No passado dia 12 de Dezembro, numa iniciativa da Liga de submarinistas alemã, a que se associou a guarnição de provas do estaleiro fabricante do navio – thyssenkrupp Marine Systems, sucessora do estaleiro HDW – efectuou-se uma singela, mas sentida homenagem aos camaradas em eterna patrulha a bordo do ARA* S. Juan.
Consistiu a cerimónia na deposição junto ao Monumento de Homenagem aos submarinistas mortos em serviço, situado em Heikendorf, junto a Kiel, de duas coroas de flores, uma da “Verein Deutsche Ubootfahrern” (liga dos submarinistas alemães) e outra do estaleiro tkms, representado por elementos da sua guarnição de provas.
Compareceram ainda o Sr. Fernando Brun, Cônsul da Argentina em Hamburgo e um camarada da Marinha Argentina, ex-comandante de submarinos e que se encontra actualmente naquele país a frequentar um curso de habilitação a oficial general.
Após algumas palavras em homenagem à guarnição do S. Juan pelo Kapitan-zur-See Michael Setzer, presidente da Liga, o Sr. Cônsul agradeceu a realização da cerimónia e a presença de todos, realçando o quão gratificante lhe era testemunhar a existência de elos de camaradagem unindo os submarinistas de várias nações e a sua relevância na manutenção do moral dos familiares da tripulação.
Associou-se igualmente a marinha alemã, através da presença de alguns elementos da sua Esquadrilha de Submarinos e de duas das suas unidades, fundeadas no fiorde de Kiel em frente ao monumento.
- nota da redação: ARA significa Armada Republica Argentina e é o prefixo dos navios de guerra daquele país sul-americano. Por comparação em Portugal o prefixo é NRP (Navio da República Portuguesa, no Reino Unido, HMS (Her Majesty Ship) e nos EUA, USS (United States Ship). Nem todos os países definem prefixos para os seus navios, França, Brasil e Espanha, por exemplo, não têm.