Escaparate

Maritime and Technical English for Deck Officers

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Esta obra destina-se sobretudo a oficiais das Marinhas de Comércio e da Marinha de Guerra, assim como a todos os que estudam Ciências do Mar e também a quem pretenda melhorar o seu nível de inglês técnico marítimo.

O livro é da autoria da Profª Elisa de Sá Bandeira, professora há mais de 26 anos na Escola Superior Náutica Infante D. Henrique, e ela própria com experiência de mar, enquanto oficial radiotelegrafista durante dez anos. embarcada em diferentes tipos de navios de carga.

Os professores Elisa Bandeira (autora) e Luís Filipe Baptista (diretor da ENIDH) no dia do lançamento da obra.
Os professores Elisa Bandeira (autora) e Luís Filipe Baptista (diretor da ENIDH) no dia do lançamento da obra. (imagem ENIDH)

Com um valioso curriculum e a preparar agora o seu Doutoramento em Didática da Língua Inglesa, a professora Elisa Bandeira acaba de publicar o 1º volume de uma obra de grande interesse e utilidade, bem concebido, muito bem sistematizada e abarcando um amplo leque de tópicos indispensáveis a uma boa comunicação em língua inglesa e ao bom desempenho de funções a bordo de qualquer navio.

O livro está dividido em quatro partes, tendo a primeira parte cinco unidades didáticas: a ponte e auxiliares de navegação; segurança; navegação; marinharia; a função de oficial de quarto. A segunda parte tem exercícios de role-playing, diálogos simulando situações-tipo que qualquer oficial terá de enfrentar. A terceira parte inclui gramática inglesa sempre aplicada em contexto marítimo. A quarta parte tem soluções para os exercícios propostos em cada unidade. E o livro termina com algumas notas de gramática, como os verbos irregulares, e um glossário bastante completo com vocabulário técnico indispensável e sua explicação em língua inglesa.

Na ponte dum navio, as ordens e instruções são por necessidade em linguagem técnica marítima, quase sempre no idioma Inglês. (imagem Instagram kinnard blache)
Na ponte dum navio, as ordens e instruções são por necessidade em linguagem técnica marítima, quase sempre no idioma Inglês. (imagem Instagram kinnard blache)

Além de vários textos de cariz técnico, a autora, com grande criatividade, propõe os textos de role-playing com personagens fictícias, mas algumas delas inspiradas em Oficiais com quem navegou e muito aprendeu, tendo sido para ela… um exemplo de competência e profissionalismo. Estes exercícios de oralidade têm ainda um apoio suplementar em gravações áudio, a que os alunos podem aceder em “echobravoenglish.com”.

Estão, pois, de parabéns, a autora e a editora, por uma obra tão completa e de extrema utilidade, que certamente será indispensável tanto a alunos como a professores.

Capa do livro Maritime and Technical English for Deck Officers
Capa do livro Maritime and Technical English for Deck Officers

O livro foi publicado em março de 2020, tem a chancela “Sítio do Livro”, das Edições Ex Libris. O seu preço de capa é de 25,50 € e encontra-se à venda na papelaria da Escola Náutica, na loja online da RM e no site www.echobravoenglish.com . Aos interessados deixamos aqui os contactos da autora, t/m 92 919 1530, e-mail elisa.bandeira@echobravoenglish.com .

Fátima Fonseca

Licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é editora da "Revista de Marinha" e das “Edições Revista de Marinha”, com as quais colabora regularmente desde 2012.

Comentar