Paulo Henrique Silva, como autor de magníficas fotos e de breves mas interessantes textos, acompanhado por Álamo Menezes e Paulo J. M. Barcelos, e com design gráfico de Cecília Matos, deram à estampa um pequeno livro, de grande qualidade, excelente encadernação e imagem, daqueles que à primeira vista parecem interessar apenas a um pequeno nicho de leitores, viajantes e observadores, mas que é um verdadeiro tesouro.

Das Selvagens às Desertas, passando pela Madeira, Açores e Berlengas, Paulo Henrique Silva, com visível sensibilidade e talento, através da lente da sua câmara fotográfica, em fotos ora a preto e branco, ora a cores, a que juntou um CD com gravações audio dos mais inesperados sons da Natureza, convoca-nos para uma viagem “ao mundo das Ilhas de Portugal” chamando a nossa atenção … para aquilo de que não se fala, ou de existência desconhecida.
Como o autor nos diz:
… vivo num país chamado Portugal, numas ilhas chamadas Açores … dizem que a vida por aqui está a mudar e que as paisagens estão a transformar-se. Decidi também deixar uma marca. Percorri todos os arquipélagos do meu país e andei nas ilhas mais remotas e nos lugares mais isolados. Dormi com aves, escaravelhos e vulcões, senti os cheiros das florestas, comi com as lagartixas e as osgas, rastejei com as aranhas … guardei tudo o que vi e ouvi. Um dia, daqui a muito tempo, poderemos dizer que existiram umas ilhas com vida abundante no meio do mar de um país chamado Portugal. Daqui a 300 anos.
Conhecer e divulgar esta pequena obra, verdadeiramente singular, é o mínimo que podemos fazer para agradecer um trabalho precioso, feito com paixão, por alguém que quer defender e revelar a pureza ambiental que conhece e que por isso termina este seu livro dizendo:
… passei a acreditar em lugares mágicos e em pontos de telurismo. Apetece pedir: Por favor, leve-nos consigo!
Este é daqueles livros que nos pode transportar, qualquer que seja a nossa idade, estado de espírito ou saúde – sem saírmos sequer do conforto do nosso sofá – a reinos ainda desconhecidos, mais longe ou mais perto de nós, através de imagens e sons que nos falam de mar, terra, fauna e flora, e a que só falta mesmo juntar os cheiros.

Esta 1ª edição, da Associação “Os Montanheiros”, data de 2017, de Angra do Heroísmo, com impressão de Nova Gráfica, Lda, teve o patrocínio do ICNF, do IFCN, da Estação de Biologia Marinha do Funchal e da Sata, Azores Airlines. A todos, os parabéns da Revista de Marinha!
Encontra-se à venda por 15€ na loja digital da Associação “Os Montanheiros”. Os contactos são tel 29 521 2992, 96 136 2215, e-mail montanheiros@montanheiros.com , endereço postal Rua da Rocha, nº 8 Angra do Heroísmo 9700-169 Terceira – Açores.