Escaparate

GIL EANNES, San Jones

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O tema da Pesca do Bacalhau tem um manancial de recursos inesgotável. A diversidade de facetas que suscita surpreende-nos a cada momento.

António Trabulo, que passou 374 dias a bordo do Gil Eannes nos idos de 1970/71, como médico da Reserva Naval, dá-nos a conhecer através de histórias romanceadas, aspetos inéditos da vida a bordo do GIL EANNES, desde os tratamentos à vida diária, das notícias e reações às mesmas consoante os grupos profissionais e posições políticas, como foi o caso da morte  de Salazar que deu «pano para mangas», alimentando histórias «sui generis», algumas inverosímeis.

Navio Museu Gil Eannes, Viana do Castelo, livro, Antrónio Trabulo, San Jones,
Na mesa da conferência o Cmdt Lomba da Costa, Eng.José M. Costa, Dr. António Trabulo e Dr. Pedro Miguéis (foto do autor)

O autor delicia-nos com pormenores da vida, a bordo  e em terra, rocambolescos; o caso do medo das noites escuras do Passarinheiro (nome fictício de um tripulante), as idas a San Jones (nome que os pescadores davam a St. John’s) aproveitando para fazer algumas compras, poucas, por que o poder de compra era baixo, e arregalar a vista com as meninas da Water Street ( a artéria mais antiga de toda a América do Norte – remonta a 1540), são algumas curiosidades que estimulam a leitura avidamente até ao final.

O autor tem uma linguagem simples, mas persuasiva, que nos prende a atenção e nos inebria duma forma compulsiva. António Trabulo é autor de 15 livros que receberam até à presente data 13 distinções literárias. Este romance, com o nome San Jones, obteve uma menção especial do júri (equivalente ao 2.º lugar) na edição 2016/17 do Prémio João Gaspar Simões.

Navio Museu Gil Eannes, Viana do Castelo, livro, Antrónio Trabulo, San Jones, Rui Carvalho
Graficamente o livro está magnificamente estruturado pelo designer Rui Carvalho que, com ilustrações inéditas complementou o conteúdo e muito enriqueceu o livro. (foto do autor)

A Fundação Gil Eannes patrocinou a edição desta obra que vem enriquecer o acervo editorial da Fundação, facto que se regista e enaltece.

Paralelamente ao lançamento desta obra literária, foi inaugurada uma mostra de 20 quadros pintados por médicos, alusivos ao tema da pesca do bacalhau, que desta forma quiseram associar-se ao autor engrandecendo a efeméride.

Navio Museu Gil Eannes, Viana do Castelo, livro, Antrónio Trabulo, San Jones,
O escritor, Dr. António Trabulo, médico da Reserva Naval (foto do autor)

A obra foi apresentada a bordo do navio-hospital-museu GIL EANNES, atracado na antiga doca comercial em Viana do Castelo, e contou com a presença do Presidente da Fundação Gil Eannes e concomitantemente Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, sr. Engenheiro José Maria Costa, do comandante João Lomba da Costa, administrador da Fundação, do médico-cirurgião Pedro Miguéis, em representação dos médicos pintores e naturalmente do autor António Trabulo.

Navio Museu Gil Eannes, Viana do Castelo, livro, Antrónio Trabulo, San Jones, Rui Carvalho
A bonita ilustração da capa da autoria de Rui Carvalho (foto do autor)

O livro pode ser adquirido na Fundação Gil Eannes, Navio GIL EANNES – Doca Comercial; 4900-321 Viana do Castelo ou através de e-mail: geral@fundacaogileannes.pt ou ainda ligando para: tel. +351 258 809 710 tlm. +351 914 534 707.

Manuel De Oliveira Martins

Manuel de Oliveira Martins, Comandante da Marinha Mercante, chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001. Colabora com a Revista de Marinha desde agosto de 2017.

1 Comentário

  1. Schieder da Silva Responder

    Estive em saint john em 77 foi sö para abastecer e voltar a Norfolk e daì para o sul,os pescadores deram-nos algum bacalhau,caras,
    Fiz a NATO de 77

Comentar