Outros temas

“História da Liga Naval Portuguesa (1900-2020)” apresentado em Faro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Teve lugar no dia 22 de Outubro, no auditório do IPDJ-Instituo Português do Desporto e Juventude de Faro, a apresentação do livro “História da Liga Naval Portuguesa (1900-2020)”, cujo autor é o Contra-almirante (ref) Eng. Fernando David e Silva.

Na mesa de honra estiveram presentes, além do autor, o director do IPDJ-Faro, Dr.  Custódio Moreno, o apresentador do livro, Professor Doutor Manuel Rebelo Marques e o representante da administração da Editora Náutica Nacional, Vice-almirante (ref) Alexandre da Fonseca.

Abriu a sessão o director do IPDJ, anunciando a realização deste evento como parte das comemorações dos 30 anos daquela instituição de Faro.

Na sessão estiveram disponíveis vários exemplares da obra História da Liga Naval Portuguesa (imagem João Gonçalves)
Na sessão estiveram disponíveis vários exemplares da obra (imagem João Gonçalves)

Seguiu-se no uso da palavra o editor do livro, Alexandre da Fonseca. Começou por partilhar com a plateia a sua ligação ao Algarve, referindo o seu avô, que teve um papel de relevo no passado farense. Mencionou as razões que o levaram a editar esta obra, descrevendo ainda o processo que envolveu a Confraria Marítima de Portugal – Liga Naval, presentemente dirigida pelo Contra-almirante (ref) António Bossa Dionísio, no patrocínio desta obra.

O professor Rebelo Marques presenteou a plateia com uma brilhante apresentação deste trabalho que começou por ser uma tese de doutoramento e, por desafio do editor, adaptado a um livro para um público mais geral.

Um esclarecimento muito completo pelo autor, fechou a sessão de palavras para dar lugar ao momento de autógrafos, enquanto a mesa de convívio oferecia um vin d´honneur com vinhos da Quinta da Chocapalha.

Entre uma interessada assistência, encontravam-se os senhores comandante da Zona Marítima do Sul e o Capitão do Porto de Olhão.

 

Colaboração de Isabel Pereira (Nota: a escrita deste texto não segue o AO1990)

Comentar