Homenagem

Entrega de Prémios de colaboração Revista de Marinha

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Todos os anos, na cerimónia comemorativa do aniversário da fundação da Revista de Marinha, é ponto alto a entrega dos prémios de colaboração.  Estes prémios constituem uma distinção e uma recompensa aos melhores colaboradores, bem como, também são um estímulo para todos os atuais e futuros colaboradores da Revista de Marinha.

A Editoria Náutica Nacional tem definidos dois prémios de colaboração com regulamentos publicados, sendo um anual e destinado a premiar o melhor trabalho desse ano, e outro atribuído de três em três anos para distinguir o colaborador mais regular e consistente.


A ENN – Editora Náutica Nacional, Lda. atribui os prémios “Maurício de Oliveira” e  “Gabriel Lobo Fialho” com o objetivo de reconhecer a importância da colaboração dos autores dos conteúdos da Revista de Marinha.

O prémio é constituído pela oferta de um objecto decorativo de características náuticas, ou de uma peça artística de pintura ou escultura relacionada com o Mar (atualmente o indicado na imagem à direita). O autor do trabalho premiado receberá, para além desse prémio, um diploma assinado pelo Presidente do Júri, do qual constará o titulo do trabalho, o nome do seu autor e a indicação do ano a que diz respeito.

O prémio e o diploma em apreço serão entregues ao autor premiado em cerimónia pública, pelo sócio-gerente da firma ENN – Editora Náutica Nacional, Lda.

 

Prémio “Maurício de Oliveira”

  • A criação do prémio “Maurício de Oliveira”, instituído pela ENN – Editora Náutica Nacional, Lda., tem como objectivo reconhecer a importância da colaboração dos autores nos conteúdos dos diversos números da revista.
  • A atribuição do prémio “Maurício de Oliveira” constituirá ainda um estímulo quer à apresentação de trabalhos adicionais pelos colaboradores da revista, quer ao aparecimento de novos colaboradores.

Ver Regulamento Ver Diploma

 

Prémio “Gabriel Lobo Fialho”

  • A criação do prémio “Gabriel Lobo Fialho”, instituído pela ENN – Editora Náutica Nacional, Lda., tem como objectivo reconhecer a importância da regularidade e da consistência da colaboração dos autores nos conteúdos dos diversos números da revista.
  • A atribuição do prémio “Gabriel Lobo Fialho” constituirá ainda um estímulo quer à apresentação com regularidade de trabalhos pelos colaboradores da revista, quer ao aparecimento de novos colaboradores.

Ver Regulamento Ver Diploma

 

Quem são os patronos dos prémios?

Maurício de Oliveira, ingressou no jornalismo aos 17 anos, aquela que seria a paixão da sua vida. Sucessivamente Repórter, Redactor, Chefe de Redacção e Director de dois grandes diários nacionais, interessou-se especialmente por temas de Marinha, tornando-se um vigoroso propagandista do ressurgimento da Armada, bem como seu cronista e divulgador da sua história, sendo extensa a lista de obras e artigos publicados sobre o tema.

 

 

 

Gabriel Lobo Fialho, capitão-de-mar-e-guerra, foi um distinto oficial de Marinha, membro da Academia da Marinha e Director da Revista da Marinha. Entrou para a Escola Naval em 1950, tendo-se, posteriormente, especializado em hidrografia, o que levou à sua participação na Missão Hidrográfica de Moçambique, nomeadamente no levantamento hidrográfico do Lago Niassa. Comandou o draga-minas NRP SÃO JORGE, que deu apoio a várias campanhas oceanográficas, e o NRP ALMEIDA CARVALHO, navio hidrográfico, onde foi o seu primeiro comandante, tendo cumprido com brio a missão de aceitação do navio nos E.U.A.