Património Cultural Marítimo

Regata dos Barcos Rabelos assinala a Rota dos Vinhos do Douro e do Porto

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Para assinalar o lançamento da Rota dos Vinhos do Douro e do Porto, realizou-se, no passado dia 27 de outubro, uma Regata de Barcos Rabelos, evento emblemático a que a população em geral assistiu a partir das margens do rio Douro, no Porto e em Vila Nova de Gaia.

Os antigos barcos rabelos, outrora utilizados para o transporte fluvial das pipas de Vinho do Porto, do Douro Vinhateiro até às caves em Vila Nova de Gaia, foram as estrelas desta competição singular onde diversas empresas do setor participam, numa colorida e renhida regata onde a arte de navegar o rio foi posta em destaque.

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento turístico sustentável da Região, através da estruturação do produto Enoturismo e do aproveitamento do potencial da cultura da vinha e do vinho, associando-o à notoriedade e posicionamento turístico do destino Porto e Norte de Portugal e dos seus 4 sub-destinos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes, foi criada a Rota dos Vinhos e do Enoturismo do Porto e Norte de Portugal num protocolo entre o Turismo do Porto e Norte de Portugal, as Comissões Vitivinícolas das Regiões dos Vinhos Verdes, Távora-Varosa, Trás-os-Montes e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto — IVDP, já detentor da marca Rota dos Vinhos do Douro e do Porto.

Regata dos Barcos Rabelos assinala a Rota dos Vinhos do Douro e do Porto (foto IVPD)
Regata dos Barcos Rabelos assinala a Rota dos Vinhos do Douro e do Porto (foto IVPD)

A Rota dos Vinhos e do Enoturismo do Porto e Norte de Portugal foi apresentada no IWINETC- International Wine Tourism Conference, um dos maiores encontros anuais dedicados ao enoturismo, que contou com a realização da Regata de Barcos Rabelos da Confraria do Vinho do Porto, organizada pelo IVDP para divulgar a Rota dos Vinhos do Douro e do Porto, e na qual, um grupo de jornalistas e conferencistas, tiveram a oportunidade de realizar uma experiência única, ao fazerem parte da tripulação de cada um dos barcos que participaram nesta regata. Cumpre salientar que a equipa da Quinta dos Canais – Cockburn’s foi a vencedora desta Regata.

As fotografias pertencem ao IVDP (Instituto do Vinhos do Douro e do Porto), e foram registadas por profissionais da firma Gavinha – Agência de Comunicação.

Reinaldo Delgado

Autor do blog "Navios e Navegadores", é um amante do mar e dos navios, que fotografa com regularidade. Investigador sobre história marítima (marinhas de guerra e de comércio), é colaborador da Revista de Marinha há vários anos, escrevendo principalmente sobre temas relacionados com o norte do país. Durante a sua vida profissional exerceu funções na agência Sofrena - Sociedade de Afretamentos e Navegação, Lda. de Matosinhos, hoje integrada no grupo E.T.E. - Navex

Comentar