Mais cinco empresas selecionadas para beneficiar de apoios para testarem novas tecnologias de energia oceânica.
A segunda chamada do projeto Blue-GIFT (Blue Growth and Innovation Fast Tracked), financiado pelo Interreg Atlantic Area, terminou com o apoio a cinco empresas de energia oceânica para a implementação das suas tecnologias no Espaço Atlântico. Desta forma fica completa a segunda de três chamadas no âmbito do projeto Blue-GIFT.
O projeto Blue-GIFT, coordenado pelo European Marine Energy Centre (EMEC), sediado em Orkney, na Escócia, tem como principal objetivo ajudar as empresas do Arco Atlântico a testar a próxima geração de tecnologia de energia oceânica no ambiente marinho e provar que a energia pode ser gerada economicamente a partir do oceano.
Até ao momento, no âmbito da primeira e segunda chamadas, foi disponibilizado apoio a 14 empresas, o que lhes permitiu aceder às zonas de teste do projeto Blue-GIFT e validar as suas tecnologias num ambiente marinho real.
As cinco empresas selecionadas nesta terceira fase foram Blue Shark Power System, CorPower Ocean, Resolute Marine Energy, Tension Technology International Ltd e Exponential Renewables S.L

A Blue Shark Power System, irá testar a sua tecnologia na zona de teste de SEENEOH, em Bordéus, França. O projeto consiste no desenvolvimento de uma versão fluvial da sua turbina de correntes marítimas.
A CorPower Ocean Portugal LDA receberá apoio para testar o seu dispositivo de ondas, na zona de teste da Aguçadoura, em Portugal.
Todos os progressos têm sido bem-sucedidos e estamos confiantes sobre a próxima fase do projeto que terá lugar na zona de teste da Aguçadoura, em Portugal, com o apoio do projeto Blue-GIFT. A Aguçadoura oferece condições de excelência para a realização de testes em ambiente marinho real e assim contribui para a evolução de conceitos promissores em tecnologias bem desenvolvidas.
Ana Brito e Melo, do WavEC Offshore Renewables

As empresas Resolute Marine Energy (RME), Tension Technology International Ltd (TTI) e Exponential Renewables S.L (X1 Wind) irão testar as suas tecnologias na zona de teste do PLOCAN, nas Canárias.
O Blue–GIFT representa uma oportunidade fantástica, para as empresas que desenvolvem tecnologias de energia oceânica, de acesso às principais zonas de teste do mundo, localizadas na área atlântica na Europa. Até à data 14 entidades receberam apoio por parte do projeto Blue–GIFT e é fantástico ver um grande interesse pela realização de testes no mar. Esperamos que o apoio disponibilizado nos próximos anos do projeto continue a contribuir para o desenvolvimento na área da energia oceânica nos tempos desafiadores que se avizinham.
Mairead Elliott (SmartBay Ireland), coordenadora do acesso às zonas de testes do projeto Blue–GIFT

A Interreg Atlantic Area como parte integrante da Política de Coesão da União Europeia, apoia projetos de cooperação transnacional em 36 regiões atlânticas de cinco países: França, Irlanda, Portugal, Espanha e Reino Unido, contribuindo desta forma para a coesão económica, social e territorial.
Fonte: WavEC Offshore Renewables
1 Comentário
Artigo muito interessante.
Os parabéns à Redação da Revista de Marinha, e as maiores felicidades à segunda chamada da Blue-GIFT .
Cordialmente, Artur Manuel Pires