Ensino e Formação

Mestrado em Direito e Economia do Mar da Nova é o 4º melhor do Mundo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Classificado como 4.º melhor mestrado a nível global pelo ranking Eduniversal, o Mestrado em Direito e Economia do Mar – A Governação do Mar, da Nova School of Law, é um orgulho para a área do mar e para Portugal.

Nascido em 2015, com o objetivo expresso de uma forte vocação interdisciplinar, tem conhecido evoluções significativas ao longo destes seis anos de existência. No presente ano letivo passou a ser lecionado em língua inglesa, “o que permite alargar o leque de mestrandos e, ao mesmo tempo, preparar os estudantes portugueses para interagirem e trabalharem com o mundo inteiro”, explica a Prof.ª Assunção Cristas que, regressada à Faculdade há um ano, integra a coordenação do mestrado com o Prof. Armando Marques Guedes e o Prof. Vasco Weinberg.

O Professor Armando Marques Guedes (Mestrado em Direito e Economia do Mar da Nova é o 4º melhor do Mundo)
O Professor Armando Marques Guedes

Atendendo à diversidade dos temas ligados ao oceano, e assumindo sempre uma visão integrada, no próximo ano letivo a estrutura da parte escolar (2 semestres) vai tornar-se mais flexível de modo a permitir a cada estudante fazer o seu próprio percurso. Para além de um núcleo de oito disciplinas obrigatórias, como International Law of the Sea, Maritime Security ou Ocean Policies, haverá um conjunto muito alargado de disciplinas de opção. Os mestrandos poderão escolher as disciplinas mais adaptadas aos seus interesses de cadeiras tão diversas quanto Port´s Law and Shipping Managment, International Comercial Law, Business, Human Rights and Environment ou The Sea and Maritime Identity.

Os estudantes que concluíram o Mestrado em Direito e Economia do Mar nos anos anteriores trabalham nas mais diversas áreas e instituições públicas e privadas, em Portugal e no estrangeiro.

O foco da Nova School of Law sempre foi formar pessoas para fazer a diferença no mundo e essa é uma preocupação central deste mestrado, profundamente focado nos grandes problemas da atualidade”,

sublinha a Prof.ª Assunção Cristas.

A Professora Assunção Cristas (Mestrado em Direito e Economia do Mar da Nova é o 4º melhor do Mundo)
A Professora Assunção Cristas

A forte preocupação de interdisciplinaridade, visível na estrutura do mestrado e no corpo docente, tem reflexo na diversidade de formação de base dos estudantes. A maioria dos estudantes vem de direito, mas há cada vez mais provenientes de Ciência Política, Relações Internacionais ou Economia. No presente ano letivo há mesmo uma mestranda recém licenciada em biologia e um diplomata estrangeiro com licenciatura em medicina”,

explica a Prof. Armando Marques Guedes.

Esta diversidade de percursos é muito enriquecedora e permite uma abordagem crítica mais aprofundada aos vários temas à luz dos desafios do desenvolvimento sustentável do mar”,

acrescenta a Prof.ª Assunção Cristas.

O objetivo é continuar a crescer em qualidade e diversidade e atrair cada vez mais estudantes de geografias diversas. As candidaturas para o próximo ano letivo estão abertas (www.novalaw.unl.pt). Nos anos anteriores houve fases de recrutamento mais próximas do início das aulas, pelo que vale a sempre a pena verificar.

Comentar