A cerimónia nos Paços do Conselho
Numa cerimónia que decorreu no passado dia 9 de dezembro, nos Paços do Concelho de Lisboa, o nosso distinto colaborador Henrique Portela Guedes, Capitão-de-mar-e-guerra da Marinha Portuguesa, foi agraciado pela Marinha do Brasil, tendo recebido a Medalha e Diploma de Colaborador Emérito da Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha. Esta Distinção vem reconhecer um colaboração regular com a Revista Marítima Brasileira que se iniciou há 11 anos.

Fundada em 1851 pelo Primeiro-Tenente Sabino Elói Pessoa, a Revista Marítima Brasileira é hoje a revista marítima mais antiga do mundo em atividade. É editada trimestralmente pela Diretoria do e Documentação da Marinha (DPHDM), dentro dos padrões de produção científica reconhecidos pelos meios académicos.
O Comandante Portela Guedes é igualmente colaborador da Revista de Marinha e da Editora Náutica Nacional, através da qual publicou a obra “A Pirataria Marítima Contemporânea”, com versões em Português e Inglês.
Durante a cerimónia, o Adido de Defesa e Naval do Brasil em Portugal, Capitão-de-mar-e-guerra Hermes Pacheco Pereira de Oliveira, fez uma Conferência subordinada ao tema “A Marinha do Brasil na II Guerra Mundial”, transmitindo aos presentes um conhecimento detalhado sobre uma realidade ainda pouco conhecida em Portugal. Nela foi possível entender a dimensão do sofrimento causado pelo grande conflito mundial ao país irmão, mas também dos avanços na organização e modernização da esquadra do Brasil, decorrentes das necessidades impostas pela sua participação na guerra.

A sessão que foi presidida pelo Representante Permanente do Brasil junto à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Embaixador Pedro Fernando Brêtas Bastos, contou com a presença do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas Portuguesas, Almirante António Silva Ribeiro, e do Presidente do Conselho Diretivo da Sociedade Amigos da Marinha do Brasil em Portugal, Doutor Artur Alexandre Feio de Victoria Candeias
A Revista de Marinha congratula-se com a distinção concedida ao seu colaborador e envia votos de parabéns ao Comandante Henrique Portela Guedes.

A Diretoria do Património Histórico e Documentação da Marinha
A DPHDM, hoje chefiada pelo Vice-almirante Mathias, teve sua origem na Biblioteca da Marinha, criada em outubro de 1846. A Diretoria tem como missão a preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural da Marinha, contribuindo para a conservação de sua memória e para o desenvolvimento da consciência marítima brasileira.
Tendo sob a sua direção várias intituições culturais, como o Museu Naval, o Arquivo da Marinha, a Biblioteca da Marinha e a ilha Fiscal, entre outras, é o organismo da Marinha do Brasil equivalente à Comissão Cultural da Marinha Portuguesa.
