Escaparate

Edições Revista de Marinha apresentam…

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Lugares Azuis, por Miguel Marques

Como cada lugar azul retratado encerra toda uma História marítima, cada texto tem uma relevante mensagem sobre o presente e o futuro do mar, dos lagos e dos rios.

As “Edições Revista de Marinha” têm o gosto de anunciar mais uma publicação, um livro da autoria do Dr. Miguel Marques, onde cada texto tem como centro da ação um lugar, uma localização geográfica que funciona como uma arena onde acontecem dinâmicas que podem envolver marinheiros, pescadores, líderes e ecossistemas, entre outras referências marítimas. As páginas deste livro resultam de um desafio que foi lançado ao autor, de descobrir as histórias escondidas em lugares de Portugal marcados pela água doce ou salgada e de as escrever, de forma regular, durante dois anos. E não faltaram lugares pois Portugal é um país repleto de lugares ribeirinhos, na costa continental e nas ilhas dos Açores e da Madeira, e no seu interior, com grandes rios, lagoas e lagos.

Peixe a secar, Póvoa de Varzim. (imagem de Olafpictures, via Pixabay)

Por coincidência, ou talvez não… este desafio de escrita coincidiu com outro desafio profissional que levou o Dr. Miguel Marques a percorrer todo o mundo para conhecer, em detalhe, a realidade atual do uso do mar pela humanidade. Ao passar por cidades como Vancouver, Singapura, Luanda, Tóquio, Nova Iorque, Oslo, Salvador da Bahia, Hamburgo, Xangai, Copenhaga, Seul, Amesterdão, Hong-Kong, Dublin, Halifax e Rio de Janeiro, entre outras, o autor teve a oportunidade de constatar semelhanças e diferenças com as cidades e os lugares portugueses, que já tinha visitado, acabando por servir de inspiração para a escolha do lugar azul português referente a cada texto deste livro. Como cada lugar azul retratado encerra toda uma História marítima, cada texto tem uma relevante mensagem sobre o presente e o futuro do mar, dos lagos e dos rios. Estes recursos naturais são vitais para um harmonioso desenvolvimento económico, social e ambiental da humanidade. A velocidade de transformação da humanidade é estonteante e o crescimento da população é acelerado. Todos somos importantes para a defesa da sustentabilidade dos mares e dos rios, bem como do reforço da identidade marítima.

 

Depende da nossa geração cooperar no sentido de garantir à geração futura que continuará a ter, em Portugal, fascinantes lugares azuis!

Pode já encomendar este livro, com cerca de 200 páginas, tem um excelente aspeto gráfico e aborda de um modo inovador um tema particularmente relevante para o nosso País. Poderá ainda ser uma oferta de prestígio.

Lugares Azuis, por Miguel Marques (capa do livro)

O livro em apreço vai ser objeto de uma primeira apresentação na Póvoa de Varzim, em 30 de novembro, local de nascimento do autor, a que se seguirão apresentações nas cidades do Porto e de Lisboa e noutros locais a definir. O livro estará disponível para entrega a partir de 30 de novembro.

 

O custo desta obra, IVA incluído, são 15€. Caso seja enviado pelo correio, acrescem os portes, na importância de 3,5€.

Poderão ser solicitados esclarecimentos ou formalizadas encomendas através do e-mail revistamarinha@gmail.com ou pelos 21 580 9891 e 91 996 4738.

 

Fátima Fonseca

Licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é editora da "Revista de Marinha" e das “Edições Revista de Marinha”, com as quais colabora regularmente desde 2012.

Comentar