Desportos Náuticos

Semana Europeia do Desporto em Viana do Castelo

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Por iniciativa do Surf Clube de Viana realizou-se em Viana do Castelo de 23 a 28 de setembro a Semana Europeia do Desporto (SED), um evento que pretendia levar ao conhecimento, às camadas da população com mais dificuldades no acesso, a prática diária do desporto e benefícios da mesma.

Pelo terceiro ano consecutivo esta celebração contou com a presença da Embaixadora #BeActive, a atleta do Surf Clube de Viana Marta Paço, que teve um papel importante na organização desta efeméride, participando ativa e assiduamente nas provas realizadas.

Esta Embaixadora #BeActive esteve presente na cerimónia de abertura da SED 2021 que se realizou no dia 23 de setembro e que contou também com a presença de Vitor Dias, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), de José Sérgio Pereira, da Divisão do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo e do presidente do Surf Clube de Viana, João Zamith.

O Agrupamento de Escolas do Monte da Ola colaborou no primeiro dia de atividades Outdoor, participando em experiências de surfing os alunos de 11 turmas com necessidades educativas especiais.

Ângela Fernandes, atleta/treinadora do Surf Clube de Viana, no dia dedicado aos Desportos Náuticos, fez a promoção e desenvolveu experiências de surfing, com especial relevância na atividade de SUP.

Os participantes eram oriundos de entidades parceiras locais, como a Associação Guias de Portugal (1.ª Companhia de Viana), a Associação Juvenil de Deão e a Coordenada Decimal Associação de Nadadores Salvadores de Viana do Castelo.

Esta efeméride de âmbito regional ocorreu nas modelares instalações do Centro de Alto Rendimento de Surf e na praia do Cabedelo, tendo estado presentes cerca de 300 atletas.

Tratando-se de um programa destinado a criar oportunidades de surf para pessoas com deficiência, não podia deixar de haver um dia destinado ao Desporto Inclusivo para a prática de experiências correlacionadas. Este evento contou com a presença de uma delegação da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo e ainda da Associação alemã Open Ocean que teve o apoio da Deutscher Vellenreit Verband. Foi pela sétima vez que se realizou em Viana do Castelo a Semana Europeia do Desporto que culminou com o fecho do Desporto Sénior. Na modalidade de bodyboard, de realçar a média de idades, superior a 70 anos. Estes «jovens» pertenciam ao projeto «Blue Gym Viana», apoiado pelo Programa Nacional Desporto para Todos, implementado pelo IPDJ, coordenador em Portugal do SED.

Manuel De Oliveira Martins

Manuel de Oliveira Martins, Comandante da Marinha Mercante, chefiou o Departamento de Pilotagem do Porto de Viana do Castelo de 1985 a 2001. Colabora com a Revista de Marinha desde agosto de 2017.

Comentar