, localizada na Gare Marítima da Madeira, porto do Funchal, o CEN possui uma vasta biblioteca de livros e revistas da especialidade à disposição dos seus associados. Em parceria com Administração de Portos da Madeira (APRAM, SA) e com os Agentes de Navegação da região, o CEN procura promover atividades que colaboram na promoção do destino de cruzeiros da Madeira. Esta promoção inclui um enorme lote de fotografias e outros meios multimédia que correm mundo através das plataformas digitais.

Neste momento estão ainda suspensas as escalas de navios de cruzeiro no porto do Funchal, mas assim que eles voltem, lá estará o CEN para os bem receber, como o fazem desde a sua fundação, há 27 anos. Pela presença imponente  que o porto do Funchal tem na geografia desta cidade, e pela tradição da presença de grandes navios de cruzeiro, existe por naturalidade muitos entusiastas de navios nesta região, sendo assim um dos principais objetivos da nova Direção cativar esses entusiastas de navios, desta feita dispersos, a se filiar e engrandecer este Clube.

Francisco Loreto, presidente da Direção do CEN

Clube De Entusiastas de Navios

O Clube de Entusiastas de Navios [CEN], fundado em 1993 e sediado no Funchal, Madeira. Presidido por Francisco Loreto, tem como objectivos estatutários promover e desenvolver o entusiasmo pelo mar e pelos navios.

Comentar