A Feira Internacional de Defesa Marítima de Doha (DIMDEX 2018). que hoje se iniciou e termina quarta-feira, 14 de março, inclui um desfile naval com onze navios das marinhas participantes, incluindo Catar, Bangladexe, Índia, Itália, Omã, Paquistão, Reino Unido e EUA. Os navios entraram no porto de Hamad, um dos maiores portos do Médio Oriente, naquela que é uma reunião dos maiores e melhores navios militares do mundo.
Os navios de guerra visitantes são onze no total, incluindo o Patrulha de ataque rápido da marinha do Catar, HUWAR (Q05), projeto do estaleiro britânico Vosper, o sofisticado contratorpedeiro indiano INS KOLKATA, a fragata do Bangladexe BNS BANGABANDHU, de projeto e construção sul-coreano, e a fragata FREMM italiana CARLO MARGOTTINI. A marinha dos EUA enviou três navios de guerra, o contratorpedeiro classe ALEIGH BURKE Flight IIA USS SAMPSON (DDG-102) e dois moderníssimos navios de patrulha MK VI das operações especiais da Marinha, cujo projeto merece uma atenção especial pelas características inovadoras que aporta.

O navio-patrulha Mark VI, representa um novo conceito de navio para “brown waters”. Com elevada sofisticação, permite uma variedade de armamentos, incluindo mísseis anti-aéreos e uma pequena capacidade anfíbia com um pelotão de oito fuzileiros. É interessante o corte no costado, a meio-navio, semelhante ao dos nossos salva-vidas classe VIGILANTE para aceder a objectos flutuantes. Com 26m de comprimento e um deslocamento de 72 toneladas, pode ser transportado em navios-doca e colocado em todos os cenários de operação destes navios. Este navio é um projecto da SAFE boats Intl., um estaleiro sito em Bremerton, estado de Washington. O primeiro navio foi entregue em 2015, estando previstos ser adquiridos quarenta e oito unidades pela marniha norte-americana.

Também, em estreia absoluta, a nova torre de 40mm da Leonardo, OTO Marlin 40, uma peça de artilharia de alto desempenho para defesa, guerra antiaérea e combate de superfície. O conjunto reparo-arma possui um peso seco de apenas 2.100 kg na versão controlada remotamente. Tem uma espantosa velocidade angular de 120 º/s e capacidade de disparar munições de espoleta múlti-propósito programável.