História

Cte. José Manuel Malhão Pereira conclui Doutoramento

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Revistademarinha, doutoramento, malhão pereira, marinhadeguerra, académico, investigador, história naval, descobrimentos, navegação, roteiros,
Cte. Malhão Pereira defendendo a sua tese de doutoramento.

Com a discussão pública da sua dissertação “Roteiros Portugueses, séculos XVI a XVIII. Sua génese e influência no estudo da Hidrografia, da Meteorologia e do Magnetismo Terrestre” o Cte. José Manuel Malhão Pereira concluiu o seu doutoramento em História e Filosofia das Ciências. Estas provas decorreram na tarde do dia 19 de fevereiro numa das salas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, perante um júri presidido pelo Prof. Doutor Pedro Bárcia Ré e constituído por mais 5 Professores, entre os quais o orientador do trabalho, Doutor Henrique de Sousa Leitão e os dois arguentes, Doutora Maria Isabel Maroto (Universidade de Valladolid) e Doutor Rui de Sousa Loureiro (Universidade Nova de Lisboa). O candidato defendeu a sua tese com muito brilho, tendo sido aprovado com distinção.

desportista, homem de família, combatente, marinheiro, professor e investigador

 

O Cte. Malhão Pereira é um prestigiado Oficial da Armada com uma destacada folha de serviços que inclui o desempenho das funções de Oficial Imediato num destacamento de fuzileiros especiais na Guiné, o comando de uma LDG naquele mesmo teatro de operações, Professor de navegação na Escola Naval, o comando da corveta HONÓRIO BARRETO, desempenhou funções no Comando NATO CINCIBERLANT, em Oeiras, e mais tarde, o prestigiante comando do Navio-Escola SAGRES. Depois de passar à reserva iniciou uma carreira académica e integrou a Academia de Marinha, tendo numerosos trabalhos publicados e sendo frequentemente convidado para proferir palestras e participar em conferencias. A bordo do veleiro MADRUGADA sempre bem acompanhado pela sua Mulher, mantém em dia as suas credenciais de distinto desportista náutico.

A Revista de Marinha felicita calorosamente o Cte. Malhão Pereira, estimado assinante e camarada e amigo de quem estas linhas escreve, desejando-lhe as maiores felicidades, naturalmente extensivas à sua família.

 

Vice-almirante, licenciado em Ciências Sociais e Políticas (ISCSP, 1972/76). Presentemente, é editor e diretor da "Revista de Marinha" e das “Edições Revista de Marinha”, Presidente da Comissão Consultiva da AESE para a “Economia do Mar”, Vice-Presidente do Conselho Supremo da Sociedade Histórica da Independência de Portugal e Presidente da Direcção da Confraria Marítima de Portugal. É também membro activo da Academia de Marinha, da Cofradia Europea de la Vela, Sociedade de Geografia de Lisboa e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.