Livros

Subino – Os sonhos são para vivermos bem acordados

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Há cerca de dois ou três meses, num almoço promovido pela Revista de Marinha, mão amiga entregou-me este pequeno livro dizendo … aqui tem um trabalho de casa! Acho que vai gostar de fazer a recensão deste livro que me foi oferecido pelo autor, meu amigo!

De facto, este é um pequeno livro muito colorido, delicioso de se ler e folhear, destinado a crianças e adultos, com uma mesma recomendação para todos: Os sonhos são para vivermos bem acordados.

Em vários aspetos atrever-me-ia a dizer que tem parecenças com o famoso “Principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry.

Subino é um jovem peixe “falante” (com um nome certamente retirado de “submarino”). Ávido de aprender e de concretizar o seu sonho de um dia … andar em terra como os mergulhadores andam no mar, vive nas águas tranquilas do Faial…até ao dia em que faz amizade com um rapaz chamado Guilherme, com quem conversa e a quem confia o seu ardente desejo. Com a sua ajuda e conselho, Subino decide atravessar o Atlântico! Seu pai ainda tenta demovê-lo, mas Subino parte mesmo à aventura! Vai nadando, de etapa em etapa, até chegar à barra do Tejo e entrada de Lisboa…

Ao longo de várias peripécias, tem bons e maus encontros, enfrenta sustos e perigos, aprende a ser prudente,  a nunca desistir, a lutar e a fugir de redes de arrasto e da poluição de cargueiros, recorda conselhos sábios do pai e foge de más companhias … mas não, não vos posso contar mais, porque este é um pequeno livro muito educativo que vale mesmo a pena  comprar, guardar, oferecer ou  ler com os filhos, netos ou alunos … fala-nos de valores importantes e intemporais como a Amizade e Confiança, Audácia e Prudência, Sonho e Tenacidade, Ânsia de aprender e Respeito pelos mais velhos e pelo seu saber.

Com uma boa dose de imaginação, grande conhecimento de Mar e aquele inconfundível poder de observação e descrição próprio de quem é artista, não só de palavra mas também de traço, luz e cor, Grácio Freitas, escritor, ex-submarinista e marinheiro, pintor várias vezes premiado e com participação em inúmeras exposições de pintura, oferece-nos este pequeno livro cartonado, por ele próprio ilustrado, numa edição  muito bonita e cuidada da Editora “Livros de Ontem”.

Estão de parabéns, autor, editor e todos quantos apoiaram esta edição em “crowdpublishing”!

À venda nas livrarias FNAC e Bertrand por 14€. Aos interessados indicamos os contactos da Editora “Livros de Ontem”, e-mail livrosdeontem.info@gmail.com , t/m 91 415 0638 (ref: ISBN 978-989-8762-86-3).

Licenciada em Filologia Germânica, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, é editora da "Revista de Marinha" e das “Edições Revista de Marinha”, com as quais colabora regularmente desde 2012.