Conferências

“Encontros do Mar no Alqueva” regressaram a Mourão

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os “Encontros do Mar” têm como objetivo informar as empresas e as forças vivas dum determinado município para as oportunidades que o Mar pode criar, direta e indiretamente, para a economia local.

No passado dia 18 de setembro a Câmara Municipal de Mourão e a Associação Economia Azul dinamizaram em Mourão a segunda edição dos “Encontros do Mar no Alqueva” com o objetivo de promover a reflexão, formar e informar, sobre temáticas vocacionadas para o desenvolvimento dos setores económico e turístico ligados aos Alqueva.

Em Mourão, o evento promoveu a realização de um festival náutico durante o período da manhã, no qual participaram as crianças do Agrupamento de Escolas de Mourão, e duas mesas redondas no período da tarde, uma sobre turismo (poluição nas águas, atividades marítimo-turísticas, clube náutico e investimentos) e a segunda sobre o Alqueva (fundos europeus, agências de desenvolvimento do Alentejo, associativismo e os desafios do Alqueva).

Estes encontros são gratuitos e destinam-se às empresas e aos empresários locais que dão importância a estes temas ou que procuram informação. Em cada Encontro é feita uma adaptação especial às especificidades locais, sabido que cada região tem características únicas e irrepetíveis.

A ligação do Alqueva com as escolas, as iniciativas da Câmara para melhorar as condições de fixação dos jovens, a criação e o desenvolvimento de projetos económicos sustentáveis, o turismo, o ambiente e a poluição, são preocupações que merecem permanente reflexão.

O evento foi uma organização da Câmara Municipal de Mourão e da Associação Economia Azul que contou com os apoios da DGEstE, Agrupamento de Escolas de Mourão, ADRAL, Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, EDIA, Santa Casa da Misericórdia de Mourão, Museu da Luz, Revista de Marinha, Aderem, Junta de Freguesia de Mourão, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Crédito Agrícola.

A Associação Economia Azul, uma entidade virada para o desenvolvimento económico regional e local.

A Associação Economia Azul foi criada em 2017, com o objetivo de mobilizar recursos junto de Autarquias, Empresas nacionais e estrangeiras, juntando o sector público e o privado, aproximando empreendedores, financiadores e facilitadores, tendo em vista a estruturação e a concretização de negócios de valor acrescentado destinados a promover a Economia do Mar de uma forma sustentável (Economia Azul), no quadro do esforço nacional de promover o regresso de Portugal ao Mar, numa perspectiva de âmbito Regional e Local.

Este projeto começou com uma iniciativa da Revista de Marinha em 2016, com o objetivo de formar e informar as empresas e as forças vivas de cada região, sempre em parceria com as Câmaras Municipais, para as oportunidades que o Mar traz, direta e indiretamente, para a economia local.

Encontros do Mar, divulgando a economia do mar a nível local, foram desde então realizados na Ericeira, Nazaré, Figueira da Foz e no Alqueva junto a Mourão, contribuindo para criar a “onda de fundo” capaz de tornar o Mar num desígnio nacional e os objetivos da economia do Mar numa realidade concreta.

Através das experiências concretas realizadas, a Associação Economia Azul – Unidos pelo Mar, passou a incorporar nos seus Encontros, um conjunto de actividades, incluindo, entre outras, um Festival Náutico destinados às escolas e aos jovens, com o objetivo de conhecerem e praticarem vários desportos náuticos aproximando-se do Mar, uma Feira de Atividades Económicas de produtos e serviços de empresas locais e regionais durante os Encontros de Mar, fomentando o contacto entre empresários, um  debate em auditório de temas selecionados e que são relevantes para a região, sempre com o apoio de peritos e especialistas e a organização de prémios para a juventude, para “lembrar” o Mar.

(fontes AEZULMAR e CM Mourão)