Livros

“COMANDAR NO MAR” apresentado no Funchal

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

No passado dia 18 de maio, no Funchal, as Edições Revista de Marinha promoveram, com o apoio do “Grupo Sousa”, a apresentação do seu último livro, “Comandar no Mar”.

O livro trata das questões inerentes ao desempenho do comando de diversos tipos de navios, incluindo navios de cruzeiro, submarinos, fragatas, navios de pesquisa oceanográfica e pequenas lanchas de patrulha ribeirinha, em tempo de paz e em tempo de guerra, através de depoimentos de homens e mulheres, comandantes da Marinha de Guerra, dos Quadros Permantentes e da Reserva Naval e da Marinha Mercante.

A apresentação decorreu a bordo do navio LOBO MARINHO, pertença do Grupo Sousa,  atracado do cais do Funchal, com a presença de uma numerosa assistência, da qual se assinala o Representante da República na Região Autónoma da Madeira, Juiz-Conselheiro Ireneu Barreto, a Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da RAM, Dr.ª Isabel Torres, o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Alm. António Silva Ribeiro, o Secretário Regional da Educação, Dr. Jorge Carvalho e o Comandante Operacional da Madeira Major-General Cardoso Perestrelo. Presentes igualmente entidades civis e militares e ex-oficiais da Reserva Naval.

Durante a apresentação do livro, o Dr. Brazão de Castro analisou os diversos textos do livro, tendo extraído, em cada um, as ideias-força explicitadas pelos autores. Pelo seu lado, o Cte. MM João Bela, atual Comandante do N/M “Lobo Marinho”, na sua perspectiva de homem do Mar e numa visão de Comandante de navio, apontou os principais aspetos humanos de liderança, que tem de estar presentes no desempenho da função de comando e terminou anunciando que iria dar aos seus oficiais o livro como leitura obrigatória e, numa tirada bem humorada, disse que à leitura se seguiria um “interrogatório”.

Foi uma apresentação bem sucedida e que comprovou a oportuna edição deste livro que veio colmatar a ausência de publicações, que não de teoria, sobre as questões do exercício do comando no mar,  que também pode ser aplicado em qualquer exercício dum cargo de direção.