Efemérides

Dia Mundial da Meteorologia – O Oceano, o Clima e o Tempo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O tema do Dia Mundial da Meteorologia — O Oceano, o Clima e o Tempo — celebra o desejo da OMM em ligar o oceano, o clima e o tempo dentro do Sistema Terrestre

Cobrindo cerca de 70% da superfície da Terra, o oceano é o principal motor do clima no mundo, desempenhando um papel central nas alterações climáticas. O oceano é também um grande contribuinte para a economia global, nele circula mais de 90% do comércio mundial e dele retira o sustento 40% da humanidade que vive a 100 km da costa. Reconhecendo isso, os serviços meteorológicos e hidrológicos nacionais,  cientistas e investigadores de todo o mundo monitorizam regularmente o oceano e as suas alterações, modelando a forma como ele influencia a atmosfera e prestando uma ampla variedade de serviços marítimos, como o apoio à gestão costeira, o alerta precoce  e a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. Nos dias de hoje, os impactos crescentes das mudanças climáticas tornaram as observações, os estudos e os serviços marítimos mais críticos do que nunca.United Nations Decade of Ocean Science for Sustainable Development

O tema do Dia Mundial da Meteorologia — O oceano, o clima e o tempo — celebra o desejo da Organização Meteorológica Mundial (OMM) de ligar o oceano, o clima e o tempo dentro do Sistema Terra, e assinala o início da Década das Nações Unidas para Ciência dos Oceanos e o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). A Década pretende galvanizar esforços para reunir a ciência dos oceanos – por meio de ideias inovadoras e transformadoras – como base da informação para apoiar o desenvolvimento sustentável. A OMM, agência especializada das Nações Unidas para o clima, o tempo e a água, tem por objectivo facilitar o conhecimento da ligação íntima entre o oceano, o clima e o tempo. Um conhecimento que nos ajuda a entender o mundo em que vivemos, incluindo os impactos das alterações climáticas, e ajudar os países membros a fortalecer as capacidades individuais para manter vidas e propriedades em segurança — reduzindo os riscos das catástrofes — e contribuir para assegurar a própria viabilidade económica.

Bandeira da OMM
Bandeira da OMM

A OMM comemora este ano 70 anos de existência, desde que, em 23 de março de 1951,  foi formalmente estabelecida, sucedendo a Organização Meteorológica Internacional, criada em 1873.

A Meteorologia define-se como a ciência de estudo dos fenómenos atmosféricos e das suas leis, com especial incidência na previsão do tempo.

O Dia Mundial da Meteorologia será celebrado com um evento virtual, no dia 23 de março, entre as 12:00 e as 14:00 (hora de Lisboa), com o seguinte programa:

Moderador: Dr Paul Egerton, Director of Cabinet, WMO

Palavras de abertura: Prof. Petteri Taalas, Secretary General, WMO

Intervenções principais:

Ambassador Peter Thomson, United Nations Secretary General’s Special Envoy for the Ocean

Mr Selwin Hart, Assistant Secretary-General for Climate Action, Executive Office of the UN Secretary-General

Prof. Antje Boetius, Director, Alfred Wegener Institute

Oradores convidados:

Mr Salvador Gómez-Colón, Climate Resilience/Youth Empowerment Advocate

Ms Alexia Barrier, Yachtswoman, 2020–2021 Vendée Globe

Ms Rachel Moriarty, Head, Prize Design and Impact, Earth shot Prize

Segue-se uma conversa interativa com os oradores e uma mostra de vídeos.

Encerramento

——–

Junte-se ao webinar: https://zoom.us/j/97864738570

10 Comentários

  1. Schieder Da Silva Responder

    O porque dos glaciares terem que derreter.
    A Criaçao funciona como a matematica,è preciso comecar do princìpio para que se possa compreender os seus princìpios.
    Um asteroide ou um cometa,as bases para a contruçao de um planeta com vida teem 0,2 I.Q.
    Uma vez organizados em um sistema planetario como este adquirem o dobro da inteligencia e apartir daqui nunca mais para de crescer e sempre a dobrar,esta è a regra do desenvolvimento de um sistema vivo,funciona como as celulas de um embriao que se duplicam sempre.
    Nao hä inteligencia 00 tudo tem inteligencia.
    E por isso que as materias primas que se encontram debaixo dos gelos nos polos teem que ser postas a circular na nossa cadeia de processamento para que adquira inteligencia,senao seria um peso morto neste planeta vivo,vivo,porque os outros planetas do nosso sistema solar nao teem vida.

  2. Schieder Da Silva Responder

    Grato por ter postado os meus comentarios.
    Faz parte do nosso cotidiano o derretimento dos glaciares e muita preocupaçao a muita gente com medo de alguns paises como Portugal ficarem submersos.
    Os glaciares derretem e para onde è que vai a ägua se realmente os tais paises nao submergem?
    A ägua estä nas pessoas,e em todas as infraestruturas do planeta,um prèdio tem milhoes de litros de ägua,ägua essa que antes estava nos glaciares,estä nos esgotos,nas autoestradas nos carros e camioes que portam pessoas e agua para o funcionamento da mäquina,portanto podemos dizer que uma autoestrada tem tanta ägua como um rio,nos navios e nos avioes,muitos avioes existem e cada um tem muita agua que um dia fez parte de um glaciar,è por isto que os glaciares teem que derreter,existe uma outra razao,mas por hoje ficamos por aqui!

  3. Schieder Da Silva Responder

    Levar gente para fora do nosso planeta,onde se pode ver a olho nu que nao hä biologia,porque nao hä flora,a flora nao apareceu no nosso planeta por acaso,foram necessärios dar os passos para que isso possa ter acontecido,ora ,porque è que se anda ä procura de vida nos outros planetas do nosso sistema solar se esses passos nao estao preenchidos?
    Nao vale apena andar a plantar batatas na Lua,porque nao è possivel,se pessoas que se julgam muito säbias e fazem uma coisa dessas è porque nao entendem nada do que andam a fazer e os dados,resultados, falam por si!
    Se fosse possìvel fazer colonatos nas luas e planetas do nosso sistema solar,seria mais uma frente de batalha em caso de guerra,e como tenho explicado sempre que a guerra e paz fazem parte do nosso cotidiano,nao se podem evitar,logo,seria mais guerra e que seria contra producente para o desenvolvimento da Humanidade no geral,guerras mantem as pessoas alertadas e cautelosas,mas se for demais tambem nao ajuda,e como sabemos em tudo tem que haver sapiencia nas nossas atitudes para bem de todos nös!

  4. Schieder Da Silva Responder

    Eu sei que è difìcil que se aceite a minha teoria sobre a origem das coisas,porque hä outras escolas que dizem outras coisas,mas eu tambem sei que ser diferente è uma virtude e enquanto eu nao vir argumentos contrarios aos meus assim vou continuar.
    Conversei com alguns cientistas ambientais e outros e nenhum me conseguiu convencer do contrario.
    Apesar de se andar ä procura de vida fora do nosso planeta para que um dia se possa lä viver,isso è cem por cento impossivel,nao hä biologia fora do nosso planeta,os outros planetas do nosso sistema solar sao tipo agregado industrial para fornecer energia ao sol e este a nös,è esse o propösito dos outros planetas e nao vale apena andar a matar pessoas nesses viagens insensatas,se querem mandar mäquinas que mandem ,mas nao pessoas!

  5. Schieder Da Silva Responder

    A ägua ao evaporar-se vai fornecer parte do ar que precisamos para respirar a outra parte vem das rochas,que tambem evaporam,mas muito lentamente,mas è daqui que vem o ar que respiramos e dos fogos,sejam eles de que forma forem,seja na forma dos vulcoes ou nos motores de explosao,chaminès das centrais nucleares ,a carvao ou a Diesel,desde que faça faìsca faz ar .
    E entao as ärvores,quando arderem fazem ar,senao vai ser difìcil fazer a flora dar ar como se imagina,porque se as ärvores ,flora, precisam de ar para viver quem foi que fez primeiro o ar?

  6. Schieder Da Silva Responder

    A ägua dos mares,rios,lagos e interiores,vem dos cometas,se os cometas que caìram na terra aquando da sua construçao,se os cometas fossem mais pequenos ou maiores a percentagem da superfìcie coberta por ägua seria diferente,e como nao hä cometas,planetas iguais,porque a Criaçao baseia-se na diversidade,entao isto diz-nos que todos os planetas habitados teem diferentes superfìcies cobertas de terra por ägua,embora isso nao seja importante,porque nao vamos a lado nenhum,è sö para informaçao!
    Embora as rochas tambem tenham ägua,essa nao è suficiente para fazer mares nem rios.
    Se no local onde se construiu este sistema solar houvesse cometas a mais,entenda-se que obrigasse a que a superfìcie do planeta fosse coberta por uma muita ägua e que tornasse a vida impossìvel,entao este sistema solar nao seria construido,mas como sabemos que os cometas sao mais raros do que os asteroides,entao esse problema tambem nao se poe! È sö para mostrar de como funciona a Criaçao de um sistema solar e de como somos insignificantes na alteracao de seja o que for na Terra,fazemos apenas aquilo que nos estä destinado para que no final tudo fique bem!

  7. Schieder Da Silva Responder

    È bom que as pessoas se preocupem com o clima,com o ambiente,com o mar e com todas as coisas relacionadas com o planeta,mas sempre com sabedoria e para que se informem,e neste caso eu vou um pouco mais alèm.
    O nosso planeta funciona melhor do que um relogio,muito melhor!mas como sabemos tambem temos uma Lua,e os dois juntos,o nosso Planeta e a nossa Lua funcionam melhor do que um relögio!
    Depois temos os outros planetas do nosso sistema solar e todos juntos como sistema solar funcionam melhor do que um relogio.
    Nada do que acontecer no nosso planeta,na nossa lua,nos planetas e luas do nosso sistema solar vai afetar o bom funcionamento do nosso sistema solar,nada!
    Tudo vai continuar a funcionar,mesmo contra a vontade dos mais cepticos.
    Como nao estamos sös e pertencemos a uma Galäcia,o sistema è o mesmo nada pode parar o bom funcionamento de cada sistema solar,ou galäcia,mesmo que alguèm diga que um dia a Terra parou para que os judeus pudessem passar a pè seco o mar,a Terra nao parou ,nem pära seja para o que for,porque estamos integrado em um sistema solar,este em uma galacia e esta no universo,logo,nao podemos pensar sö porque alguèm quer fazer alguma coisa o pode fazer sözinho,nao,isso nao è possìvel,tudo funciona como um relogio da maior precisao e nunca falha nas suas marès,nas suas estaçoes do ano e nao suas revoluçoes planetarias,lunares,solares,galaticas e universais!

  8. Schieder Da Silva Responder

    Para que que possa compreender melhor a Terra vamos entende-la como se fosse um embriao.
    Um embriao duplica-se sempre,assim è com a Terra que se move nos seus quatro cantos para que as suas criaçoes progridam sempre aconteça o que acontecer,nunca houve regresso,mesmo quando assim parece,sao pequenas afinaçoes para que as inteligencias terrenas,sejam elas flora ou fauna ,estejam elas no mar ou em terra progridam!
    Esta previsao è certa e pode ser testeficada pela Histöria,seja ela recente ou nao,o planeta progride a uma velocidade cada vez maior e quanto mais tempo passa mais räpido serä,as colheitas serao cada vez maiores e mais frequentes,a fartura de tudo serä sempre uma constante como nunca existiu na Terra!
    Isto è apenas uma forma de mostrar previsoes optimistas para o caso de se andarem a ler coisas pessimistas sobre catastrofes que possam acabar com o nosso nìvel de vida,ou mais grave ainda,com o planeta,nada acaba apenas se transforma!
    Com as previsoes meteorologicas sao apesar de valiosas de curta duraçao.

  9. Schieder Da Silva Responder

    Nao è possìvel reduzir o risco de catastrofes naturais,è preciso que quem escreve sobre isto entenda como tudo funciona e nao andar a dizer coisas sem sentido,nao se pode controlar se um verao vai ser muito quente ou ameno,sö temos que nos preparar para o que vier,isso sim ,è verdade,tudo o resto nao passa de inventar.
    As manifestaçoes da natureza sao afinaçoes necessarias ao bom funcionamento de tudo,do planeta e de tudo o que ele produz,tem que alimentar as inteligencias e faze-las crescer,entao tem que usar de todos os meios ao seu alcance para que isso aconteca,o que para nös pode ser um pouco duro,mas que tem de ser feito,para que a flora ,a fauna e as pessoas possam progredir,e nunca atè hoje houve tempo em que nao houvesse progresso no planeta!
    O que parece ser poluiçao para uns nao o è na realidade,mas e apenas o funcionamento normal do planeta e que nao è entendido por muitos,mas que mesmo assim nao lhes faz dano,porque nao teem qualquer possibilidade de mudar seja o que for,e para aqueles que acham que entendem muito do planeta,pois o resultado è o mesmo que os dos anteriores,nao podem fazer nada,mas e apenas assistir ao bom funcionamento do nosso lar aqui neste planeta,façam eles o que fizerem!

  10. Schieder Da Silva Responder

    Apesar das grandes preocupaçoes que temos com o clima e com o planeta em geral è importante compreender como funciona o planeta com as suas estaçoes e para que servem.
    È claro que embora possa parecer ousado nas minhas palavras,tenho um livro escrito sobre estas coisas e sobre elas tambem bastante escrevo e reflito sobre o nosso papel no nosso sistema solar,mais nao adianto,mas no meu livro vou muito mais alèm,mas aqui vamos ficar pelo nosso planeta.
    Nada vai acontecer de mal para que nos tenhamos de preocupar se o planeta aguenta tal carga da dita poluiçao,e se vamos ter alimentos para todos no futuro.
    A resposta è simples,atè aqui a Terra tem-nos dsdo tudo o que precisamos e atè de sobra para que nao haja preocupaçoes infundadas,porque para nao me alongar muito ,basta dizer que o futuro serä ainda melhor e nada pode parar esse bem estar,porque se estudarmos a Historia,podemos ver que nunca se esteve tao bem como agora,mesmo aqueles que mesmo assim estao mal,no passado ainda estavam pior.
    Somos simples pioes neste planeta e nada do que façamos vai fazer parar o progresso eterno,è isso nao hä na Histöria tempo algum em que houvesse retrocesso,mesmo que isso possa parecer,mas na realidade,o planeta nunca para de crescer,nunca!

Comentar