Marinha de Guerra

Dia da Marinha 2018, Peniche

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Desde o dia 12 de maio, que a Marinha de Guerra Portuguesa, está em Peniche celebrando o Dia da Marinha. As festividades do Dia da Marinha realizam-se durante uma semana e incluem eventos de cariz militar, desportivo, social, cultural e religioso.

Do programa consta um vasto leque de atividades, incluindo exposição de materiais e valências, navios abertos ao público, batismos de mar e a cerimónia propriamente dita que ocorrerá no dia 20, o Dia da Marinha.

dia da marinha, fuzileiros, peniche, batismo de mar, larc-5, anfíbio
Uma lancha anfíbia LARC-5 do Corpo de Fuzileiros desce a rampa do porto para mais um batismo de mar. (foto de Fernando Sousa, via facebook da MP)

A data do Dia da Marinha, é uma homenagem a Vasco da Gama, o grande almirante e navegador português que a 20 de maio de 1498 chegou a Calecute na Índia, contornando o continente africano e ligando a Europa ao Oriente por mar.

Os navios NRP JOÃO ROBY e NRP DOURO estão abertos a visitas, nesta semana, no cais da DOCAPESCA de Peniche.

dia da marinha, portugal, peniche, visitas a navios, nrp douro, nro joão roby, cais da docapesca
Os navios abertos a visitas, atracados no cais da DOCAPESCA. Em primeiro plano o NRP DOURO e mais afastado o NRP JOÃO ROBY. (foto de autor desconhecido via facebook da MP)

Esta sexta, sábado e domingo (18, 19 e 20 de maio) para assinalar o Dia da Marinha, as entradas serão gratuitas para o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama, o Planetário Calouste Gulbenkian e a Fragata D. Fernando II e Glória das 10h às 18h.

Os faróis, aqui assinalados, também estão abertos a visitas entre os dias 12 e 20 de maio.

faróis abertos a visitas, direção de faróis, autoridade marítima, dia da marinha, montedor, peniche, portugal
O farol do Montedor, localizado no Lugar do Montedor, 8 km a norte de Viana do Castelo, é um dos 28 faróis do continente e ilhas, que estão abertos a visitas até dia 20 de maio. (foto AMN)

Até dia 16, a Exposição de Atividades do Dia da Marinha, no largo dos Bombeiros Voluntários, em Peniche,  já tinha recebido a visita de mais de 4.500 pessoas e a corveta JOÃO ROBY e o navio patrulha DOURO, mais de 5.500 visitantes a bordo.

Hoje, dia 17, pelas 17h, no Museu de Marinha será inaugurada a exposição temporária “Carvalho Araújo – A vida pela Pátria”, a qual estará patente ao público entre os dias 18 de maio e 11 de novembro.

Programa completo aqui: Programa do Dia da Marinha 2018