Desportos Náuticos

GKA Kitesurf World Tour passou por Viana

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

O vento moderado e o mar encrespado permitiram que os atletas pudessem espraiar todo o potencial na praia do Cabedelo

Durante quatro dias (7 a 11 de junho) os cerca de 50 atletas, que a Global Kitesports Association (GKA) trouxe a Viana do Castelo para disputarem as provas nas disciplinas de Wave e Strapless Freestyle, esperaram que o Deus Eolo soprasse para poderem desenvolver e mostrar as técnicas altamente sofisticadas que a modalidade exige.

kitesurf, gka, viana do castelo,
Kites frente à praia do Cabedelo (foto do autor)

Finalmente no último dia (12 de junho), o vento soprou moderado e o mar encrespado permitiu que os atletas pudessem espraiar todo o potencial acumulado e assistimos a ensaios maravilhosos praticados pelos melhores atletas mundiais que quiseram disputar pela primeira vez em Viana do Castelo a GKA Kitesurf World Tour.

As provas que estavam agendadas para se realizarem em 6 dias tiveram de ser restritas às provas de Strapless Freestyle. O vento ajudou e, o que se previa redundasse em fracasso, acabou por ser um sucesso, que dignificou a Global Kitesports Association, a praia do Cabedelo, a Câmara Municipal e a organização do evento, o Feelviana Sport Hotel.

kitesurf, gka, viana do castelo,
Prova de freestyle (foto do autor)

Os prémios foram entregues aos vencedores no final do dia 12 de junho contando com a presença do sr. Presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Capitão do Porto, patrocinadores e numeroso público, ficando assim distribuídos:

HOMENS

1: Matchu Lopes (ESP/CV)

2: Airton Cozzolino (ITA/CV)

3: Keahi de Aboitiz (AUS)

4: Mitu Monteiro (CV)

kitesurf, gka, viana do castelo,
Entrega de prémios masculino (foto do autor)

MULHERES

1: Moona Whyte (USA)

2: Jalou Langeree (NL)

3: Carla Herrera Oria (ESP)

4: Inês Correia (PRT)

kitesurf, gka, viana do castelo,
Entrega de prémios feminino (foto do autor)

Prémio Melhor Estreia Homens – RAFAEL DA SOUZA (BRA)

Prémio Melhor Estreia Mulheres – CHARLOTTE CARPENTIER (FRA)

 

Melhor Manobra – Homens – AIRTON COZZOLINO (ITA/CV)

Melhor Manobra – Mulheres – CHARLOTTE CARPENTIER (FRA)

Nos dias em que não puderam «navegar», os atletas tiveram oportunidade de conhecer a cidade e as redondezas, tendo ficado encantados com as belezas naturais e a forma como foram recebidos pelas instituições e pessoas. Estão de parabéns os funcionários do hotel ed todos os que participaram na organização desta prova que terminou com nota alta. Para o ano há mais.

Manuel de Oliveira Martins, Comandante da Marinha Mercante, chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001. Colabora com a Revista de Marinha desde agosto de 2017.