Desportos Náuticos

Portugal brilha no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando em junho demos a notícia do 1.º Encontro Internacional de Surf Adaptado na RM, estávamos longe de imaginar que passado meio ano estaríamos a dar a notícia abaixo.

Decorreu de 12 a 16 de dezembro, na praia de La Jolla, em São Diego, na Califórnia, o Campeonato do Mundo de Surf Adaptado 2018 em que participaram atletas federados portugueses.

Portugal através da Federação Portuguesa de Surf, inscreveu nesta prova 3 atletas: Marta Jordão do Paço, Camilo Abdula e Nuno Vitorino.

Mais de 120 surfistas, em representação de 24 países, participaram no evento que se realizou em São Diego, na Califórnia.

surf clube de viana, Marta Paço, Tiago Prieto, surf adaptado, international surf association, califórnia, san diego,
O palco da entrega de prémios da International Surfing Association (foto cedida por Marta Paço)

Este evento do Mundial de Surf Adaptado foi um sucesso, tendo registado um recorde de surfistas participantes (120), incluindo mulheres, em representação de 24 países.

O atleta Camilo Abdula competiu até aos quartos de final tendo ficado classificado em 13º lugar. Já os outros dois atletas atingiram a final tendo ficado classificados ambos em 3.º lugar nas respetivas categorias.

A atleta do Surf Club de Viana, Marta Jordão do Paço, com apenas 13 anos de idade, a mais nova da prova, invisual, esteve a um paço de conseguir alcançar, o que seria um grande feito para ela e para a modalidade do Surf Adaptado que está a dar os primeiros passos em Portugal e que o Surf Club de Viana acarinhou e tem vindo a dar uma atenção especial, como já tivemos ocasião de noticiar na RM de junho.

surf clube de viana, Marta Paço, Tiago Prieto, surf adaptado, international surf association, califórnia, san diego,
Tiago e Marta a entrar na água (foto Rui Manuel Fonseca Global Imagens )

Está de parabéns, portanto, o Surf Club de Viana, os seus diretores, formadores, com especial realce para o Tiago Prieto, que acompanha desde a primeira hora a atleta Marta Jordão do Paço, que é sem dúvida os «olhos da Marta», influenciando duma maneira substancial o sucesso da Marta.

Estão igualmente de parabéns a Federação Portuguesa de Surf; a Fundação do Desporto; Challenged Athletes Foundation; Câmara Municipal de Viana do Castelo; IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, IP; KLM Portugal; Mike Davis; World Global Communication by Mediana; Cision Portugal; Turmel Vision, pelo apoio que deram para estes três atletas poderem participar em tão importante prova.

Marta Jordão do Paço no podium do campeonato. (Foto de João Zamith Surf Clube de Viana)

De registar um aspeto de relevante interesse para o Surf Adaptado. O dia da cerimónia de abertura do Stance ISA World Adaptive Surf Championship foi institucionalizado Dia Internacional de Surf Adaptado – 12 de dezembro. Foi ainda decidido que o ISA participe no Japão na prova de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

Manuel De Oliveira Martins

Manuel de Oliveira Martins, Comandante da Marinha Mercante, chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001. Colabora com a Revista de Marinha desde agosto de 2017.

Comentar