Capacidade técnica, inovação e potencial de exportação da indústria naval portuguesa
O PUNTA TIGRE foi construído pela Navaltagus, empresa do GRUPO ETE, e é um exemplo de como a engenharia e construção naval portuguesas colocam o conhecimento ao serviço de soluções técnicas específicas. É também um sinal do potencial de exportação deste setor da indústria e, como tal, da sua capacidade de criar riqueza para o país.

O workboat PUNTA TIGRE foi encomendado para trabalhar no Uruguai, na complexa cadeia de operações fluviais que abastecem a Montes del Plata, a maior fábrica de pasta de papel do mundo, que produz 1,4 milhões de toneladas de celulose por ano.
O armador apresentou requisitos genéricos como versatilidade, robustez e a grande capacidade de manobra em zonas estreitas e sinuosas do rio, bem como uma força de tracção de 1.5T, 9 nós de velocidade e capacidade para transportar troncos de madeira no convés.
O projeto foi desenvolvido pelo gabinete CMT, sendo este um modelo único.

A construção foi atribuída através de consulta a dois estaleiros, um português, da Navaltagus, e o outro britânico especializado neste tipo de embarcações. O estaleiro da Navaltagus superou a proposta do concorrente.
O assentamento da quilha ocorreu em 23 de julho de 2018, tendo sido construído em 6 meses, o que é um feito assinalável, muito mérito do engenheiro Miguel Roque, que liderou a construção, e dos engenheiros João Piroto e Keith Schneider, que o assistiram.

A Navaltagus um estaleiro português com mais de 40 anos de experiência
Com uma área total de 30 mil metros quadrados, o estaleiro da Navaltagus está situado no Seixal e oferece todas as condições técnicas para a realização de trabalhos em seco, no cais de aprestamento ou em oficinas cobertas. Nele têm sido encontradas soluções eficientes e inovadoras,

Com 40 anos de experiência e uma atualização permanente ao nível da tecnologia e do conhecimento, a Navaltagus é uma referência em engenharia, construção e reparação naval.
A Navaltagus oferece soluções inovadoras, eficientes e à medida de cada cliente em projetos de engenharia, construção de navios e reparações de embarcações de pequeno e médio porte, nomeadamente gruas flutuantes, rebocadores, batelões, pontões de acostagem e outro equipamento naval.

O estaleiro possui 3 carreiras de alagem de 150 e 200 metros em plano inclinado, para navios até 100 metros e com uma capacidade de elevação até 35 toneladas. O cais de aprestamento recebe navios até 120 metros e com calado máximo de 4 metros. Tem também disponível uma doca seca permite navios até 64 metros, largura até 12 metros e calado até 5metros.
Nas suas oficinas, com uma capacidade de elevação até 25 toneladas, a Navaltagus executa trabalhos de electricidade geral, tubagens e carpintaria; trabalhos de caldeiraria em aço e alumínio, soldadura, oxicorte e plasma; construção e reparação de estruturas metálicas e ainda trabalhos de mecânica e serralharia.

A Navaltagus é uma empresa portuguesa de engenharia, reparação e construção naval que integra o Grupo ETE — o maior operador marítimo, portuário e fluvial português – fundado há mais de 80 anos e hoje uma referência na economia do mar, em Portugal e a nível Internacional.

O Grupo ETE atua no setor marítimo-portuário, incorporando mais de 40 empresas cujas funções se complementam entre si, o que lhe permite oferecer um valor acrescentado único aos seus clientes. Em Portugal é o maior operador de terminais portuários e o maior armador português de marinha de comércio; é líder ibérico no transporte fluvial de mercadorias; lidera o agenciamento de navios em portos portugueses; oferece soluções logísticas nacionais e internacionais, multimodais e porta-a-porta; é uma referência em engenharia, reparação e construção naval.

3 Comentários
Muito interessante e com boa informação
❤️
Muito interessante e excelentes artigos